TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTE RELATÓRIO DEVERÁ CONTER O RESUMO, ANALOGIA COM A DISCIPLINA E CONCLUSÃO

Por:   •  2/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ESTE RELATÓRIO DEVERÁ CONTER O RESUMO, ANALOGIA COM A DISCIPLINA E CONCLUSÃO

Nome do Aluno (a                                                     R.A: Curso de Gestão em:  Finanças                Ano/Semestre: 2020/2 sem

Título do Relatório: Pesquisar e descrever a importância da RECLASSIFICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, para uma análise financeira mais efetiva, explicando o impacto positivo e negativo dessa RECLASSIFICAÇÃO nos índices de liquidez das empresas.

Referente à Disciplina:   Análise de Demonstrativos Financeiros                                  Professor(a) Responsável:                                                                                                                         Local do Evento:                                                   Data do Evento:           /           /         Duração:                                         Possui Anexos:  (       )  SIM       (        )   NÃO     Descrição do Anexo:                   Observações Relevantes:                                          

Define-se como Reclassificação das Demonstrações Contábeis uma nova classificação, um reagrupamento de algumas contas, sobretudo no Balanço Patrimonial e na Demonstração do resultado do exercício. São alguns ajustes necessários para melhorar a eficácia da análise. Por meio de agrupamento de contas nas demonstrações contábeis, pode-se melhorar a situação econômico-financeira da empresa fazendo uso de certa destreza.

Algumas contas no balanço patrimonial devem ser reclassificadas para melhor representar as aplicações e as origens dos recursos informados no balanço patrimonial.

Em nosso atual cenário, essa necessidade de Reclassificação das Demonstrações se dá ao fato de estarmos vivendo uma crise econômica devido à quarentena necessária para controle de atual pandemia de Corona vírus.

Segue Exemplos:

- Despesas de exercício seguinte, ativo circulante, e despesas de exercício futuros, ativo não circulante, que representam as despesas pagas antecipadamente que afetarão o resultado de exercícios seguintes, portanto, não se transformará em dinheiro não podendo ser utilizada para saldar dívidas, que é uma condição de Ativo, portanto, devendo ser reclassificada para o patrimônio líquido para fins de análise;

- Diferido representa despesas ocorridas que afetarão os resultados de exercícios futuros; reclassificar para o patrimônio líquido;

- Duplicatas descontadas é uma conta redutora de duplicatas a receber de cientes. Tem a característica de uma obrigação financeira, pois caso o cliente não liquide a mesma no vencimento, a empresa terá que saldá-la junto ao banco que lhe havia feito o adiantamento do valor em espécie; reclassificar para o Passivo Circulante.

- Resultado de Exercícios Futuros são valores recebidos por antecipação de receitas, deduzidos dos custos penitentes. Nesse caso, havendo a possibilidade de desfazer o negócio devem ser reclassificadas para o Passivo circulante ou não circulante, podendo ele representar exigibilidades; Reclassificar para o Patrimônio liquido quando são considerados recursos da empresa.

As imobilizações em andamento representam recursos aplicados em bens que não estão em produção, sendo assim, a informação deverá ser apontada, porém não será reclassificada, podendo fazer uso dela nos cálculos de retorno dos ativos.

Essa reclassificação visa a distribuição do Passivo Circulante em Financeiro e Operacional.

Já no subgrupo Financeiro ficam classificadas as contas que não estão diretamente relacionadas com o ciclo operacional da empresa, já no subgrupo operacional estão categorizadas as contas relacionadas com o ciclo operacional da empresa.

As contas do Operacional, incluso no ativo, são estoques, contas a receber dentre outras. No passivo Operacional estão classificadas as contas como os salários dos funcionários, fornecedores, dentre outras.

Outro exemplo de reclassificação seria o caso da empresa decidir se dispor de um imóvel que está classificado no imobilizado permanente, ativo não circulante, classificando essa conta no ativo circulante, o analista terá que reclassificá-lo.

Havendo essa classificação, evidentemente a situação financeira a curto prazo melhorará. Porém, a venda de um imóvel não é algo tão simples e imediato, se tornando uma transformação demorada pelo fato da operação ter liquidez reduzida, sendo um ponto negativo para uma necessidade de reestruturação financeira de curto prazo vividas pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com