TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOLOGIA HUMANA

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.619 Visualizações

Página 1 de 2

DAIANE DA SILVA OLIVEIRA

BIOLOGIA HUMANA

Atividade de Portfólio 7ª semana da Disciplina de Biologia Humana, ministrado pelo professora Solange Aparecida Bispo Dos Santos.

Batatais

2016


 Descrição da atividade

Considerando o estudo da Unidade 2 da obra Biologia Humana, identifique uma situação na sua prática profissional em que você aplica o conhecimento acerca das biomoléculas.

Estudos nos mostram que as principais biomoléculas que compõem as células, que são: água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Essas biomoléculas são constituídas basicamente por átomos de oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio.

A água é o principal constituinte celular, sendo necessária para todos os processos metabólicos. Os carboidratos são os açúcares abundantes na natureza e podem ser considerados as principias fontes de energia a curto prazo utilizada pelas células para realização de funções metabólicas básicas.  Os lipídios são as gorduras, insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, apresentando função estrutural, como componentes das membranas celulares e reserva energética. As proteínas são essenciais à vida, sendo necessárias a todas as funções celulares e podem ser estruturais ou enzimáticas. A transmissão das informações genéticas e a síntese de proteínas dependem de biomoléculas denominadas DNA e RNA, respectivamente.

Sendo assim ao analisarmos como uma prática profissional podemos observamos que:

 A água: notificar o aluno que perdemos 2,5 litros em média por dia sem a prática de exercício, chegando até 3,3 litros em média praticando, sendo assim temos que tomar cerca de 1,5 litros de água e o resto absorvermos através da alimentação, porém se tomada em excesso tira muito o potássio do corpo.

 Os carboidratos: Mostrar ao aluno que ao praticar um exercício o carboidrato será responsável em maximizar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós exercício.

Os lipídios: Nós como futuros educadores físicos devemos alertar nos alunos que um excesso de lipídios pode gerar obesidade, colesterol elevado, complicações cardiovasculares, doenças degenerativas (como a esclerose múltipla), etc.

Já uma falta de lipídios pode ter como consequência dermatite (eczema), uma sensação de frio acentuada, a diminuição na produção de alguns hormônios, o comprometimento no revestimento da célula nervosa (bainhas de mielina) e a diminuição na produção de vitaminas lipossolúveis.

As proteínas: Nos como futuros educadores físicos devemos mostrar aos alunos que a proporção ideal de proteínas na distribuição total de calorias é de 15 a 20% das calorias diárias vindas deste nutriente. Genericamente, considerando uma dieta de 200kcal/ dia, esta porcentagem ficaria em torno de 75 a 100gr de proteína por dia para indivíduos saudáveis, serviria para aquele aluno que treina e deseja ter uma alimentação saudável e um corpo saudável.

O conhecimento dessas biomoléculas é essencial para a compreensão do funcionamento celular e, consequentemente, do organismo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com