TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada a Saúde

Por:   •  20/3/2019  •  Dissertação  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade: imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

Nos dias atuais podemos identificar que a população está desenvolvendo doenças provindas de hábitos não saudáveis como o sedentarismo, má alimentação, falta de tempo devido à demanda do mundo contemporâneo, o stress entre outros. O Educador Físico possui um papel importante juntamente com outros profissionais da saúde na prevenção e tratamento de doenças originadas do comportamento inadequado a uma vida saudável que a população atual está vivenciando. Dentre essas doenças podemos citar a obesidade e sobrepeso, anorexia, diabetes, hipertensão arterial, problemas cardíacos e demais doenças associadas.

A Psicologia Aplicada a Saúde auxilia ao profissional de Educação Física a identificar e orientar o acompanhamento preventivo e o tratamento desses indivíduos. A prescrição de atividade física precisa ser adequada para a peculiaridade de cada individuo e para isso é necessário a compreensão do profissional quanto ao contexto do cotidiano do aluno, ou seja, sua realidade diária desde informações nutricionais, rotina de trabalho e descanso atividades sociais, enfim, tudo que possa auxiliar no desenvolvimento da mudança dos seus hábitos.

Vou citar aqui como exemplo a situação de um aluno obeso, que possui em sua prática diária o sedentarismo e o consumo elevado de alimentos com pouca variedade e qualidade nutricional e alto índice calórico. Considerando que a obesidade pode causar diversos problemas de saúde como hipertensão, diabetes, depressão, doenças cardíacas, problemas articulares entre outros, e até mesmo dificuldades em executar movimentos das atividades diárias, questiona-se: Como motivar esse aluno a inserir em seu cotidiano a prática de alguma atividade física e a alimentação saudável e convencê-lo que essas atitudes influenciam na saúde melhorando sua qualidade de vida?

Como profissional de Educação Física acredito que o acompanhamento de uma equipe multiprofissional para esse aluno daria maior suporte para a adesão ao tratamento e o auxiliaria na percepção da responsabilidade sobre sua saúde. Por exemplo: As parcerias de profissionais da saúde junto ao governo em ações sociais com projetos voltados para o tratamento da obesidade e sobrepeso são importantes para auxiliar essas pessoas a mudarem seu estilo de vida.

As atividades coletivas são excelentes para pessoas que possuem dificuldade em aderir a uma atividade física. Considerando que o contato social e o relacionamento com outras pessoas com os mesmos objetivos, ou seja, o cuidado com a saúde, incentivam o individuo a permanecer na atividade com maior prazer e satisfação.

Um dos fatores importantes a prática do profissional de Educação Física é a comunicação com aluno. Procurar conhecer o cotidiano do seu aluno, suas práticas diárias, e planejar as atividades físicas da forma que atenda individualmente sua necessidade biopsicossocial e seu estilo de vida. Mostrar confiança nas informações ofertadas ao seu aluno buscando conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com