TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO OS TRÊS DOMÍNIOS DA ERGONOMIA COM A EXECUÇÃO DA TAREFA. DESCREVA-OS E DIFERENCIE ESTES DOMÍNIOS

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 6
  1. QUAIS SÃO OS TRÊS DOMÍNIOS DA ERGONOMIA COM A EXECUÇÃO DA TAREFA. DESCREVA-OS E DIFERENCIE ESTES DOMÍNIOS.

Ergonomias Físicas, Cognitivas e organizacionais.

FÍSICA: analisa a postura no trabalho, a forma de manuseio dos trabalhos, movimentos repetitivos, possíveis distúrbios musculoesquelético, num todo, segurança e saúde do trabalhador. Com o propósito de obter o melhor desempenho humano na realização de suas tarefas, a ergonomia física ocupa-se de realizar estudos antropométricos, que consistem em analisar as medidas do corpo humano, com a intenção de classificar biotipos e, a partir deles, dimensionar equipamentos, máquinas e ferramentas de trabalho. Trata da relação entre as atividades físicas executadas e as características da anatomia do homem, sua fisiologia, antropometria e biomecânica.

COGNITIVAS: objetivo é buscar medidas que diminuirão os fatores de estresse no ambiente de trabalho. Estuda-se carga mental exigida pelo trabalho, os processos de tomada de decisão, o desempenho especializado em determinadas áreas, a forma como ocorre à interação entre o homem e as máquinas, a confiabilidade humana, o estresse de origem profissional, a formação da concepção de pessoa-sistema e o treinamento referente aos projetos envolvendo seres humanos e sistemas. Trata dos processos mentais utilizados pelo ser humano na realização de suas atividades e como eles afetam suas interações com outros elementos de um sistema. Entre esses processos, destacam-se raciocínio, resposta motora, percepção e memória.

ORGANIZACIONAL: se propõe a estudar e intervir na cultura e no clima organizacional. Seu objetivo é buscar adaptar as condições da empresa para preservar a saúde e o bem-estar do trabalhador. Os tópicos mais relevantes nesse tipo de ergonomia são as comunicações, o trabalho realizado em grupo, os projetos participativos, o trabalho cooperativo, a organização em rede, a cultura organizacional, a organização temporal do trabalho e a gestão da qualidade. Trata da otimização dos sistemas sociotécnicos – ou seja, que incluem pessoas como partes inerentes do sistema – e suas estruturas organizacionais, de processos e políticas.

  1. DESCREVA SOBRE A HISTÓRIA DO TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM O TAYLORISMO.

A alteração dos métodos de trabalhos esteve na origem da Revolução Industrial, pois as primeiras fábricas eram de situação de calamidades, com jornadas de trabalhado de até 16 ou mais horas diárias, sem férias e etc. Essa alteração veio por meio de Frederick Winslow Taylor que trabalhou como operário e engenheiro em empresas e percebeu que havia uma lentidão nos ritmos nos processos de trabalho.

O Taylorismo assim passou a ser chamar, deu um novo estilo de trabalho às fábricas, observando os gestos realizado pelos trabalhadores no processo de produção e estimulando um tempo mínimo para se realizar os gestos e produzir.

Para que não houvesse resistência, ele estimulou os operários com pagamento do salário de acordo com a quantidade de peças produzidas, intensificando o aumento da produtividade dos trabalhadores.

Os principais princípios do Taylorismo eram:

- Encontrar uma melhor maneira para produção.

- Pessoas certas para as tarefas.

- Supervisão, recompensa e punição.

- Sistema de incentivos salariais.

  1. DUAS CORRENTES SE DESENVOLVERAM DENTRO DA PRÁTICA DA ERGONOMIA. DESCREVA-AS E EM QUE ASPECTOS ELAS SE DIFERENCIAM, DENTRO DE UMA ANÁLISE ERGONÔMICA.

Essas duas correntes da ergonomia a Anglo – saxônica: Inglesa Clássica e Francofônica: Francesa: Contemporânea, são complementares entre si, pois visa o mesmo objeto: o trabalhador realizar sua tarefa em seu local de trabalho.

Anglo – saxônica: Inglesa Clássica: Ergonomia Física adota o conceito de adaptação da máquina ao homem. A definição de desempenho eficiente é focada na produtividade e, portanto, na adaptação do homem ao trabalho, de maneira que o homem adapte tanto ao ambiente de trabalho, que produza mais e por mais tempo.

Francofônica: Francesa: Contemporânea: Ergonomia Cognitiva desenvolve sua análise visando à adaptação do trabalho ao homem, numa abordagem que enfoca os aspectos psicossociais da organização do trabalho de forma mais ampla. O ambiente de trabalho deve-se então ser adaptado a ele individualmente. A noção de conforto varia de indivíduo para indivíduo; a norma está baseada nas características psicofisiológicas e objetiva proporcionar o máximo de conforto e segurança.

  1. DESCREVA SOBRE OS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS DA ERGONOMIA UTILIZADOS NA SUA PRÁTICA COMO PRINCÍPIOS BÁSICOS E A IMPORTÂNCIA DESTES PRINCÍPIOS PARA A ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO.

Principais pressupostos da ergonomia são:

- INTERDISCIPLINARIDADE: é o princípio que destaca a importância da análise das condições de trabalho sob diferentes perspectivas. Pelo estudo das capacidades, limitações e demais características do ser humano, é possível adequar a atividade de trabalho de modo a garantir a qualidade operacional deste projeto. A atuação na prática é realizada em equipe e esta é composta por diferentes profissionais, tendo sempre como foco o tipo de atividade em questão. Para que o objetivo final seja alcançado, é necessário que várias disciplinas como Fisiologia, Psicologia, Sociologia, Anatomia e práticas profissionais como a Medicina do Trabalho, o Design, a Sociotécnica e as Tecnologias de Estratégia e Organização interajam.

- ANÁLISE DE SITUAÇÕES REAIS: consiste em coletar dados e informações que permitam ao ergonomista planejar e propor as mudanças necessárias no ambiente de trabalho, principais problemas enfrentados pelo trabalhador no seu dia a dia e estratégias adotadas por eles para solucionar os problemas e atingir seu objetivo final. A situação real de trabalho significa o que é feito e como é feito pelo trabalhador, ou seja, é a combinação entre os objetivos e metas determinados pela tarefa e as características pessoais do trabalhador, a experiência e o treinamento de que dispõe o indivíduo; ou seja, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (573.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com