TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenções de Futsal lúdico

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 8

PLANEJAMENTO EM ATIVIDADES LÚDICAS E DE LAZER

Seminário de prática em atividades lúdicas

Prof. xxxx

 

PROJETO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO FUTSAL SOCIAL

JUSTIFICATIVA

Este projeto de intervenção tem como justificativa utilizar-se dos jogos lúdicos nas aulas de futsal para melhor aprendizagem do aluno no esporte, elevando sua autoestima e desenvolvendo o convívio social. Atividades lúdicas criam um clima de entusiasmo, tornando-se um fator motivacional. Kishimoto (1994) diz que “[...] no contexto cultural e biológico as atividades são livres, alegres e envolve uma significação. É de grande valora social, oferecendo possibilidades educacionais, pois, favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo preparando para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sócias. (1994, p.13)”. Já se percebe, pelas observações realizadas, que o lúdico está presente nas aulas, então darei uma continuidade nas atividades, atendendo aos objetivos do projeto nas aulas programadas.

OBJETIVOS

 

• Desenvolver as habilidades psicomotoras, assim como técnicas básicas do Futsal.

• Ensinar o futsal através de jogos lúdicos e utilizá-los como forma de aprender regras de convívio social.

 

 

METODOLOGIA

 

Através de aulas bem estruturadas, com jogos pedagógicos e atividades lúdicas que estimulam todos os alunos a participarem e interagirem entre si e desenvolverem suas competências físicas, técnicas e sociais. As aulas serão descritas no plano de aula, bem como seus objetivos específicos, e serão estruturas da seguinte forma: aquecimento, parte principal, jogo final e conversa final.  No aquecimento serão utilizados jogos de recreação com e sem bola para a introdução das aulas. Na parte principal serão utilizados jogos pré-desportivos, jogos reduzidos, jogos recreativos com bola e jogos adaptados para o desenvolvimento das aulas. No jogo final será o jogo de futsal propriamente dito, porém com uma ou outra regra específica ou apenas as regras normais de futsal. E por último, na coversa final, será feito o “feedback” da aula, para uma reflexão em grupo.

PLANO DE AULAS

30/04 – Objetivo da aula: Integração.

Integração com outro núcleo do Projeto Futsal Social: Toda última aula do mês é feito uma integração, ou seja, um núcleo (bairro) vai, de ônibus, até o ginásio de outro para a realização de jogos. Neste dia Canudos visita a Redentora.

05/05 – Objetivo da aula: Estimular a cooperação e a sociabilização;

 Aquecimento

Pega-pega na garupa: Os pegadores são duplas, sendo que um tem que levar o outro na garupa. Os fugitivos são sozinhos. Quem foi pego troca com que está carregando.

Parte Principal

Jogo em duplas de mãos dadas: Jogo de futsal, onde se deve jogar de mãos dadas com o colega. Se soltar a mão é falta para o outro time. De tempo em tempo trocam-se as duplas.

Jogo Final

Jogo de futsal, sendo que todos do time que fizer o gol devem correr e encostar num dos dois cones que estarão  posicionados nas linhas laterais do meio da quadra para poderem voltar ao jogo. O time que levou o gol deve ser rápido e levar a bola ao meio para se aproveitar disso.

07/05 – Objetivo da aula: Aprimorar técnicas e fundamentos do futsal; Desenvolver a marcação;

 Aquecimento

Bobinho em trios: Divide a turma em trios onde dois devem trocar passes sem que o bobinho roube a bola. Quem perder a bola ou chutar para fora da quadra vira bobinho. De tempo em tempo troca-se os bobinhos de trio.

Parte Principal

Goleirinha móvel nas duas metades da quadra:  Para fazer o "gol", deve-se passar a bola para a "goleirinha"(um aluno) dominar a bola na sola do pé. Quem estiver na "goleirinha" pode se movimentar em toda a linha de fundo. Quem deu o passe troca com quem recebeu. Variação do domínio: peito, coxa.

Jogo Final

Jogo de futsal com marcação espelho: Cada jogador do time deverá marcar outro jogador específico do outro time e vice-versa. Não pode roubar a bola de outro. Após um tempo retira-se esta regra.

12/05 – Objetivo da aula: Desenvolver trabalho em equipe; Desenvolver noção espacial;

 Aquecimento

Cabo de guerra com futsal: Um time na linha de fundo e o outro na outra linha de fundo. Cada time tem um goleiro e os dois primeiros da fila de cada time se posicionam no meio da quadra, fazendo uma disputa de cabo de guerra em duplas. A dupla que ganha marca um ponto para sua equipe e pode pegar uma bola que estará posicionada na lateral do meio da quadra para fazer o gol. A dupla que perdeu deve ser rápida para roubar a bola e fazer o gol, tornando uma disputa de 2 x2. Quando a bola sai, trocam as duplas.

Parte Principal

Jogo das posições: Jogo de futsal, sendo que cada posição tem uma área restrita para jogar. O fixo pode jogar somente na quadra de defesa, o pivô só na quadra de ataque e os alas direito e esquerdo só poderão jogar nos seus respectivos lados, tanto no ataque, quanto na defesa. De tempo em tempo, troca-se os alunos de posição.

Jogo Final

Jogo de futsal com uma corda amarrada no meio, nas duas traves  da goleira. Primeiro só vale fazer gol por baixo da corda. Depois só vale fazer gol por cima e por último retira-se a corda.

14/05 – Objetivo da aula: Promover a inclusão; Desenvolver o trabalho em equipe e estratégias;

 Aquecimento

Pique-bandeira: Cada time deve proteger sua bandeira, que neste caso será uma bola, e tentar pegar a do outro time que está na área adversária sem ser pego. Quem for pego deve ficar paralisado até alguém do seu time lhe salvar. Quem chegar à bola adversária deve chutar em gol para marcar o ponto para sua equipe. Variação: Quando pegar a bola do adversário deve voltar com ela dominada para a quadra de defesa.

Parte Principal

Jogo do peão: Um aluno fica dentro do círculo sendo o peão(coringa)  que joga para o time que lhe passar a bola. Para fazer o gol a bola deve passar por ele.

Jogo Final

Jogo de futsal, sendo que para poder fazer  gol, a bola tem que passar por todos da equipe;

19/05 – Objetivo da aula: Aprimorar a condução de bola; Estimular a atenção e a lateralidade;

 Aquecimento

Morcego sem bola e com bola: Primeiro sem bola, um jogador fica no linha central da quadra e é o morcego. Ele pode se movimentar por toda a linha e pegar os colegas que passarem quando o professor apitar para os fugitivos passarem de uma área à outra. Quem é pego vira morcego também e ajuda a pegar. Depois faz com que os fugitivos passem de área à área com  a bola dominada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com