TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada à Saúde

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHAREL

DEIVID ANDRADE LIMA – 1165278

ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM II

FEIRA DE SANTANA

2015


[pic 3][pic 4]

EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHAREL

DEIVID ANDRADE LIMA – 1165278

ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM II

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Psicologia Aplicada à Prática como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Camila Maria Fernades Fantacini.

FEIRA DE SANTANA

2015

ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM II

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros. Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente.

Situação Hipotética: indivíduo obeso, compulsão alimentar, fraqueza muscular, capacidade funcional debilitada.

Segundo SANGUIN; VIZZOTTO citado por MARUCI (2015) A adesão ao tratamento depende da capacidade do paciente em seguir seu tratamento conforme as recomendações da equipe de saúde, estando esclarecido de que essas recomendações e suas ações em favor do tratamento o auxiliarão em sua recuperação e sua não adesão consiste na dificuldade ou fracasso, por parte do paciente, em cumprir o programa ou orientação propostos pelos profissionais da saúde. Os mesmos autores concluem que, as dificuldades de adesão é um problema comum em várias áreas da saúde, tanto em prevenção, tratamento, como em reabilitação e há necessidade de entendê-la melhor, já que compromete todo o tratamento.

Plano de Ação: o atendimento será residencial e aplicado as necessidades do cliente/paciente com objetivo geral de fortalecimento muscular visando atividades físicas do cotidiano (sentar, levantar, varrer e etc.), tendo como metodologia aplicada, o desenvolvimento do trabalho de fortalecimento e resistência muscular com o objetivo de preparar o corpo para melhoria da obesidade, ou seja, emagrecimento com saúde, buscando ajuda da equipe interdisciplinar e multiprofissional.

Vamos manter o regime de tratamento simples e mais curto possível, moldando com o estilo de vida do paciente. Simplificaremos as instruções com linguagem clara e objetiva para garantir que se compreenda a quantidade, os horários e a duração do tratamento, sendo que, esse indivíduo entenda o suficiente da lógica do tratamento para que ele tenha confiança nos prazos a serem cumpridos. É muito importante envolver familiares e amigos no tratamento, para que os mesmos ajudem no processo, sempre daremos retorno sobre o progresso do tratamento ao paciente, para que o objetivo seja alcançado com afinco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com