TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Educação Física

Por:   •  18/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

                                                                                           

                                                                                            Tutor EaD: Rodrigo Santos

        

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2.1 PRODUÇÃO TEXTUAL        4

2.2 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: COPA NA ESCOLA        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

1 INTRODUÇÃO

A Educação Física é essencial na vida das pessoas e na escola é um ponto muito importante para o desenvolvimento motor e psicológico das crianças e adolescentes.

De acordo com a BNCC, é necessário desvincular a educação física do mito de que é apenas atividades de competição, fazendo com que os alunos pratiquem esportes também por diversão.

A copa do mundo é um ótimo tema para desenvolver o interesse dos alunos nos esportes e a prática dos mesmos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRODUÇÃO TEXTUAL

         O esporte é uma das mais poderosas manifestações culturais e sociais do ser humano, dada a sua importância na sociedade dada o seu foco nas notícias, jornais, revistas e conversas cotidianas entre os indivíduos. Considera-se também que tem poder educativo em ambientes escolares e não escolares, pois é atribuído à competência social, superação de desigualdades, conhecimento e capacidade de respeitar regras, fortalecer a ética e a inclusão.

No entanto, é necessário avaliar cuidadosamente se algum esporte é educacional e atende ao propósito descrito ou se há diferença entre esportes praticados na escola e esportes praticados fora da escola. Na educação física, analisa aspectos relacionados à socialização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer e sua importância para o desenvolvimento socioemocional.

O esporte da escola por ser caracterizado por sua atuação mais pedagógica e o esporte na escola sendo caracterizado por sua atuação mais competitiva. presente estudo vem demostrar como a Educação física e o esporte pode proporcionar aos alunos um desenvolvimento social é motor de acordo com a BNCC, quais são as características do esporte na escola e da escola.

As aulas de Educação Física têm como o objetivo promover um estilo de vida mais saudável entre as pessoas, com a base de exercícios físicos e uma atividade desportivas na escola. A educação física transmite aos alunos conhecimento da cultura corporal de movimento, onde que esses movimentos permitem aos alunos conhecer a importância da atividade física.

Os benefícios das atividades esportivas e de lazer para a sociedade são bem conhecidos. Encontrar o desporto como atividade de lazer e/ou física está associado a inúmeros benefícios associados à sua prática, dos quais destacamos a promoção e manutenção da saúde, socialização, autoestima, ou seja, encontrar um estilo de vida saudável que se integre no bem-estar geral do indivíduo é um valor fundamental na sociedade atual.

Atualmente, a busca do bem-estar individual e coletivo existe em todos os níveis da sociedade, de modo que a atividade física se configura como elemento essencial do cotidiano da população. Importa ainda salientar a importância do desporto para a vivência de valores e para o desenvolvimento de fatores importantes para a vivência em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito. Diante disso, as aulas de Educação física têm como finalidade de promover a saúde por meio da atividade física, tendo em vista o caráter preventivo de diversas doenças provocadas pelo sedentarismo. Quando o esporte é usado como lazer, é divertido e o praticante não se preocupa em vencer, quando se trata de desempenho e competição, tem um lado formativo, tendo a vitória como objetivo final.

O fator mais importante que o esporte pode proporcionar é a diversão, a alegria de jogar livremente, estar perto dos outros, preparar-se para a vida, enfrentar a vitória e a derrota. Ele também desenvolve habilidades sociais, pois ao decidir fazer parte de uma equipe, o aluno deve aceitar seus pares, que têm limitações e talentos.

Esportes de alto nível não deve ser tratados nas aulas de educação física, porém, caso o aluno tenha uma habilidade específica em um esporte que se destaque em outros esportes, caso o aluno tenha interesse, o professor poderá recomendá-lo a praticar fora da aula. O esporte são responsáveis por adquirir habilidades importantes para vida individual e acadêmica do aluno.

O ensino do esporte nas escolas deve tornar um espaço de aprendizagem, onde que o aluno possa aprender os gestos e movimentos esportivos forma criativa. No ambiente escolar o esporte pode ser tratado de diversas maneiras não apresentando sua prática para o esporte de alto rendimento, pois nela que os alunos vão vivenciar práticas esportivas que privilegiem a cooperação, a participação e o lúdico.

Os objetivos que o esporte trazer são uma promoção na saúde do aluno, socialização e desenvolvimento global, o esporte pode oferecer um prazer de jogar livremente, aproximando dos outros, preparando o indivíduo para a vida, defrontando-se com vitórias e derrotas, trazendo habilidades socioemocionais onde que o aluno terá que tomar decisão de si próprio.

Por isso, é importante praticar o esporte pela jogabilidade, sem separação entre jogo e esporte, ou seja, ver o esporte como uma alegria, um prazer, não apenas uma promessa de vitória. Para isso, o jogo deve se adequar ao espaço físico, materiais e regras para que os alunos possam participar em maior grau sem serem excluídos. O aluno encontra um equilíbrio entre cooperação e competição, destacando sua ludicidade.

Ao utilizar o termo esporte na escola adota uma abordagem em que o professor baseia em uma atividade muito próxima a um treinamento, partindo da aprendizagem e repetição exaustiva, na busca pelo aperfeiçoamento dos fundamentos da modalidade esportiva para então alcançar o jogo competitivo visando a disputa o. Ensina os fundamentos da modalidade tem que ter uma repetição no jogo para que se aprenda a jogar, acredita-se que devem ensina em partes os fundamentos e gestos técnicos para então conseguir chegar ao topo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com