TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto terceira idade em ação

Por:   •  3/4/2016  •  Monografia  •  7.753 Palavras (32 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 32

CAPÍTULO I

1INTRODUÇÃO

A definição exata do conceito de terceira idade, “geralmente é atribuída pela idade cronológica do indivíduo, onde em alguns casos, a mesma até mesma se refere à aposentadoria”de acordo com Schimidt (2010, p. 2).

Segundo Almeida (2007, p. 02) idoso;

[...]é um termo que indica uma pessoa com uma vivência traduzida em muitos anos. Em geral, a literatura classifica, didaticamente, as pessoas acima de 60 anos como idosos e participantes da Terceira Idade. Recentemente, este marco referencial passou para 65 anos em função principalmente da expectativa de vida e das tentativas legais do estabelecimento da idade para o início da aposentadoria.

        

Fraiman (1995, p. 19) diz que a velhice se caracteriza não somente como “momento na vida do indivíduo, mas um ‘processo’ extremamente complexo e pouco conhecido, com implicações tanto para quem o vivencia como para a sociedade que o suporta ou assiste a ele”, ou seja, segundo ele envelhecer é algo muito difícil e penoso.

Ainda segundo o autor supracitado (1995) a principal característicado envelhecimento, “seria o aparecimento de uma forma de declínio, geralmente físico, o qual é responsável direto pelas alterações sociais e psicológicas. Este declínios pode ocorrer de duas maneiras, senencia e senilidade” (p. 8).

Tavares (2003 apud CHAIM, IZZO e SERA, 2007, p.176) diz que “o conceito de imagem corporal pode ser definido como a experiência psicológica de alguém sobre a aparência e o funcionamento do seu corpo. É a maneira pela qual nosso corpo aparece para nós mesmos, correspondendo à representação mental do próprio corpo”.

Matsuoet al (2007) aponta que a imagem corporal de idosos se dá de forma diferente, pois ele ressalta que o idoso;

[...] não sofre distorção simplesmente porque estas pessoas envelheceram, pois, a imagem corporal não sofre alteração devido a idade e sim devido a problemas vivenciados como patologias, limitações de movimento e principalmente a influência de estereótipos. Enxergar a distorção da imagem corporal sendo comum a essa fase da vida, seria outra visão preconceituosa e estereotipada do envelhecimento. Esses problemas podem aparecer em qualquer fase da vida, porém os idosos estão mais vulneráveis a eles (FEDERICI, 2004; MONTEIRO, 2003 apud MATSUO et al, 2007, p. 38).

Dessa maneira, a atividade física auxilia na própria percepção da imagem corporal do idoso. Monteiro (2003 apud MATSUO et al, 2007, p.38) diz que “o idoso, cujo corpo está limitado de expressão corporal, pode sofrer “apagamentos”, gerando lacunas na imagem corporal. E para o preenchimento dessas lacunas o movimento passa a ser fundamental”. Então ainda para o autor supracitado (p.38);

O movimento corporal assume um papel fundamental nesse processo de reconstrução dessa imagem, para o reconhecimento do próprio corpo e para a comunicação com o mundo externo. Isto porque é através da experiência com o corpo que podemos obter novas representações mentais, que se somam às antigas, desenvolvendo uma imagem corporal íntegra, possibilitando melhor adaptação do corpo ao espaço que vive.

Segundo Iaochite (2006), o processo da prática do exercício físico está relacionado à manutenção num programa ou prática de atividade física estruturada ou não, coletiva ou individualizada, além de ser dinâmico, complexo, sofrendo influências de diferentes dimensões e seus respectivos fatores.

Um dos benefícios da pratica da atividade física para idosos é melhorar a sua autoestima bem como sua própria imagem corporal segundo Silva et al (2010).

De acordo com Papaléo Neto (2002), quando o idoso realiza exercícios físicos regularmente, os mesmos tendem a ter diminuídos e retardados problemas como a degeneração natural dos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações, além de proporcionar músculos mais fortes, articulações flexíveis e manter o equilíbrio e a coordenação, permitindo maior mobilidade e independência e atrasando o desenvolvimento da osteoporose, uma vez que, uma maior mobilidade e equilíbrio, tende a diminuir as quedas, sendo essa a causadora frequente de contusões. Ainda segundo o autor, o exercício na terceira idade gera benefícios físicos, sociais e psicológicos contribuindo para uma melhor qualidade de vida para os indivíduos que o praticam (Papaléo Netto, 2002).

Silva et al (2008), propôs um estudo, a fim de se avaliar o equilíbrio, coordenação e agilidade de idosos submetidos à prática de exercícios físicos resistidos, por meio de uma pesquisa empregada à 61 idosos do gênero masculino, com idades entre os 60-75 anos, designados aleatoriamente para um grupo de exercícios resistidos com carga progressiva, cuja conclusão foi de que programa de treinamento de força durante 24 semanas mostrou-se favorável na melhora dos desempenhos funcional e motores de idosos.

A presente pesquisa tem como objetivo verificar a imagem corporal de idosos pertencentes ao Projeto Terceira Idade em Ação do município de Campo Mourão-PR.

1.1 PROBLEMA

- Qual será o nível de imagem corporal das idosas pertencentes as atividades físicas do Projeto Terceira Idade em Ação no município de Campo Mourão?

1.2 HIPÓTESE DE PESQUISA

        Acredita-se que a imagem corporal de idosas pertencentes ao Projeto Terceira Idade em Ação no município de Campo Mourão seja positiva a partir da inserção no programa.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

- Verificar a imagem corporal de idosos pertencentes ao Projeto Terceira Idade em Ação do município de Campo Mourão-PR.

1.3.2 Objetivos Específicos

- Avaliar a percepção da imagem corporal de idosas praticantes de atividade física do programa mais mulher de Campo Mourão – PR.

- Comparar a satisfação com a imagem corporal atual e ideal dos idosos praticantes de atividade física do programa mais mulher de Campo Mourão – PR

 - Comparar a imagem corporal entre idosos do sexo feminino

1.4 JUSTIFICATIVA

                

O presente estudo se torna necessário devido ao fato de que a população idosa, a cada dia que se passa, está aumentando em números e em participação ativa na sociedade, em atividades que vão desde práticas culturais, ou ainda, fazendo parte do mercado de trabalho. Como tal população aumenta em número e atividade, a prática de exercícios físicos, em indivíduos idosos, também está aumentando, fator esse que merece análise e estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (437.1 Kb)   docx (222 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com