TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de ginástica

Tese: Processo de ginástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório

Para fins metodológicos foram consideradas academias de ginásticas como sendo estabelecimentos fechados que prestem serviços de musculação e/ou aulas de ginástica em grupo. Através da presente publicação, proprietários de academias de ginástica e empresas ligadas ao ramo possam direcionar seus produtos e serviços ao seus clientes de maneira mais sofisticada e precisa.

Os entrevistados foram convidados a participar do estudo, pelo pesquisador, no momento que adentravam as instalações da academia em estudo. Foram tomados todos os cuidados para que o pesquisador não influenciasse nas respostas dos entrevistados, quando os mesmos, solicitavam auxílio no preenchimento das questões.

Objetivos específicos que se procura atingir são:

• Identificar as estratégias de marketing utilizadas pelas academias pesquisadas;

• Descrever como as estratégias de marketing utilizadas pelas academias de musculação contribuem para a adesão e aderência de alunos na prática de musculação;

• Verificar se os clientes reconhecem as estratégias de marketing e correspondem.

CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

Esta pesquisa será do tipo descritivo e de caráter qualitativo. Para Minayo (2002

apud LAKATOS & MARCONI, 2007) a pesquisa qualitativa responde a questões

particulares. Procura-se um nível de realidade que não pode ser quantificada, sendo a pesquisa qualitativa um trabalho com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores, atitudes. O que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos á operacionalização de variáveis.

Na pesquisa qualitativa, primeiramente faz-se a coleta dos dados a fim de elaborar

a teoria de base, ou seja, o conjunto de conceitos, princípios e significados. Por este meio do método qualitativo, o investigador entra em contato direto e prolongado com o índividuo ou grupos humanos com o ambiente e a situação que está sendo investigada, permitindo um contato de perto com os informantes (LAKATOS & MARCONI, 2007).

A pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa para o seu assunto.

O pesquisador de uma pesquisa qualitativa estuda as coisas tentando dar sentido ou interpretar fenômenos em termos que dos significados que as pessoas que trazem (DENZIN &LINCOLN, 1994 apud TURATO, 2000).

Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, onde o pesquisador procura conhecer

e interpretar a realidade. Interessa-se em descobrir e observar fenômenos procura descrevê-los, classificá-los e interpretá-los. Sendo essa pesquisa de opinião ou atitude, estudo de caso, análise do trabalho, e pesquisas documentais (MORAES & MONT’ALVÃO, 1988).

A pesquisa descritiva tem como intuito registrar fenômenos, sem, contudo interferir no ambiente analisado. Ela contém uma adequada definição de objetivos e procedimentos formais, além de ser bem estruturada para solucionar os problemas ou avaliar as alternativas. A elaboração das questões pressupõe que o pesquisador tenha conhecimento do problema de estudo e saiba exatamente o que pretende com a pesquisa (MATTAR, 1997).

DADOS SECUNDÁRIOS

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito, pesquisar o desenvolvimento do processo histórico da Ginástica de Academia e descobrir como ela se tornou tão poderosa e atraente como vemos atualmente nas grandes academias de ginástica.

Para construção deste artigo foi realizado uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros e web sites.

Segundo Strehl (2008, p. 3), pesquisa bibliográfica é o “Levantamento dos dados e das fontes utilizando documentação indireta, ou seja, utilização de dados coletados por outras pessoas, obtidos por intermédio de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica”.

O intuito de realizar este trabalho surgiu através da necessidade de se aprofundar na história e descobrir como foi o percurso da ginástica até a atualidade, visto que nós Acadêmicas tivemos como mola propulsora para ingressar no curso de Educação Física as modalidades de ginástica em grupo oferecidas nas academias.

A priori como alunos / clientes e posteriormente como instrutores de aulas com licença para desempenhar tal papel através de cursos e certificações.

Entender um pouco mais sobre a história da ginástica é poder enxergar com clareza toda evolução ocorrida desde seu surgimento, aumentando assim nosso conhecimento, além de se tornar fonte de pesquisa para futuros profissionais da área que se interessem pelo tema.

A pesquisa mostra que a realidade sobre exercícios físicos é diferente do que era visto há algumas décadas atrás. A sociedade hoje é mais consciente sobre a importância de manter o corpo em movimento e grande parte desta conscientização ocorre através da influência da mídia, que através de televisão, revistas, rádios e internet conseguem atingir grande parte da população com dicas de como manter uma boa forma física através de exercícios físicos. E dentre as várias opções oferecidas como forma de exercício, estão às ginásticas em grupo oferecidas nas academias como, por exemplo, aulas de Ginástica Localizada, Step, Jump, Spinning, Pilates, Yôga, Body Pump, Body Balance, Body Combat, dentre muitas outras, sendo cada uma com um objetivo diferente, conforme a vontade e o desejo do cliente.

RESUMO

Cada vez mais adeptos têm buscado a prática de atividades físicas em

academias de ginástica, gerando um grande investimento e maiores atenções neste

tipo de negócio por parte dos donos de academia. Contudo, nota-se que a

permanência de alunos dentro dessas academias não é garantida, ou seja, há pouca

persistência e, muitas vezes, desconhecem-se os reais motivos dos mesmos para tal

prática. A permanência ou adesão a estes programas depende dos níveis

motivacionais e essa manutenção é papel, também, do profissional de educação

física que deve criar laços entre seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com