TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  22/4/2018  •  Artigo  •  3.182 Palavras (13 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO

 FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

   

                                                                                                   Nome dos Alunos Estagiários:

                                                                         Adailson Martins Barros

                                                                         José Amorim Guimarães

                                                                        Orientador: 

                                                                    Prof. José Geraldo M. de Meneses

Timon-MA

2016


[pic 2]

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO

 FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

   

Local do Estágio: Unidade Integrada Vereador Laércio Fernandes de Oliveira

                                                                                                   Nome das Alunas Estagiárias:

                                                                         Maria da Conceição Silva da Costa

                                                                         Tayana Mayara Silva Nascimento

Timon-MA

2016


SUMÁRIO:


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo mostrar as experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula e as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental nas Séries Iniciais do Curso de Licenciatura Plena em Educação Fisica em Processos pedagógicos, turmas unificadas “A e B”, estágio realizado na escola municipal Unidade Integrada Vereador Laércio Fernandes de Oliveira no 1º Ano “C”, turno vespertino, a classe contém doze alunos, sendo um aluno portador de Necessidades Educacionais Especiais, com as professora da prática Douglean e Zeneide.

A instituição de Ensino da rede municipal unidade Integrada Vereador Laércio Fernandes de oliveira, contém um anexo de Educação Infantil  a Escola Domingas de Oliveira Lima, situada ao mesmo endereço da escola sedente do estágio na Travessa José Xavier Pereira s/n, Bairro Santa Rita de Cássia, Carutapera Maranhão. A mesma atende nos turnos matutinos e vespertinos as seguintes modalidades de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental nos Iniciais e Finais e Atendimentos Especializados aos Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, somando um total de quinhentos e setenta estudantes, a mesma possui os seguintes funcionários, dois guardas, quatros secretários, quarenta e cinco professores, doze AOSDS, um gestor e dois coordenadores, sendo um do Ensino Infantil e a outro no Ensino Fundamental anos Iniciais e Finais, concluindo com o total de sessenta e oito funcionários na Instituição.

Das informações estruturais, a escola apresenta bom estado de conservação que suporta o total de quatorze salas de aula, uma sala de professores e sala da  direção climatizadas, secretária, cozinha, banheiros para funcionários e alunos, banheiro adaptados para alunos especiais, sala de informática equipada, quadra de esportes e eventos e uma sala de Atendimento Educacional Especial (AEE).

O Estágio Curricular Supervisionado na modalidade do Ensino Fundamental nas Séries Iniciais, foi acompanhado pelas professoras regente Douglean e Zeneide, o mesmo tem como objetivo propiciar ao acadêmico o contato com a realidade escolar, propiciando aos futuros pedagogos condições de autonomia  para relacionar o conhecimento teórico construído no decorrer de quatros anos de estudos acadêmicos, com o intuito de contribuir para ação pedagógica e formação profissional.


2- ESTÁGIOS SUPERVISINADO NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

O objeto do Ensino Fundamental nas Séries Iniciais é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças de 06 a 10 anos, pois as principais características dessa modalidade é de oferecer subsídio que possibilitem o desenvolvimento integral dos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social da criança, possibilitando aos educandos o exercício da cidadania e formação de seres reflexivos, crítico, autônomo, isto é “pensar por si próprio”. Para isso fica cabível reforçar a autonomia e identidade da criança, as estruturas dessas ações pedagógicas sistematizadas como linguagem oral e escrita, movimento, sociedade, ciência, geografia, história, matemática, música, artes... Desse modo pretende-se proporcionar um aprendizado prazeroso na mediada que atende as necessidades do ludismo e do conhecimento adquirido com a exposição e apresentação de matérias didáticos, levando em consideração as etapas de desenvolvimento educacionais significativos que permita ao educando estar em constantes transformações de aprendizagem, tanto cognitivo com intelectual.

Precisamos de novos horizontes, meios e metodologias complementares para que as crianças possam ter uma aprendizagem e conhecimento de qualidade, a educação é um instrumento no processo de socialização na sociedade atual a escola deve ter como objetivo formar cidadãos críticos com opiniões próprias que possam viver em sociedade e propor atividades em que as crianças possam ampliar a compreensão da sua própria história, da sua forma de viver e de si relacionar, identificar, diferencias e semelhanças entre as histórias vividas pelos colegas e por outras pessoas e grupos sociais próximos ou distantes, que conhecem pessoalmente ou que conhecem através das histórias ouvidas, lidas, vista na televisão, em filme, em livros... histórias individuais e coletiva que participara e que participam da construção da história da sociedade contemporânea. Portanto, o convivo da criança com outras pessoas, sejam elas adulta ou também criança, é de fundamental importância para o seu desenvolvimento. A organização desse espaço de convívio também passa a ter muita importância, conforme seja estimulante e provocador de situações de diálogo. Sabe-se que o processo ensino aprendizagem é uma construção mútua, de interação entre o professor e o aluno, Freire salienta que?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (117.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com