TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 11º Semana Biologia Humana

Por:   •  9/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

“ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA”

 

MAYARA SPÉZIA

CURITIBA

2016

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA ATIVIDADE FÍSICA

Correr, andar, trocar o canal da televisão, limpar a casa, seja qualquer atividade, por mais simples que seja como respirar, e o próprio coração não parar de bater, só acontece através de um processo metabólico.

Esses processos metabólicos são de suma importância para qualquer atividade, ou melhor, sem eles, elas não existiriam, e para que elas ocorram, acontecem vários processos celulares, como divisão celular, digestão, divisão, secreção, e a síntese de proteínas e lipídios.

Para esses processos, precisamos de biomoléculas. A água, para que se torne possível as reações, o carboidrato, como o principal combustível para nossas células, os lipídios, que desempenham uma importante função de reserva energética e controle da nossa temperatura, as proteínas que estão presentes em todas as funções básicas das células, os ácidos nucleicos, que controlam as atividades e as informações genéticas. Sem essas moléculas, não desempenharíamos nenhuma função, são como combustível para nossas células.

Em nosso corpo, temos dois tipos básicos de células, as procarióticas, com núcleo desorganizado e pobre em organelas, e as eucarióticas, núcleo organizado e rico em organelas. Dentro do citoplasma das células, encontra-se a organela mais importante, a mitocôndria, responsável pela respiração celular, síntese do ATP, utilizando oxigênio, carboidratos, proteínas e lipídios. Exercício só e possível através do ATP. As células eucarióticas também têm uma importante função na divisão celular, onde acontece a reconstituição celular, pois no dia a dia, nossas células ficam velhas, precisam de renovação, assim como se acontecer uma lesão durante uma atividade física, e a própria atividade causa rupturas que precisam ser reconstituídas.

As células juntas desempenhando a mesma função formam os tecidos, os tecidos são divididos em quatro tipos. Tecido “epitelial”, onde podemos classificar como interno e externo, que são responsáveis pela proteção, a nossa pele, e a secreção, como algumas glândulas excretoras. O tecido “conjuntivo”, responsável pela sustentação, esta ligado diretamente aos ossos, também incluem cartilagens, sendo também o responsável pela cicatrização. O tecido “muscular” responsável pela contração, que produz energia, pode ser dividido em estriado esquelético de contração voluntária e potente, o estriado cardíaco, de contração involuntária e rápida, e por último o tecido “Liso”, involuntário de contração lenta.

Com relação às diferenças étnicas e raciais, podemos relatar que ha algumas diferenças, mas não são regras. Estimas que pessoas negras, tenham um melhor desempenho em corridas, pelo tipo de fibras musculares, e que pessoas brancas tenho um ganho no meio aquático, pela densidade muscular e óssea proporcionar uma maior flutuação.

Podemos concluir que os estudos dos processos biológicos, células e tecidos são de extrema importância para nos profissionais de educação física, e o mesmo proporcionará como base para outros estudos, como a fisiologia, cinesiologia, microbiologia e anatomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (747.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com