TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTÁGIO RECREAÇÃO E LAZER

Por:   •  6/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  1.847 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

                                        UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 GREICE ALINE WEBER

R.A.: 20167117-5                            

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – RECREAÇÃO/LAZER e EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

FELIZ/CANOAS RIO GRANDE DO SUL 2022


1 INTRODUÇÃO

No dia 09/08/2022 foi dado o início do estágio supervisionado II, onde realizei meu estágio em dois locais. O estagio de Educação Física Adaptada realizei no Studio Goes Ltda localizado na Rua Emancipação, 365 no Centro da Cidade de Vale Real. Já o estagio de Recreação e lazer realizei no Mabel Clube Educacional Ltda , localizado na Rua Santa Terezinha, 860 na cidade de Canoas.

No primeiro dia de estágio no Studio Goes, juntamente com a proprietária e professora foi me apresentado o espaço, a metodologia de trabalho e aplicação das aulas. Em seguida foi me apresentada a aluna com CID que eu iria acompanhar.

No Mabel Club Educacional, junto com a professora, foi me apresentado os alunos e espaço utilizado para fazer as atividades recreativas com as crianças.

 O foco deste trabalho é expor a experiência vivenciada em um estágio acadêmico supervisionado em Educação física adaptada e um estágio de recreação e lazer.

2 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

2.1 PERCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO LOCAL

O Studeo Goes é um Studeo de treinamento funcional, que atende em média 130 alunos, com público bem variado, desde crianças a idosos. O Studeo está localizado em uma sala ampla, com chão de grama sintética, materiais variados como esteiras, bicicleta, halteres, bolas, caneleiras, barras, step, colchonetes, entre outros materiais necessários para uma aula de funcional. Em relação ao local e materiais não tenho nenhuma critica, achei tudo ótimo.

O Clube Mabel é um Clube de recreação, conta com 38 alunos de 5 a 14 anos de idade, os alunos frequentam o Clube no turno oposto da sua aula. Fica localizado em um espaço amplo, cheio de árvores. Os materiais utilizados nas áreas externas são variados, como bolas, cordas, cones, coletes, tacos, bambolês, etc.. Os espaços onde são realizadas as atividades de recreação com as crianças é um campinho com grama sintética não coberto, um espaço com piso não coberto e outro espaço com brita não coberto. Em caso de chuva a professora leva os alunos para uma sala de jogos, onde se encontram jogos de tabuleiro, dominó, quebra cabeça e brinquedos como bonecas, carrinhos, legos. Tanto o espaço como materiais eu achei ótimos.


2.2 OBSERVAÇÃO/PARTICIPAÇÃO

No Studio Goes a aluna com PCD tinha treino funcional três vezes por semana, todos os exercícios passados para ela eram de até dez repetições, por exemplo: 3x10 ou 4x10, pois ela não conseguia contar mais que dez. Nos exercícios de tempo, a professora sempre tinha que marcar, pois a aluna não conseguia. Durante as aulas ela sempre se esquece dos exercícios, tem muita dificuldade em exercícios de braço e sua coordenação motora é muito ruim e por isso é uma aluna que exigia mais atenção e correção da professora. A professora era muito atenciosa comigo e sempre tirava todas minhas dúvidas.

No Clube Mabel os alunos eram divididos em duas turmas, a turma kids que tem alunos de 5 a 8 anos de idade e a turma Teens com faixa etária de 9 anos aos 14 anos. Cada aula de recreação era de 30 min cada. A turma kids era uma turma agitada e nela havia 2 alunos com autismo e 1 com hiperativismo, muitas vezes a professora parava a aula para pedir silêncio e acalmar os alunos. As aulas eram bem divertidas e apesar de ter pouco tempo os alunos se divertiam bastante. A professora se mostrou muito atenciosa com os alunos e comigo durante as aulas e tirou todas minhas dúvidas.

2.3 APLICAÇÃO DE ATIVIDADES

Durante as aulas que ministrei no Studeo Goes não tive dificuldades em orientar a aluna com PCD, pois desde o primeiro dia que fui observar as aulas, tirei todas as minhas dúvidas com a professora, perguntei tudo sobre a aula e observei bem como a professora lhe dava com a aluna. Algumas vezes, durante a aula que ministrei a aluna perdeu o foco e tinha conversas infantis, mas a professora havia me avisado sobre e eu fui firme com a aluna para ela não perder o foco. O treino que passei para a aluna foi o mesmo do Studeo, a professora achou melhor eu passar o treino que ela já estava se adaptando e pelo motivo dela recém ter trocado de treino. Tive um bom relacionamento com a aluna desde o primeiro dia de observação e meus objetivos com a aluna foram atendidos durante as aplicações das aulas.

Nas aulas que ministrei no Clube Mabel me senti em casa, como já tenho experiência com crianças, pra mim foi muito tranquilo aplicar as aulas. Com a turma kids, onde a faixa etária era de 5 anos aos 8 anos de idade, as aulas exigiam mais “pulso firme” pois era uma turma muito agitada e gostavam de conversar. Levei jogos e brincadeiras que eram novos pra eles, e isso fez com que prestassem muita atenção e todos participassem das aulas. A turma teens, que tinha faixa etária de 9 aos 14 anos, era uma turma muito calma e prestava muita atenção em todas as aulas que ministrei, sempre muito participativos e carinhosos. Tive um bom relacionamento com os alunos, tanto com a turma kids quanto a turma teens desde o primeiro dia de observação e meus objetivos com os alunos e aulas foram atendidos durante as aplicações das aulas.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pedrinelli (2002, p. 54) nos faz refletir que, devemos considerar e respeitar as diferenças individuais, criando a possibilidade de aprender sobre você mesmo e sobre cada um dos outros, em uma situação de diversidade de ideias, sentimentos e ações [...], assim, aprendendo e crescendo com o outro!

Na Educação Física podemos visualizar claramente a diversidade existente em nosso cotidiano, bem como, perceber em cada aluno as suas diferenças individuais, onde cada um deste, apresenta-se com as suas habilidades, dificuldades e limitações, e que, muitas vezes, não são aceitas pelos colegas, pois o desenvolvimento da aula e a mediação do(a) professor(a), não torna-se propício para a igualdade de participação e para a formação do cidadão reflexivo e consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com