TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto politico pedagógico

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

EDUCAÇÃO FÍSICA

SIDIMAR LUCAS KOLSCHNE ESTREICH

ENTENDENDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

        

[pic 2]

Crissiumal

2014

SIDIMAR LUCAS KOLSCHNE ESTREICH

ENTENDENDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Trabalho de Sidimar Lucas Kolschne Estreich apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Organização do trabalho pedagógico

Orientador: Prof.:Marizete Cristina Bonafini Steinle

[pic 3]

Crissiumal

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5,6

3 CONCLUSÃO        7,8

4 REFERÊNCIAS        9

5 APÊNDICES        10

INTRODUÇÃO

O Projeto Politico Pedagógico é um instrumento ideológico, político, que visa a gestão dos resultados de aprendizagem através da projeção, da organização e acompanhamento de todo o universo escolar. É por meio dele que as instituições de ensino traçam rotas, objetivos, propostas que desejam alcançar ao longo de um determinado período de tempo, realizando ações conjuntas com todas as partes que estão envolvidas na educação, e com isso, realizam-se atividades e projetos educativos que buscam melhorar os processos de ensino e de aprendizagem.

O espaço escolar é um ambiente onde se encontram gestores, educadores e funcionários dos mais diversos setores que colaboram para proporcionar aos educandos o melhor. Junto com os educandos também podemos observar a presença e o acompanhamento familiar, que também estão envolvidos nas atividades pedagógicas e que auxiliam um aprendizado de qualidade.

DESENVOLVIMENTO

Quando refletimos sobre os sujeitos envolvidos na construção, elaboração e execução do Projeto Politico Pedagógico, podemos notar que entre eles há ações conjuntas que tem em vista buscar sempre o melhor caminho para uma educação de qualidade. E para isso, requer-se um comprometimento que não cabe só à escola, mas também aos pais dos educandos e de toda a sociedade, sendo assim, o envolvimento de todos promovem uma dimensão democrática, pois o PPP é resultado do trabalho coletivo entre todos os participantes.

O projeto politico pedagógico tem a sua devida importância no âmbito educacional, pois ele possibilita que os problemas da instituição, ou com o ensino sejam detectados, e que se busque soluções, ações e medidas conjuntas, que possam amenizar esses problemas. Através dele é possível melhorar os processos de ensino e de aprendizagem, buscando elevar a qualidade da educação da instituição, mas isso só é possível quando há participação e comprometimento de todos que zelam pela educação.

A instituição de ensino tem autonomia, liberdade e responsabilidade de elaborar o seu próprio plano de trabalho, elaborando e proporcionando atividades com base na realidade da sociedade e a necessidade dos alunos.

O Projeto Politico Pedagógico não se prende somente a questões pedagógicas, mas também a gestão financeira e administrativa, que promovem o gerenciamento da instituição de ensino. Então pode-se dizer que ele da suporte a escola em todos os seus aspectos educacionais e institucionais.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional confina a escola a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar o seu Projeto Politico Pedagógico, o que é muito bom, porque permite que a escola se insira na realidade do aluno e possibilita que este se identifique na sociedade e no meio cultural em que ele vive, pois assim a escola traçará metas possíveis a serem realizadas naquele ambiente escolar. A educação precisa levar em conta a realidade do aluno, para que esse também consiga aprender e relacionar o conteúdo com a sua vida cotidiana, tornando-se um cidadão critico, responsável e consciente. Caso os objetivos e metas traçados pela escola não coincidirem com a realidade local, acabarão desmotivando os educadores, os alunos, a equipe diretiva e a sociedade, pois não serão alcançados. E se assim for o PPP estará somente no papel como algo que deveria ser, mas não é, e que fica difícil colocar em prática.

Muitas instituições escolares tem dificuldade de colocar o Projeto Politico Pedagógico em prática, pois este documento acaba ficando desatualizado e esquecido, e talvez nestes casos, uma solução que poderia ser acrescentada para estas instituições, seria um intercambio escolar, onde duas ou mais escolas pudessem realizar um projeto politico pedagógico envolvendo todos funcionários e alunos das mesmas, algo que talvez nunca foi tentado, pensado em fazer, mas uma grande ideia a ser posta em prática onde escolas tenham necessidade de algum tipo de ajuda para impor seu PPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com