TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ginástica de Academia

Por:   •  4/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        [pic 2]

TELMA DE OLIVEIRA BARBOSA-RA: 8137167

Ginástica de Academia Portfólio Atividade – Ciclo   02

Centro Universitário Claretiano Bacharelado em Educação Física Ginástica de Academia

 Tutor Jander Goncalves Rolo

 

SANTOS/2022

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Ginástica de Academia

Tutor: Jander Goncalves Rolo        R.A.: 8137167

Aluno: Telma de Oliveira Barbosa        Turma:DGEFB2101SANA4S

Descrição da atividade

No Ciclo 02 de Aprendizagem, estudamos sobre os Fundamentos para Prática da Ginástica de Academia. Um dos tópicos de ensino foram as capacidades físicas e as práticas gímnicas. Após revisar o conteúdo estudado e realizar novas pesquisas sobre a temática, elabore um texto, com suas palavras, de no máximo duas laudas, abordando as capacidades abaixo:

Agilidade, Flexibilidade, Força, Resistência e Velocidade.

No texto apresentado deve constar a definição de cada capacidade e um exemplo de atividade/aula, realizada na ginástica de academia, que desenvolva a capacidade definida.

                                     

                                        TIPOS DE CAPACIDADES FÍSICAS

Agilidade: É a capacidade física de mudar de direção em menor tempo possível, depende da velocidade e da força. A agilidade não é apenas um deslocamento ou uma mudança de direção, mas à troca rápida de um movimento para outro. Os exercícios para agilidade também trabalham todos os músculos do corpo. Melhora o tempo de reacção e ajuda o corpo a responder mais rapidamente a diferentes situações. São inumeros os benefícios dos exercícios de agilidade  que ajudam na diminuição do risco de lesões, aumenta a eficiência de desempenho, velocidade e equilíbrio. Alguns fatores são prejudiciais para quem não treina agilidade que é a falta de equilíbrio, falta de rapidez, menos mobilidade, menos coordenação motora, falta de força reativa.

No Circuito Funcional  a escada de agilidade  é um exemplo onde é estimulada a agilidade. O aluno executa uma rotina de movimentos propostos pelo treinador. Ao executar os exercícios com uma escada de agilidade o atleta estimula a propriocepção, melhora sua agilidade, a coordenação motora e também a noção de espaço.

Flexibilidade: É a capacidade física de realizar movimentos com maior amplitude possível em uma ou mais articulações. Em situações práticas há a distinção entre:

 Flexibilidade estática: é o caso do espacato em Ginástica Artística, ou seja, uma pessoa realiza     uma abertura total das pernas apenas com o apoio do solo.

 Flexibilidade ativa: é onde há influências de forças externas.

Podemos classificar a flexibilidade quanto à sua abrangência e articulações envolvidas.

Quanto à sua abrangência temos:

a) Flexibilidade geral: observada em todos os movimentos de uma pessoa englobando as suas articulações (juntas);

b) Flexibilidade específica: refere-se a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações (juntas).

Agora conheceremos a classificação da flexibilidade quanto às articulações envolvidas:

a) Flexibilidade simples: ação articular em uma única articulação;

b) Flexibilidade composta: quando o movimento envolve mais de uma articulação.

Os exercícios de flexibilidade consistem dentro dos treinos, uma parte fundamental na prevenção de lesões e ganho de força. Um baixo nível de flexibilidade está associado à uma maior predisposição para as lesões em atividades esportivas e cotidianas tais como estiramentos ou distensões musculares, tendíneas e ligamentares e torções articulares.

O yoga pode ser um grande aliado na busca pela flexibilidade. A prática conta com asanas (posturas) que trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível.

Força: É a capacidade física de vencer determinada resistência por meio da contração muscular. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica é aquela que o corpo tem em movimento.

 Força Estática é aquela que o corpo tem em repouso. Força Explosiva é quando usamos nossa       forma máxima.

O treinamento de força pode aumentar a expectativa de vida, reduzir o risco de câncer, de derrame; aumenta a capacidade cerebral e ainda queima calorias. Ter músculos mais fortes possivelmente diminui as chances de contrair doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Durante o processo de envelhecimento há uma série de alterações degenerativas, graduais e irreversíveis como a perda de massa muscular (sarcopenia) e consequentemente da força muscular, sendo a principal responsável pela diminuição da capacidade funcional, levando ao comprometimento das AVD’S, risco de queda e perda da autonomia.

Em uma aula de Pilates a força é uma capacidade muito utilizada. O Método Pilates trabalha utilizando o peso corporal e a força da gravidade e, ainda, a resistência elástica, que confere ao praticante a eficiência nas contrações musculares, melhorando a força muscular respiratória, dos músculos do tronco e membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (216.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com