TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia aplicado na saúde

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Psicologia Aplicado na Saúde

Trabalho apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina: Psicologia Aplicada na Saúde ministrado pela professora Camila Maria Fernandes. 

NOME: 

RA: 

GOVERNADOR VALADARES-MG

2019

Atividade no Portfólio

Descrição da atividade

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relaci-onadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar ali-mentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.

Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

Enquanto Profissional é necessário entender que o sucesso de qualquer indivíduo requer bons profissionais envolvidos, sendo assim, é obrigatório saber lidar com as mais diversas situações apresentadas. Nesse caso, se a saúde da pessoa depende de seus comportamentos e estes são passíveis de modificação, então se torna imprescindível que o profissional de saúde conheça o modo como estes padrões de comportamentos afetam a saúde, para facilitar e promover adesão ao tratamento e hábitos de vida mais saudáveis. A saúde pode ser influenciada por variadas condições, tais como: diferenças individuais, experiência e história de vida, traços de personalidade, sistema de crenças, padrão de comportamento, redes de suporte social.

Pensando que meu indivíduo, está sofrendo com a obesidade, possui dificuldades quanto a adesão ao tratamento, eu como profissional, vou procurar formar facilitadoras desse processo para o bom andamento e sucesso do mesmo. Tais como, manter o regime de tratamento o mais simples e curto possível, moldar o tratamento com o estilo de vida do paciente, simplificar as instruções com linguagem clara para garantir que se compreenda a quantidade, os horários e a duração do tratamento, assegurar-se de que o indivíduo entende o suficiente da lógica do tratamento para que ele tenha confiança nos prazos a serem cumpridos, envolver familiares e amigos no tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com