TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA ATIVIDADE PRÁTICA

Por:   •  27/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Licenciatura em Educação Física     Polo- Itabuna

Disciplina: Biologia Celular e Bioquímica

Professor: Sérgio Lopes

Aluna: Quelli Roberta Ferreira dos Santos

                                     RELATÓRIO DA ATIVIDADE PRÁTICA

O objetivo do experimento que aqui será relatado foi de observar o transporte passivo denominada osmose que ocorre com o movimento das moléculas do solvente por uma membrana semipermeável do meio hipotônico para o meio hipertônico.

No experimento foi utilizado em cada amostra 3 filetes de pimentão verde, sal (cloreto de sódio), água, 3 potes de vidro e estilete. O procedimento se deu com corte de 9 filetes do pimentão, do tamanho equivalente mais ou menos ao de um palito de fósforo (por 1 cm de largura, aproximadamente). Foi mantida a película do pimentão que é praticamente impermeável.

A metodologia da atividade prática com o pimentão ocorreu da seguinte forma: na primeira amostra foram colocados 3 filetes de pimentão em uma solução de água com uma pitada de sal, na segunda amostra foram colocados mais 3 filetes de pimentão com uma solução com maior concentração de sal e por fim os últimos 3 filetes foram colocados na terceira amostra apenas com água sem nenhuma adição de sal ou outro soluto.

O que se pode observar depois de uma hora após o experimento é que a estrutura dos filetes de pimentão estava mudando gradativamente. Na AMOSTRA 1- água com a pitada de sal as células ganham e perdem a mesma quantidade de água. Os filetes permaneceram retos. Na AMOSTRA 2- água com duas pitadas de sal as células perdem água para o meio e encolhem. os filetes ficam curvados para dentro. Na AMOSTRA 3-água sem sal as células receberam água e aumentaram o tamanho. Filetes curvados para fora. Dessa forma, enquanto os filetes que estavam na água sem o sal ficaram mais duro e conservados, as amostras que estavam na solução estavam murchando e ficando mole.

Observando as amostras, quando pegamos uma solução com maior concentração de soluto, dizemos que o meio é hipertônico; quando a solução é menos concentrada então ela é hipotônica. A osmose é comum entre as células e é caraterizado pela movimentação da água(solvente) através da membrana de um meio menos concentrado(hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico). O solvente atravessou a membrana da célula e migrou da região onde ele se encontrava com maior quantidade para um lugar onde se apresenta em menor quantidade, sem nenhum gasto de energia.

Na AMOSTRA 2 a quantidade de sal é maior na água, há maior quantidade de soluto, ou seja, aquela solução é hipertônica. A água então saiu das células do pimentão por osmose na tentativa de deixar o meio interno e externo com a mesma quantidade de solvente e soluto.

        Contudo, o que aconteceu aqui foi o transporte passivo por osmose, onde se percebe as variações de estrutura sofridas nos filetes de pimentão que ocorreram devido à entrada e saída de água, influenciadas por uma maior ou menor quantidade de sais no interior da célula, tornando-a hipotônica ou hipertônica, levando o pimentão a murchar ou inchar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (546.7 Kb)   docx (781.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com