TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ginastica Laboral

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais

são as divisões didáticas de sua prática?

É uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho e de curta duração a fim de prevenir e evitar lesões e doenças ligadas ao seu esforço laboral, as atividades são elaboradas depois de uma análise do local de trabalho.

Ginástica Laboral Preparatória são exercícios físicos realizados pelos trabalhadores antes do inicio da jornada de trabalho ou nas primeiras horas do dia no próprio local de trabalho, é indicada para quem desenvolve um elevado esforço físico.

Ginástica Laboral Compensatória são exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios  para relaxar e aliviar dores nos músculos mais usados, que trabalham em excesso durante o tempo de trabalho na empresa.

Ginástica laboral de relaxamento: são exercícios físicos mais focados para os trabalhadores que tem uma maior exigência psicológica no trabalho, tem como principais componentes, respiração e alongamento lento.

2) Cite os objetivos da implantação de programas de Ginástica Laboral, baseado em vários autores.

São vários os objetivos da implantação da ginástica laboral, para a empresa: redução do numero de afastamentos médicos, aumento da produção, redução dos acidentes de trabalho, para o funcionário tem a prevenção de LER, prevenir lesões, aumento da qualidade de vida, melhora o relacionamento interpessoal,melhora a auto estima.

3) Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no

qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua

jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia

Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

Neste caso por ocorre pouco esforço físico e será necessário uma ginástica de relaxamento ou compensatória. Um auxiliar de RH irá fazer a Ginástica compensatória, por ser um trabalho que exige atenção, concentração e raciocínio. Fará os seguintes exercícios:

Relaxamento de pescoço, irá olhar para cima e com os dois punhos serrados segurar por 10 segundos, em seguida rotacionar a cabeça em sentido horário por 5 vezes e fazer a rotação em sentido anti horário, trabalho de tornozelos: colocar a ponta dos pés para cima e para baixo até o máximo possível 10 vezes pra cada pé. Fazer círculos com os pés nos sentidos horários e anti-horário 10 vezes para cada pé. Alongamento das panturrilhas: Apoiar a ponta do pé num degrau e levar o calcanhar para baixo deixando o joelho esticado e levantar  e descer 10 vezes.

Alongamento da posterior da coxa, levantar os pés em direção ao glúteo e segurar por 10 segundos cada perna

4) Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco  ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Por quê?

Sim, é necessário a ginástica laboral e a ergonomia são dois programas de qualidade de vida distintos mas que se interligam para se ajudar, a ginástica laboral também ajuda na parte social, no relacionamento interpessoal e vai alem da parte física, ajudando a saúde mental.

5) Descreva os benefícios do exercício nos sistemas a seguir:

a) Sistema Cardiorrespiratório: melhora a respiração, aumenta a ventilação pulmonar, melhora o rendimento do coração, eleva a taxa de hemoglobina.

b) Sistema Musculoesquelético: diminui os encurtamentos musculares, melhora a postura, a disposição, trabalha os músculos não exigidos durante a jornada de trabalho, Melhora da estrutura e das funções dos ligamentos, dos tendões e das articulações, Aumento do conteúdo mineral ósseo específico no local do estimulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com