TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada à Saúde

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]                                                                        [pic 2]

Educação Física Bacharelado Física Bacharel

Psicologia Aplicada à Saúde.

Professor: Camila Maria Fernandes Fantacini         

Atividade no Portfólio

 Del Prette e Del Prette (2005) colocam que existem cinco componentes importantes que dizem respeito às emoções, são eles: acontecimentos precipitadores, avaliação, mudanças fisiológicas, tendência para a expressão, ação e regulação. Os autores apontam que as reações fisiológicas referentes ao estado emocional associadas as interpretações sobre o valor do evento e que desencadearam essas respostas fazem a mediação entre a expressão emocional e as ações, representando assim, a forma com que uma pessoa resolve um conflito interpessoal.

Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento (emoção ou problema) foi usado.

Clara recebe depois de cinco anos o diagnóstico de seu filho, TEA (Transtorno Espectro Autista). Diante dessa nova realidade ela começa a deformar a realidade e se torna incapaz de resolver até os problemas mais simples a sua volta.

Conversar com ela, dar um apoio, citar exemplos de outras mães como ela, faz com que se sentisse incompreendida e desvalorizada.

Apresentou vários sintomas psicossomáticos, entre eles, com falta de ar, desamino constante, irritabilidade, falta de sono, sempre tendo que ir ao médico com a queixa principal de palpitações, náuseas e enjoos.

Sabemos hoje que a boa saúde depende de vários fatores entre eles a saúde psicológica que vem sendo muito utilizada na medicina para dar suporte aos seus pacientes. De acordo com Diener (2000), o conceito de ajuste psicológico se refere ao equilíbrio de afetos negativos e positivos referidos por um indivíduo diante de uma dada situação, o autor afirma ainda que durante o período de adaptação os indivíduos experimentam sensações desagradáveis e que os usos de estratégias de enfrentamento possibilitem o ajustamento psicológico gradual e a adaptação ao novo contexto. O primeiro passo acompanhamento psicológico e uma atividade física para aliar o estresse, além do suporte social para uma melhor compreensão da realidade e um momento de bem-estar físico.

Foi orientada a matricular o filho em uma instituição especializada e durante o período de atendimento dele Clara aproveitava para fazer sua atividade física e uma caminhada ao ar livre, aos poucos está superando alguns dos sintomas e bem mais disposta e segura para dar a assistência necessária ao seu filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com