TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Na Educação Física

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Compreender a estrutura e as finalidades do curso de Educação Física pode proporcionar um aprofundamento que é essencial para o início de um futuro profissional. A atividades proposta, que resultou na confecção do presente relatório colocou os acadêmicos iniciantes em contato com diversas informações vitais para compreender o universo que os aguarda.

Conhecer o objetivo da atuação profissional, bem como as exigências legais para a obtenção da graduação, é apenas o primeiro de muitos passos nessa jornada de construção do saber.

O presente documento, elaborado em forma de relatório, pretende apontar as questões levantadas pela proposição do docente, bem como evidenciar a aquisição de conhecimento pela acadêmica.

1 DISCUSSÃO

Segundo o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física), na exposição de motivos de sua Resolução 046/2002, afirma que a Educação Física contempla, entre outros significados:

·O conjunto das atividades físicas e desportivas;

·A profissão constituída pelo conjunto dos graduados habilitados, e demais habilitados, no Sistema CONFEF/CREFs, para atender as demandas sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, constituindo-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos;

·O componente curricular obrigatório, em todos os níveis e modalidades do ensino básico, cujos objetivos estão expressos em Legislação específica e nos projetos pedagógicos;

·Área de estudo e/ou disciplina no Ensino Superior;

O corpo de conhecimentos, entendido como o conjunto de conceitos, teorias e procedimentos empregados para elucidar problemas teóricos e práticos, relacionados à esfera profissional e ao empreendimento científico, na área específica das atividades físicas, desportivas e similares. (CONFEF, 2002)

É importante observar também, que o artigo 1° da mesma Resolução aponta como:

Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo. (CONFEF, 2002)

Dessa forma, pode-se compreender que, de uma forma bastante geral, a Educação Física se mostra abrangente e versátil, sendo de utilidade para as mais variadas necessidades humanas, pessoais e sociais. Essa versatilidade é amplamente trabalhada socialmente, especialmente no que toca ao desenvolvimento de jovens e adolescentes.

Pode-se dizer que a educação física é uma ação realizada de forma planejada e estruturada, fazendo uso de diversos elementos que podem ir desde o esporte, passando pela dança, pela luta, por brincadeiras e a atividade física em geral.

Ainda há que se observar que a área onde atua o licenciado é a denominada área formal, pois ele, além de ensinar os conceitos relacionados ao conteúdo da base curricular, ainda auxilia na formação humana de forma direta. Nessa área de atuação, o profissional de educação, o educador físico, não se limita apenas em mostrar os conceitos curriculares para os alunos, mas também contribui de forma significativa para sua formação social, promovendo integração e socialização constantes em suas aulas.

Já na área não formal, pode-se observar o ambiente onde atua o bacharel, fazendo sua interferência profissional em academias, clubes e outros, não tendo papel de formação pessoal ou social na vida de seus alunos. Ele intervém apenas direcionando o aluno com relação ao modo correto das práticas dos exercícios ou atividades.

Dentro das possibilidades de graduação, o estudante que assim preferir, poderá obter as duas formações da seguinte forma: iniciar em licenciatura e depois aproveitar as cadeiras da licenciatura para o bacharel e posteriormente incluir só algumas cadeiras restantes ou o contrário.

O processo de divisão entre bacharelado e licenciatura se deu em março de 2004, quando foram instauradas as novas diretrizes curriculares nacionais (DCN’s) para os cursos de Educação Física, momento no qual ocorreu a divisão curricular, dando origem a dois cursos: licenciatura e bacharelado.

O discurso que envolveu essa divisão era o de que tais mudanças serviriam para fortalecer os conhecimentos da área da Licenciatura, uma vez que os professores formados nos cursos unificados, adquiriam pouca experiência na área da Educação Básica.

Já em relação ao Curso de Bacharelado em Educação Física, as justificativas para a sua criação estão amparadas na legislação, como versam a Resolução CNE/CES 07/2004 e o Parecer CNE/CES 058/2004. É evidente que, no momento em que se viu necessária essa divisão, ela se justificou pela crescente expansão do próprio mercado de trabalho na área, e também pelas mudanças na legislação referente à formação de professores para a atuação na Educação Básica.

Atualmente, a Educação Física se divide em dois campos: o escolar e o não escolar, divisão essa que se traduz em uma importante mediação entre a Educação Física e as novas necessidades do mercado de trabalho, visto que há uma constante e crescente necessidade de adaptação por parte dos profissionais.

Pode-se diferenciar a licenciatura do bacharelado em Educação Física por suas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino básico ou, ainda, realizar pesquisas na área científica.

O bacharel, por sua vez, tem um campo de atuação muito mais extenso, envolvendo atividades variadas em ambientes não escolares como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com