TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS.

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

DISCIPLINA: Medidas e Avaliação em Educação Física

NOME DO ALUNO (A): Cleisiane Neco Salles

TURMA:  A            SEMESTRE: 7°         DATA: 23/03/2017

PROFESSOR TUTOR: Evelim Carlos Almeida Pires

  • TEMA: Testes ou rotina de uma coleta de dados para uma possível avaliação física (flexibilidade) ou postural.

  • OBJETIVOS: conhecer e entender para quê serve os testes e como inseri-los em sala de aula.
  • MATERIAL; Fita antropométrica, Banco de wells, apagador, ficha de protocolo, goniômetro pendular, caneta dermográfica, simetrógrafo ou fio de prumo, trena, colchonete, fita adesiva e giz.

DESENVOLVIMENTO: Após as propostas sugeridas pelo professor sobre como aplicar os testes em sala de aula e ter um bom desempenho, seguimos para o próximo passo. Submeter o avaliado a determinados testes, coletar as informações precisas, visualizar o desempenho do mesmo e orienta-lo caso precise.

TESTE 1: DEDO AO SOLO

Esse teste trabalha basicamente toda a cadeia posterior, desde a panturrilha à parte dorsal do tronco.

PROCEDIMENTOS: esse teste é considerado simples e dispensa qualquer tipo de aparatos ou instrumento na sua realização. Então com Corpo ereto, mãos de inicial solta ao longo do corpo e pés a frente e juntos. Em seguida vai sobrepor uma mão sob a outra e flexionar o troco o máximo que puder em direção aos pés. Segura por volta de 2 segundos e retorna a posição inicial. Feito os testes observa-a a amplitude e restrição em cada região de acordo com a resposta do avaliado.

TESTE 2: TESTE SENTAR E ALCANÇAR de Wells e Dillon

Esse teste também trabalha a parte da cadeia posterior, amplitude e flexibilidade do tronco.

PROCEDIMENTOS: para a realização do teste o avaliado senta-se no chão, com o joelho estendido, descalços, apoiando a região plantar dos pés na extremidade frontal do banco. Ele então deve inclinar seu corpo á frente(flexão de tronco), empurrando com as pontas dos dedos o apagador  o máximo que conseguir. Registra a distância em centímetros do local em que o apagador para. Nesse mesmo teste podemos usar as variações bilateral e unilateral.

Esse mesmo teste tem como ser executado de forma adaptada demarcando com a fita métrica. Mas nesse caso as avaliações devem ser especifica para cada teste e suas variações.

TESTE 3: MOBILIDADE DE OMBRO

O mesmo trabalha os membros inferiores, teste simples. Não precisa de aparelho e a avalição é positiva ou negativa (sim ou não).

PROCEDIMENTOS: pés afastados na largura dos ombros e braços esticados ao longo do corpo. Teste consiste em deslocar o braço por cima do ombro, onde a palma da mão vai encostar-se ao meio da costa entre as escapulas. Lembrando, A posição tem que está sempre de forma ereta. Em seguida com a outra mão virada de forma com que o dorso da mão toque a costa, os dedos terão que encostar-se aos dedos da outra mão de cima. O ideal é que esse teste seja feito com ambos os braços e de forma inversa.

TESTE 4: MEDIDAS EM GRAUS

PROCEDIMENTOS: com o aparelho goniômetro faz-se os testes tanto na parte superior quanto posterior do corpo, esse teste é realizado para que se possa avaliar a amplitude e flexibilidade dos membros das articulações. Teste considerado simples. O aparelho deve ser posicionado com as mesmas medidas das dobras cutâneas. Deve ser preso de forma justa ao corpo para que não sofra alterações nas medidas e faz o deslocamento do membro e analisa os dados.

OBS: PARA ESSES TESTES DE FLEXIBILIDADE O IDEAL É QUE HAJA UM INCENTIVO DA PARTE DO AVALIADOR, CASO O AVALIADO NÃO CONSIGA ALCANÇAR AS MEDIDAS ESPERADAS. MOTIVANDO-O HÁ TRABALHAR COM ALONGAMENTOS ESPECIFICICO PARA CADA DIFICULDADE APRESENTADA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com