TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Preparação Física

Por:   •  2/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

Lúcia Helena Vieira Santiago RA 8058384

Bacharelado em Educação Física

Preparação Física Geral

Tutor:  Sérvio Antônio Bucioli

Claretiano - Centro Universitário

BELO HORIZONTE

2021


 Caro tutor Sérvio, escrevo esta carta para lhe contar sobre a importância de aprender os Princípios Científicos do Treinamento e de aplicar esses conteúdos em minha prática profissional, começando com a importância do princípio da individualidade biológica.

Esse princípio me fez entender que somos seres individuais e ímpares, ou seja, mesmo que da mesma raça e com diversos pontos parecidos seremos sempre diferentes uns dos outros. Essa diversidade é importante, já que assim cada pessoa pode focar e especializar seu diferencial e, falando profissionalmente, isso nos proporciona profissionais de diferentes ninchos e com especialidades distintas que nos dão ótimos resultados.

O princípio da adaptação está relacionado a nossa capacidade de nos adaptar com o ambiente e ás circunstâncias, e isso significa que, mesmo quando estudamos lá nas questões biológicas que um aluno é fenótipo e geneticamente fortes e preparados, existem ocasiões em que o clima e o local e a condição em que esse aluno se encontra podem ser situações de dificuldade.

Como reagimos a alguns estímulos de formas diferentes isso pode ser prejudicial em uma situação de treino por exemplo, se estivermos em uma situação de estresse. Essas situações de estresse são acarretadas de diversas formas e têm reações diferentes em nosso corpo e são definidos como estresse físico,, bioquímico  e mental. Cada um desses é desencadeado de uma forma diferente, mas todos ocorrem graças ao rompimento da homeostase que se rompe.

Geralmente o estresse físico está ligado a estímulos físicos, como o ambiente, a temperatura ou o esforço físico. O bioquímico ocorre quando entramos em contato com qualquer substância química e tóxica como remédios ou drogas, e o mental se dá sobre qualquer tipo de estímulo prejudicial  oriundo do córtex cerebral(problemas psicológicos, ansiedade acontecimentos que nos deixam agitados, preocupados, etc.)

 

Nosso corpo como sempre, tenta se defender da melhor forma, e é aí que entra a         Síndrome de adaptação Geral, que ocorre em três etapas: reação, resistência e exaustão. Básicamente o nosso corpo sucessivamente se sente incomodado, agitado percebendo que têm alguma coisa errada,passa por um período de estímulos que nos deixam em alerta ou em situação de choque  e por fim o colapso e stress sofrido.

Por isso é muito importante que saibamos os limites de nossos alunos, para que todo tipo de atividade seja feito de forma segura e no fim das conta ele seja beneficiado ao invés de lesado. Devemos ser atentos e saber diferenciar quando o aluno está em situação de  cansaço, fadiga, sobretreinamento e exaustão, sobre os quais falarei brevemente.

O cansaço é aquela sensação chata e desgastante que pode ser provocado por alguma situação inconveniente ou por exercícios físicos, e até ai ok. A fadiga acontece quando estamos sem energia e isso vai nos dificultar de praticar algum exercício ou esporte, e geralmente acontece por excesso de carboidratos no organismo(açúcares). Sobretreinamento é quando ainda não nos recuperamos suficientemente de alguma atividade ou experiência e mesmo assim tentamos praticar algum exercício, e assim se conseguimos o fazer, não fazemos no nosso melhor desempenho. Por fim, á exaustão acontece quando nos forçamos muito além dos nossos limites e o nosso organismo não consegue se recuperar, não funcionando como deveria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (279.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com