TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto individual

Por:   •  17/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE

JAMILE SOUZA ALVES

PROJETO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

[pic 3]

Irecê

        2014

JAMILE SOUZA ALVES

PROJETO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho individual apresentado ao curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de história e geografia, Ensino de matematica, Ensino de ciencias e saude infantil, e Seminário 7º semestre.

Professores: Cyntia Simioni, Eliane França,Helenara Sampaio, Andreia Zompero e Carlos Eduardo Gonçalves.

Tutor eletrônico: Maria Angelica

Tutor de sala:Cléia Regina

Irecê

2014


Índice

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------- 4

TEMA --------------------------------------------------------------------------------------------- 5

PUBLICO ALVO ------------------------------------------------------------------------------- 5

OBJETIVOS------------------------------------------------------------------------------------- 5

CONTEÚDO ------------------------------------------------------------------------------------ 5

DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------- 6

Introdução:

Partindo do pressuposto que enfrentamos hoje no nosso cotidiano sobre a economia de água, foi que pensamos em organizar um projeto interdisciplinar com uma aula de campo explorando a valorização da água, apresentando suas inúmeras formas de uso, os seus estados (solido,liquido e gasoso), e principalmente levantar a importância desse elemento indispensável na nossa permanência terrestre.

Cabe a nós docentes trazer a consciência dos nossos alunos que o racionamento é um processo no qual todos nós fazemos parte como peças chaves para seu perfeito funcionamento. Quando conseguimos plantar nos nossos alunos o amor por nosso planeta, tudo que envolve o processo de ensino – aprendizagem nesse determinado assunto é para eles um prazer e uma aventura a ser vivenciada.

A aula de campo é uma fonte de aprendizagem prazerosa para os pequenos, conhecer o inesperado é sempre uma maravilhosa surpresa a qual eles sonham dias com esse acontecimento.

Esse projeto foi desenvolvido visando favorecer a oportunidade dos nossos alunos participarem de forma direta a ampliar sua ideias relativas a água no nosso cotidiano assumindo suas autonomias e valores voltados a preservação do nosso planeta.

Tema: A água no cotidiano

Publico alvo: 4º ano.

Objetivo geral:

  • Desenvolver uma postura critica nas crianças quanto à importância de economizar a água na nossa região.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver habilidades ligadas as mais simples experiências: contar, comprar e operar quantidades;
  • Conscientizar os alunos que a nossa qualidade de vida esta anexada as qualidades de higiene e saneamento básico;
  • Reconhecer que a água não deve ser desperdiçada;

Conteúdo:

Matemática: formas e grandezas e tratamento da informação.

Geografia e historia: aula de campo.

Ciências: meio ambiente.

Desenvolvimento:

No dizer dos cientistas, água é H2O. Tudo tão simples: dois átomos de hidrogénio e um de oxigênio. Bem juntinhos, nas condições ideais de pressão e temperatura. E tal, e tal e pronto. Sem mistérios. E para os poetas, esses seres que se dedicam a complicar tudo o que é simples, o que é a água? Sabem lá eles... Nem lhes interessa. Olham-na, escutam-na, molham nela as palavras para que escorram pelos poemas. Mergulham até ao fundo dos lagos sem precisarem de deixar as margens, bebem a chuva sem mexer os lábios, cumprimentam as estrelas espelhadas nos charcos. Muitas vezes, ficam com os olhos rasos de água. É sinal de que lavaram a alma. Com água.

Licínia Quiterio.

Contemplamos como espaço a ser explorado pelos os alunos a barragem de miroros, nesse projeto envolveremos as quatro matérias estudadas nesse 7° semestre.

A professora vai preparar um roteiro de estudo a ser explorado no campo proposto, pesquisando eles colheram dados que iram ajuda- lós nas atividades propostas pela professora para culminância do projeto.

Quando os alunos fazem parte da construção de sua própria aprendizagem tendo a oportunidade de fazerem as suas próprias descobertas e construindo suas noções de espaço, tempo, grandeza e conhecimento a aprendizagem tem um valor diferente para o crescimento deles.

As crianças não querem ser apenas ouvintes em sala de aula, elas querem e por direito precisam ser agentes ativos do processo de ensino – aprendizagem no qual o nosso maior desafio é formar alunos capazes de construir o seu proprio saber.    

        

 

1ª etapa:

Em uma roda de conversa e trocas de ideias fazer o levantamento prévio sobre a importância na opinião dos alunos sobre a água, apartir daí direcionar juntamente com eles a construção do estudo baseado em uma aula de campo para conhecermos a barragem de miroros na qual se encontra o abastecimento de água geral da nossa região e o tratamento da mesma.

A BARRAGEM DE MIRORÓS (Manoel Novaes), está localizada no sertão da Bahia, entre Gentio do Ouro (30km), Barra do Mendes (50km), Ipupiara (90km) e Ibipeba (58km). Porém é pertencente à Ibipeba e Gentio do Ouro.

Monumental a barragem, com 70 metros de altura, construída na década de 1980, no Governo do Presidente João Batista Figueiredo. Junta as águas do Rio Verde, pequeno afluente do Rio São Francisco e de outros pequenos córregos e leva estas águas através de grandes canais construídos de concreto para o projeto irrigado e várias cidades da região de Irecê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com