TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO PEDAGOGIA

Por:   •  10/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO

PEDAGOGIA

Vitória Cristina da Silva

20152050

Nos anos anteriores ao curso de pedagogia e o magistério podia observar que o modo em que os alunos eram avaliados em sala de aula, se divergiam entre os professores e cada um avaliava de sua seguinte forma, pois a maioria aparentava utilizar do ensino tradicional no qual passava o conteúdo e em seguida a prova, avaliação e geralmente um trabalho para complementar a nota dos indivíduos.

Hoje apresento um olhar diferente dos anos anteriores, pois podemos obter diversas formas para que a avaliação seja feita, pois é possível avaliar os sujeitos através de trabalhos em grupos, exposições orais, produções de textos, testes, comportamento do aluno em sala de aula e com isso não forçar os indivíduos a seguir uma rotina e sim conhecer e entender o aluno para que possam crescer juntos na disciplina em questão, onde existirá uma troca de conhecimento, no qual irá compreender, e não memorizar.

Nos tempos atuais entendo a importância da avaliação e principalmente quando é empregada da forma correta, para que os professores e alunos possam adquirir resultados positivos e com isso um avanço escolar, pois será um processo que ajudará a revelar o que o sujeito aprendeu, se tornou um sujeito critico, se alcançou as expectativas, entre outros.

Compreendo que as novas metodologias de ensino utilizadas na atualidade, fazem com que os determinados alunos se desenvolvam e aprendam de forma mais lúdica e especialmente apresentando uma maior participação nas aulas e na construção de sua autoavaliação. Mas, também é necessário observar onde os profissionais precisam melhorar para que não haja reprovação dos sujeitos, criando estratégias para um melhor ensino, pois é necessário que os profissionais se atualizem sobre seus conteúdos. Sobretudo, os alunos necessitam de uma avaliação contínua, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno, pois com essas avaliações continuas podemos identificar as possíveis causas de seus fracassos e dificuldades.

Luckesi (1995) diz que “avaliação é um sinônimo de provas e exames” é uma herança trazida para o Brasil pelos jesuítas, e com isso percebemos que o olhar de avaliação é uma memorização para algum teste ou prova e hoje notamos que não é bem assim, pois não é apenas memorizar e responder, o indivíduo precisa entender o conteúdo e assim ter seu local para falar e conversar sobre o que entendeu do conteúdo. A avaliação não pode ser um dispositivo de punição e sim apresentada como aprendizagem e conhecimento.

Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando, onde podemos notar que a avaliação deve gerar informações claras e confiáveis. Em minhas experiências noto uma falta de clareza para um melhor resultado, pois muitas das vezes a turma perdia conteúdo por falta de acesso a plataforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com