TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ginástica

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 4

WELLIS PINHEIRO LOPES

CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO

PROJETO GINÁSTICA NA ESCOLA

Atividade no Portfólio apresentada à disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas do curso de Educação Física Licenciatura.

Professor: Gustavo Henrique de Andrade

Aluno: Wellis Pinheiro Lopes 1110168

BELO HORIZONTE, 2015


I – Nome do projeto: Projeto Ginascola

II – Introdução

As ginásticas rítmicas escolares são evidentes na atualidade e no mundo dos esportes. Por isso, conhecer e desenvolver essas atividades com os alunos é importante para o aprendizado.  As ginásticas são esportes também praticados na Educação Física Escolar visto que, sua principal função é propiciar ao aluno uma realidade praticada na escola. A ginástica rítmica escolar encanta quem assiste em quem pratica e remete a uma mistura entre a ginástica tradicional e uma dança podendo atuar também com aparelhos: bola, arco, fita, maças e corda.

A Escola Amélia Santana Barbosa possui projetos similares à construção deste, por sua vez, venho construir e somar com a metodologia e o plano de gestão desta escola a fim de dar contribuição ao meio educacional.

III – Objetivos Gerais

As ginásticas ganharam visibilidade a partir de sua inserção nos jogos olímpicos assim para a escola sua proposta é bem definida incluindo possibilidades de praticá-las como forma de projetos por um tempo determinado vivenciando o aluno, os valores educacionais interdisciplinares em um plano de gestão escolar.

O projeto será realizado para crianças do ensino fundamental do 5º, 6º e 7º ano com idade de 10 a 13 anos.

IV – Objetivo Específico

Conhecendo a ginástica rítmica escolar, o aluno vivenciará aparelhos que são apresentados na modalidade como bola, arco e fita. Bola: bola de borracha para movimentos corporais mais comuns durante o trabalho formando ondas, movimentos em oito, rolamentos com a bola e no chão ao longo do corpo por um tempo determinado e ritmado por um som que harmoniza. Arco: material de plástico apresentado em cano PVC circular e um diâmetro mínimo a fim de movimentos corporais comuns que inclui balanços, rolamentos, lançamentos e recuperação entre giros e manejos do arco ao redor do pulso e outras partes do corpo. Fita: possui uma vareta de aproximadamente 60 cm de comprimento com uma fita de cetim em sua ponta no comprimento de 6 m para a execução de movimentos em espirais com recuperação e lançamentos tornando seu maior detalhe a fita em constante movimento.

V – Metas

Garantir o ensino de qualidade na escola sem exclusão ou separação dos indivíduos. Por meio da ludicidade, transmitir ao aluno o aprendizado nas condições mais simples a fim de participar de uma educação de inclusão sem discriminação de cor, raça ou bens que são definidos por meio de apresentações das turmas em um festival de malabares e aparelhos usados na Ginástica rítmica escolar.

VI – Justificativa

Os alunos interagindo com o processo de pesquisa interdisciplinar, propõe um registro intelectual significativamente sensível com uma construção de valores resultantes dentro e fora da escola.

A ideologia de cada aluno se manifesta da forma mais simples a fim de socializar e integrar sua participação até mesmo pesquisando e interagindo sobre os esportes escolares.

VII - Metodologia

Na primeira parte do projeto o aluno sairá a campo, na pesquisa em internet, livros e revistas ou até mesmo por professores de Educação Física, Educação Artística e História com o conhecimento sobre a história da ginástica rítmica desportiva além da escolar para instruir e direcionar os alunos ao conhecimento dos esportes  na Educação Física Escolar.

Na segunda parte e no decorrer do calendário os alunos apresentarão um festival escolar com apresentação dos aparelhos (arco, bola e fita) para as outras séries da escola Amélia Santana Barbosa, onde os professores atribuirão às notas de acordo com as disciplinas integradas no projeto.

O evento será realizado como forma de festival para contribuir, socializar e integrar alunos de outras séries além de professores e serviçais que contribuem no meio escolar. Sua divulgação será de total realização dos alunos além de cumprir o cronograma de apresentação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (318.7 Kb)   docx (259 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com