TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador - EJA

Por:   •  17/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

  1. Pensar a Educação Física no ambiente escolar nunca foi algo simples, durante décadas as suas ações pedagógicas foram sendo modificadas e ajustadas de acordo com as necessidades da sociedade. É uma disciplina responsável pelo processo de ensino – aprendizagem da cultura corporal.

Na renovação da educação física brasileira, a ampliação do quadro teórico sustentou, no final dos anos de 1980 e de 1990, o desenvolvimento de algumas novas propostas cujo ponto de identidade foi a intencionalidade em superar o paradigma da aptidão física e inaugurar uma prática baseada em valores humanísticos que promovesse a melhoria da qualidade de vida, a formação para cidadania e o alcance da consciência crítica. (DUCKUR, 2004, p. 40).

A aceitação da Educação Física no ensino noturno é algo complexo. Atualmente tem se a necessidade da construção de uma nova forma de pensar a Educação Física para a Educação de Jovens e Adultos, um grande desafio a ser conquistado.

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos. (Artigo 3º da LDB 9.394/96).

Apesar de todas as dificuldades para se manter a Educação Física na escola fora do horário regular, é um direito de todos os alunos, não importa se da série inicial ou EJA, pois ela ajuda o indivíduo a se desenvolver de forma ampla como cidadão.

Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. (REVISTA E.F. Nº 05 - DEZEMBRO DE 2002).

  1. Como é realizada a prática da Educação Física no EJA, da rede publica municipal da cidade de Vitória, na EMEF “Padre Anchieta”.
  2. Vivenciar a rotina do professor de Educação Física no ensino noturno para jovens e adultos. Relatar qual a percepção dos alunos com a disciplina, e como o professor é visto pelos professores das outras matérias. Saber com o professor as possibilidades existentes para o que planejamento adotado pela escola seja praticado.

  1. Quais as possibilidades de se conduzir aula de Educação Física no EJA para que os alunos percebam a importância da disciplina no currículo escolar e passe a se interessar pelas atividades proposta pelo professor.
  2.  O que o aluno pensa quando ouve sobre Educação Física;

Mostrar pro alunos as possibilidades que o corpo tem de ser e se expressar;

Ouvir do professor quais suas maiores dificuldades com os alunos que só pensam em jogar futebol, fazendo da aula um momento lazer.

  1.      A disciplina de Educação Física no ensino noturno não é obrigatória, sendo assim os alunos que “praticam” as aulas usam como um momento de lazer, não sabendo a dimensão de possibilidades que nela existe. Com isso deixam de se desenvolver de forma mais ampla com seu corpo e toda sua corporalidade, através da dança, teatro, lutas, jogos, e muitas outras possibilidades. É necessário despertar esses alunos para aquilo que eles tem de mais importante, a vida, o EU, e que possam se valorizar quanto parte fundamental da sociedade.

REFERÊNCIAS

DUCKUR, 2004, p. 40

LDB 9.394/96 - Artigo 3º

REVISTA E.F. Nº 05 - DEZEMBRO DE 2002 – DISPONÍVEL EM: http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3457 – ACESSO EM: 17/09/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com