TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO AMBIENTAL NO CARNAVAL

Por:   •  27/4/2017  •  Seminário  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SOCIOLOGIA

TRABALHO AVALIATIVO

QUESTÃO AMBIENTAL NO CARNAVAL


Italo Henrique Marques Campos

Jhonatan de Souza Alves

Karina de Paula Augusto

QUESTÃO AMBIENTAL NO CARNAVAL

PORTELA

Relatório apresentado ao curso de Graduação em Direito; Engenharia de Produção; Ciências Contábeis do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção da nota em trabalho.

Orientadores: Prof.Luiz Antonio da Silva

Há sempre a escolha entre voltar atrás para a segurança ou seguir em frente para o crescimento. O crescimento deve ser escolhido uma, duas, três e infinitas vezes; o medo deve ser superado uma, duas, três e infinitas vezes.

                                                                                                 (Abraham Maslow)

RESUMO

   O carnaval é um momento de grande festividade no Brasil onde muitos estados possuem escolas de samba criadas para alegrar o povo. Em meio a tanta folia neste período há grande consumo de produtos que geram resíduos e poluem o meio ambiente. Além da poluição de lixo nas ruas um outro grave problema é a poluição sonora onde carros com auto volume passam por avenidas causando alegria para uns e desconforto auditivo para outros. Mesmo havendo poluição neste período, escolas de samba fazem enredos onde destacam o meio ambiente enfatizando o cuidado que o ser humano deve ter e os danos que já causou.

 

Palavras-chave: Meio ambiente. Carnaval. Poluição.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO6

APRESENTAÇÃO – O que é e onde surgiu o carnaval7

Cenário – São Paulo7

SAMBA ENRREDO8

SUMÁRIO......................................................................................................................10

REFERÊNCIAS.............................................................................................................11


INTRODUÇÃO

O carnaval é um período de festas originadas na antiguidade e trazida de volta pelo cristianismo. Começava no dia de Reis e terminava na Quarta-feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. Surgiu no Brasil por volta do sec. XVII e hoje é considerada a maior festa do país onde reúne pessoas de vários lugares do mundo. O carnaval aborda temas diversos e entre eles o meio ambiente onde carros são enfeitados e pessoas se vestem mostrando com a dança e o samba as riquezas ou problemas do país.

APRESENTAÇÃO

Carnaval no brasil

  • O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa.

   Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos onde pessoas colocavam mascaras e se fantasiavam como alguma figura política ou como personagem teatral.

  • O primeiro baile de salão aconteceu em 1840 no Rio de Janeiro;

   Alguns burgueses e empresários italianos, empolgados com os grandes bailes de máscaras da Europa resolveram fazer o primeiro baile de carnaval no Brasil que foi realizado no hotel Itália no Rio de Janeiro.

  • O primeiro desfile de rua aconteceu em 1855 (Rio de Janeiro);

Com a presença do Imperador D.Pedro II, a festa tinha como principal meta  substituir o entrudo, uma espécie de carnaval de origem portuguesa, que ocorreu no país entre os séculos XVI  e XIII.

  • 1923 três escolas concorreram;

 Deixa Falar, Vai Como Pode e a Mangueira. A vencedora foi a Vai Como Pode, mas para ninguém se decepcionar, todos ganharam troféus.

  • 1950 chegada do trio elétrico.

Osmar e Dodô, a dupla que ficou conhecida por reformar um Ford antigo e sair às ruas em cima da caçamba na Bahia tocando músicas com som amplificado.

 

MEIO AMBIENTE

  • TIPOS DE POLUIÇÃO:

   No brasil, a poluição carnavalesca não é a penas a de lixo nas ruas. O auto som ligado, os resíduos jogados nas ruas e nas águas (praias, rios), a grande quantidade panfletos e banners, tudo isso causam impactos fortíssimos no meio ambiente e na sociedade.

>Poluição atmosférica;

>Poluição das águas;

>Poluição dos solos;

>Poluição sonora;

>Poluição visual.

     Todos os anos são feitos levantamentos da poluição gerada nas cidades onde acontecem o carnaval. O gráfico abaixo mostra a quantidade de lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro apenas no carnaval dos anos de 2015, 2016 e 2017.

[pic 2]

PORTELA

  A escola de samba Portela, campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2017, desfilou com o enredo “Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar. ” Onde traçou sua história através da natureza e também contou verdades e mitos. Abordou não apenas os rios, mas também a importância deles para o ser humano. A escola homenageou o Rio Doce, lembrando o rompimento da barragem de rejeitos em Mariana, no fim de 2015 que ocasionou a morte do Rio Doce, perda da biodiversidade e economia local.O desastre foi representado pelo carro alegórico denominado “Um Rio que era Doce”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (104.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com