TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

Por:   •  11/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  7.972 Palavras (32 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE        7

2        RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS usados NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL        8

3        RELATO DE ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS        10

4        RELATO DA ANÁLISE DO LOCAL DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO        13

5        RELATO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO        15

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO        16

7        RELATO DA PARTICIPAÇÃO        18

8        APRESENTAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO        20

9        RELATO DOS APONTAMENTOS DO SUPERVISOR DE CAMPO        22

10        RELATO DE INTERVENÇÃO        24

11        ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DE CAMPO        25

12        APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS        27

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        30

REFERÊNCIAS        31

INTRODUÇÃO

O Presente Relatório de Estágio busca expor a experiência e vivência no estágio de prática em Educação Física realizado na Musculação, na Academia Eficaz, na cidade de Santa Maria.  

Nesta prática de estágio realizei um misto de observação/prática/ação/reflexão sobre a atuação da Atividade Física na academia não apenas com uma proposta de “molde” do corpo para que a pessoa possa se enquadrar dentro de um padrão de estética estabelecido pela sociedade do consumo e de idealização da beleza. A proposta é aceitar-se como se é em sua essência e características corporais (auto – estima), mas saber que essa aceitação não quer dizer que não se pode buscar a melhora do desempenho físico para uma maior qualidade de vida. Ou seja: você é ótimo como é, mas pode ser mais ainda quando colocar em prática um conjunto de atividades ao um maior desempenho físico, maior condicionamento físico, te levando, assim, a uma maior qualidade de vida. Neste eixo está a associação de atividades físicas voltadas a saúde direcionada para a qualidade de vida de excelência. Sendo assim, a ideia não é malhar até a exaustão, buscando resultados imediatos, mas sem preocupação com as consequência desta exaustão. No passo a passo e no respeito às características físicas e histórico de saúde de cada um, se estabelece um programa voltado ao prazer na atividade física, na melhora de seu condicionamento e nas mudanças de hábitos para uma saúde de qualidade.

 Considerando esta perspectiva central da Academia Eficaz fiz, deste, também os meus objetivos enquanto futura profissional da educação física. E, nestes objetivos, tracei os planejamentos de meu estágio, assim como agucei minha capacidade de observação e orientação dos alunos. Neste sentido de conexão das atividades físicas com a saúde integral que, na academia, optei por fazer o estágio tendo como foco a musculação. Há, ainda uma crença difundida de que a musculação é apenas uma questão de estética, que as pessoas se exercitam só para conseguir um corpo bonito. Mas os benefícios da musculação se expandem para além disso, pois se coloca como uma das atividades essenciais para ter saúde, dar força aos músculos, prevenir doenças e gerar bem-estar para o corpo todo. E foi justamente ao ampliar esta perspectiva o maior resultado obtido por mim, enquanto futura profissional da educação física.

  1. RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

O estágio foi realizado na Academia Eficaz e desenvolvido durante as aulas de musculação. A academia e os professores têm muito conhecimento a respeito de treinamento, tanto para alto rendimento quanto para grupos especiais, a equipe é realmente inspiradora. O espaço apresenta ótima qualidade e assistência. O estágio foi realizado durante o período de setembro a outubro de 2021, contando com a assistência do coordenador técnico, de um professor e do coordenador da área da musculação.

Não há montagem de treinos individuais, mas também não são treinos genéricos. Nessa metodologia o aluno é acompanhado orientado todos os dias por professor e por estagiário, no qual professor e o estagiário adequam o treino semanal ao objetivo do aluno, diferenciando-se de outras academias que muitas vezes ignoram o acompanhamento dos alunos, levando-os muitas vezes a lesões ou evasão pelo fato de se sentirem ignoradas. Inclusive já tivemos alunos que afirmaram terem saído dessas academias por conta da falta de atenção e/ou terem se lesionado. Pretendi então junto com a equipe, auxiliar os alunos na busca de seus objetivos, na prevenção e tratamento de lesões, bem como adquirir experiência ao lidar com diversos alunos e suas individualidades. O estágio proporciona o conhecimento prático das disciplinas teóricas que vemos na faculdade, o que na minha visão consolida o conhecimento desenvolvido nas aulas, levando também ao conhecimento inclusive de assuntos pouco abordados na faculdade, pois cada aluno possui uma individualidade física e mental, na teoria muitas vezes vemos as coisas como “preto e branco”, de forma objetiva e clara, mas ao lidar com pessoas percebemos que as coisas são muito mais coloridas e cada aluno tem uma forma de aprender e desenvolver os exercícios e atividades, bem como os objetivos que são muitas vezes diferentes, muito além da ideia comum de “emagrecer e ganhar massa” que geralmente vemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (882.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com