TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO S7OBRE TECIDO ÓSSEO

Por:   •  5/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

1- Qual a função da cartilagem?

Sustentação, revestimento de superfícies articulares para evitar desgaste ósseo e tem função de crescimento dos ossos longos e constituição do esqueleto do feto.

2- Descreva a composição da cartilagem?

A cartilagem possui células denominadas condrocitos que se adentram em lacunas, situadas dentro da matriz extra célula que contem fibras de colágeno elásticas. O tecido cartilaginoso é envolto por pericôndrio, o tecido vascularizado que fornece nutrientes para a cartilagem.

3- Descreva a função das células da cartilagem?

Há três tipos: condrogenicas forma a matriz da cartilagem.

Condroblastos: se origina de células mesenquimais e das condrogenicos, essa célula possui organelas para a síntese proteica.

Condrocitos: são condroblastos circundados pela matriz, essas células podem reiniciar a síntese proteica quando revertem para condroblastos.

4- Explique sobre a formação da cartilagem hialina.

A cartilagem hialina surge compondo o esqueleto dos embriões ate o segundo mês de gestação, onde começa o processo de ossificação, exceto no nariz , anéis da traqueia, laringe, brônquios, discos epifisários e articulações, onde permaneceram para realização de suas funções vitais

5- Explique o crescimento das cartilagens.

As cartilagens crescem por dois processos: o crescimento intersticial a partir de condrocitos que se dividem metodicamente, e o crescimento posicional feito a partir do pericôndrio.

6- Explique os tipos de cartilagem e os locais onde encontramos no corpo.

Cartilagem hialina: Possui moderada quantidade de fibras colágenas. Encontra-se no nariz.

Cartilagem fibrosa: Apresenta abundante quantidade de fibras colágenas. Encontra-se no disco intervertebrais.

Cartilagem elástica: pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas, garantindo a maior mobilidade. Encontra-se na orelha.

7- Qual a composição do disco intervertebral?

Composição do discos intervertebral discos é formado por anel fibroso e núcleo pulposo.

8- Explique sobre Hérnia de disco.

Os tecidos entre os ossos da coluna são denominados discos intervertebrais. Estes discos são compostos de um centro macio, semelhante a um gel, e um revestimento externo rígido. O disco intervertebral cria uma junta entre cada um dos ossos da coluna que os permite se moverem. Quando o revestimento externo de um disco se rompe, seu centro pode passar pela abertura, criando uma hérnia de disco. À medida que envelhecemos, os discos em nossas colunas podem perder sua flexibilidade e elasticidade. Os ligamentos em torno dos discos se tornam frágeis e rompem com maior facilidade.

9- Explique sobre artrose

É uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com