TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro socorro nas escolas

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPONENTE: PRIMEIROS SOCORROS

PROF. JOSÉ EUGÊNIO E. MOURA

VANDINALDO RIBEIRO LEITE

RESENHA CRITICA: Primeiros socorros nas escolas

CAMPINA GRANDE

2014

Primeiros socorros nas escolas

Buracos na parede, fios descobertos, equipamentos pontiagudos, o perigo de uma cadeira próxima à janela, um desmaio de um aluno durante o jogo de vôlei, tudo isso é bastante preocupante para todos aqueles que formam e estão dentro de uma comunidade escolar. A escola é considerada uma segunda casa, por isso a instituição deve ter responsabilidade e compromisso com quem esta nela.

Dentro da escola onde os alunos vivem certo período de tempo será que os professores ou funcionários estão preparados para dar atendimento de primeiros socorros caso ocorra algum acidente no ambiente escolar?

Os acidentes em ambiente escolar também são frequentes e podem ocorrer a qualquer momento, durante a pausa entre as aulas, nas aulas praticas de educação física ou ate mesmo dentro da sala. O ser humano sempre pode se deparar com algo que pode provocar algum acidente, seja ele grave ou não.

Apesar de professores terem certos conhecimentos em disciplinas, as vezes eles não sabem como prestar primeiros socorros a algum aluno que necessite de uma emergência medica. Através disso e já sabendo que varias escolas não tinham conhecimentos em primeiros socorros, então alunos do curso que fazem parte do programa de educação tutorial em enfermagem de Mossoró, da faculdade de enfermagem da universidade do rio grande do norte FAEN/UERN, realizaram atividades extencionistas de praticas educativas em primeiros socorros direcionadas aos professores das escolas estaduais Padre Alfredo e da escola Palas. O objetivo dessas atividades extencionistas foi abordar situações comuns no ambiente escolar.

Vários são os acidentes que alunos sofrem nas escolas, e alguns desses acidentes podem deixar sequelas irreversíveis caso não tenha o atendimento adequado. Muitos desses acidentes acontecem nas quadras durante as aulas esportivas recreativas. As vezes o aluno não esta preparado fisicamente para certa atividade, o que pode fazer com que ele sofra alguma luxação, contusão. E na sala de aula tanto o aluno quanto o professor podem correr perigo sofrendo um corte superficial ou profundo, porque muitas salas tem suas estruturas físicas comprometidas, buracos tanto na parede ou no chão, com fios descobertos, algum móvel pontiagudo ou cortante, algum equipamento pontiagudo que esta sendo utilizado.

Diante dessas situações muitos professores não sabem como recorrer, por isso que eles foram orientados pelo projeto de extensão para atuar nos primeiros socorros, para que se possa prestar um socorro de emergência correto e eficiente.

O encontro para os professores terem essas aulas foi dado através de mini-cursos, e foi utilizados didaticamente uma metodologia de ensino teórico e pratica.  Dentro dessas atividades extencionistas desenvolvidas junto aos professores das escolas Estaduais Padre Alfredo e da Escola Palas pode-se perceber que os cursos foram bastante participativos, proporcionando uma troca mútua de conhecimentos de suma importância para construção do conhecimento e da aprendizagem, não só dos professores, mas também dos acadêmicos de enfermagem, o que possibilitou o olhar para além dos limites da prática técnica, estimulando a criatividade no ensinar-aprender em enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com