TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ginástica

Por:   •  25/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Ginástica Geral: Organização de uma aula de Ginástica em uma academia.

        Este trabalho foi aplicado com seguintes dados:

Academia: MDGYM

Endereço:  CENTRO, Marechal Deodoro AL

Nº de alunos: 16

Introdução

        A Ginástica localizada de academia é dita uma das formas mais tradicionais e populares de prática do exercício físico, dentre as demais modalidades não esportivas e consiste em exercício priorizando série para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares. As práticas de ginástica localizada levam ao condicionamento e fortalecimento muscular. Sua prática lembra a ginástica aeróbica.

Objetivos Gerais e Específicos

  • Flexibilidade, estética e bem estar geral, desenvolvendo também a sincronia e ritmo dos passos criados;

  • Desenvolver aspectos sociais, emocionais, psicológicos, motores, compreendendo a ginástica como junção de ritmo e criação de movimentos naturais, através de músicas divertidas utilizando passos diversos de ginástica;
  • Melhorar habilidade do sistema cardiovascular, liberando mais oxigênio e melhorando a capacidade aeróbica de endurecer os músculos durante os exercícios.

Estrutura da aula

Com duração de 60 minutos por diferentes etapas:

  1. Aquecimento: 10 minutos
  2. Trabalho principal: 40 minutos
  3. Alongamento/relaxamento: 10 minutos

Aquecimento

        Tem um papel importante no contexto geral em preparar as estruturas musculares, articulares e cardíacas, também possibilitando através de movimentos simples e propondo também nesta etapa passos de baixo impacto (manter pelo menos um dos pés no chão todo o tempo).

Parte principal da aula

        Combinação de passos de ginástica, com, chutinho, elevação de joelho, e também com aplicação de exercícios de baixo impacto trabalhando uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica, esses movimentos serão utilizados nas aulas com variações de repetições e movimentação de braços sendo interligados por transições simples: giros, saltos, fazendo assim, um apanhado organizado de movimentos ginásticos, a fim de moldar o corpo e dar aos alunos hábitos mais saudáveis, com repetições de passos para atingir resultados satisfatórios, utilizando para cada parte do corpo uma seqüência de movimentação diferente.

 

Criação dos movimentos

        A criação dos movimentos de ginástica nessa aula é preciso principalmente à atuação do professor com capacidade de “criar e ter idéias”, os movimentos para essa aula foram baseados em habilidades antigas, mas remodeladas com cara nova de acordo com o ritmo e música adotada, por exemplo: aerobahia (aeróbica com cara de Bahia), aerofunk (aeróbica com funk) aerodance ( com todos os tipos de ritmos).

Alongamento/relaxamento

        Alongamento de todos os músculos, melhorando a postura e flexibilidade dos alunos, trabalhando essa fase com pouca luz e música suave de forma a proporcionar um ambiente calmo e propício às técnicas de relaxamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com