TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Fisiologia Humana

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 14

Questionário

1. Explique, de forma resumida, o que é e como funciona o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

O sistema renina-angiotensina-aldosterona está envolvido, especialmente, no controle do volume do LEC e da pressão arte¬rial. As células justaglomerulares renais liberam, na corrente sanguínea, a renina, que chega até o fígado, em que sofrerá transformação pela ação do angiotensinogênio.

A renina é transformada, então, em angiotensina I, volta aos pulmões onde sofrerá a ação da enzima conservadora de angiotensina (ECA), transformando-a em angiotensina II, que tem a função de promover vasoconstrição e estimulação de aldosterona.

2. Quais os efeitos do exercício no sistema renina-angiotesina-sldosterona?

Durante a prática do exercício, ocorre aumento na produção de calor. Iniciam- se alguns reflexos termorregulatórios controlados de forma neural e localmente que resultam em transpiração aumentada e fluxo sanguíneo aumentado para a pele.

Desse modo, o corpo pode sofrer grandes perdas de água. Essa perda resulta em redução do volume plasmático, aumento da osmolalidade plasmática, o que provoca uma resposta hormo¬nal complexa para conservar a água corporal, e, também, fornecer uma regulação em longo prazo da pressão arterial.

Sabendo-se que o fluxo sanguíneo renal diminui acentuada¬mente com o exercício, em proporção direta com a intensidade do esforço, pode-se esperar que os hormônios que integram esse sistema aumentam consideravelmente suas concentrações com o exercício. Esse aumento da atividade e da concentração da reni¬na plasmática, de angiotensinogênio II e aldosterona foi verificado tanto em exercícios anaeróbios como nos aeróbios.

3. Por que é importante estudar o equilíbrio ácido-base?

Estudar o equilíbrio ácido-base é importante, pois com base nesses conhecimentos, desvios de pH podem ser clinicamente cor¬rigidos, evitando óbitos. Além disso, é importante para os educa¬dores físicos, pois sabe-se que a acidose não corrigida é um fator limitante do exercício físico intenso e, finalmente, por questões evolutivas, para entender as adaptações de animais a condições de pH adversas.

4. A respiração pode ser dividida em quatro eventos principais. Quais são eles? Explique cada um.

• Ventilação pulmonar, que se refere à entrada e à saída de arentre a atmosfera e os alvéolos pulmonares.

• Difusão de oxigênio e de dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue.

• Transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais para e das células.

• Regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração.

5. O que é volume corrente, volume de reserva inspiratório, volume de reserva expiratório, volume residual, capacidade inspiratória, capacidade funcional residual, capacidade pulmonar total? Qual o valor de cada índice?

• Em uma situação de repouso, em um homem adulto jovem saudável, aproximadamen¬te 500 ml de ar entram e saem a cada ciclo. Esse volume de ar, que inspiramos ou expiramos normalmente a cada ciclo, corresponde ao que chamamos de Volume Corrente (VC).

• Volume de reserva inspiratório: Numa situação de necessidade podemos inspirar um volume muitas vezes maior, numa inspiração forçada e profunda. Que corresponde a, aproximadamente 3.000 ml de ar num adulto jovem e saudá¬vel.

• Volume de reserva expiatório: Ocorre quando expiramos um maior volume de ar, aproximadamente 1.500 ml.

• Volume residual: Trata-se de um considerável vo¬lume de ar que ainda permanece no interior de nossas vias aéreas e de nossos alvéolos, mesmo após uma expiração profunda. E corresponde a, aproximadamen¬te 1.000 ml.

• Capacidade inspiratória: É o volume de reserva inspiratório somado ao volume corrente (aproximadamente 3.500 ml).

• Capacidade funcional residual: Corresponde ao volume de reserva expiratório somado ao volume residual (aproximadamente 2.500 ml).

• Capacidade vital: É a capacidade inspiratória mais o volume de reserva expiratório (aproximadamente 5.500 ml).

• Finalmente, a soma dos volumes corrente, de reserva inspi¬ratório, de reserva expiratório, mais o volume residual, correspon¬de à nossa Capacidade pulmonar total (aproximadamente 6.000 ml).

6. Durante o exercício, o consumo de O² pode aumentar de 250 ml/min para até 3.000 ml/min. Como o organismo responde a este aumento?

O aumento da demanda ocorre da seguinte forma:

• Aumentando o débito cardíaco.

• Aumentando a ventilação.

• Aumentando a extração de O2 a partir do sangue

7. Como o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pela corrente sanguínea?

Apenas uma pequena parte do O2 que penetra na cor¬rente sanguínea se dissolve no plasma, cerca de 5%. Porém cerca de 95% do oxigênio é transportado pela hemoglobina presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de oxigênio, formando a oxi-hemoglobina (Hb). Dessa forma , 1 g. de hemoglobina transporta 1,34 ml de oxigênio. Se 100 ml de sangue contém 15 g de hemoglobina (14 a 16 g %), 100 ml de sangue transporta cerca de 20,1 ml de oxigênio:

Hb + O2 ↔ HBO2

Já o CO2 pode ser transportado de três formas diferentes, sendo que 7% é transportado como CO2 dissolvido no plasma, 23% combina-se com a hemoglobina no interior das hemácias, forman¬do a carboemoglobina, composto instável e com proteínas do plas¬ma. Devido à presença da enzima anidrase carbônica presente nas hemácias, a maior parte, 70% do CO2, reage com a água, produzin¬do ácido carbônico (H2CO3), que rapidamente se dissocia em H+ e HCO-3 (bicarbonato).

8. A frequência respiratória varia entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (578 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com