TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Movimento e qualidade de via

Por:   •  14/6/2015  •  Seminário  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Escola de Saúde e Biociências

Amanda Litvin Pelozato

Fontes Históricas

Desde um simples rabisco feito por nossos antepassados no interior das cavernas até a mais recente entrevista de um jornal, não faltam registros para contar um pouco da realidade vivida em cada época pela humanidade. Estudar o passado é de grande importância para entendermos o presente, porém, para que seja possível conhecê-lo, precisamos de vestígios que possam nos fornecer informações e respostas, para que assim possamos estudar e entender melhor de onde surgiu, como surgiu e quem foi seu precursor.

Escultura Discóbolo de Mirón

[pic 1]Fonte histórica primaria e monumental;

Uma escultura feita de bronze produzida em 455 a.C. pelo escultor Míron na Grécia antiga. Com esta peça Mirón retrata o momento de imobilidade do personagem, podendo-se observar os músculos de todo o corpo, em sincronia com o impulso dos braços, mostrando-nos o atleta com o corpo flexionado, no instante anterior ao arremesso do disco. É considerado uma fonte primaria pois quando ele foi esculpido, voltou-se diretamente para o esporte. É também uma fonte monumental, pois foi construído com um motivo simbólico de demonstrar o movimento ali executado.

Vaso que representa cena de luta

[pic 2]A imagem é uma fonte histórica primaria e imaterial;

Muitos objetos feitos pelos gregos antigos se conservaram até hoje. Foram encontradas esculturas, vasos, moedas e ferramentas nas escavações arqueológicas. Esses objetos dão-nos uma boa ideia de como as pessoas viviam naquele tempo. Através deles tomamos conhecimento dos atletas e das competições que eles participavam. Normalmente as cerâmicas gregas eram decoradas com pinturas com temas do dia-a-dia, mitológicos ou eróticos. Essas pinturas poderiam ser em figuras negras, figuras vermelhas ou toda em preto.

O vaso em si, não é considerado uma fonte histórica ligada a educação física o tornando uma fonte segundaria. Já a imagem exposta no mesmo, é uma fonte primaria pois tem relação direta com os esportes praticados antigamente pelos gregos. Considerada uma fonte imaterial pois a mesma não é física.

Centro de Memória Esportiva Museu De Vaney

Fonte histórica primaria e monumental;

Um museu na cidade de Santos/SP, que tem por objetivo resgatar e preservar o patrimônio histórico-esportivo da cidade de Santos. Para isso conta com uma biblioteca, arquivos fotográficos, uniformes, acervo documental, cronologia esportiva, videoteca e um salão no qual fica exposta a coleção de troféus conquistados pelas seleções que defenderam a cidade em competições oficiais a partir de 1939.

Inaugurado em 1991, a partir da doação do acervo do jornalista De Vaney, que associado à coleção de documentos e troféus da cidade deu origem ao. No início de suas atividades, funcionava na residência do jornalista cuja estrutura não era ideal para a instalação de um Museu. Mas com a preocupação de preservar a coleção esportiva da cidade, hoje funciona no andar térreo dentro de um Centro de Esportes e Lazer, com instalações modernas, bem ventilado e com “quase” tudo que necessita para assegurar às gerações futuras o legado esportivo da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com