TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTAL II

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 10

JOSIANA DE BRITO GONÇALVES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FUNDAMENTAL II

RUBIATABA

2015

JOSIANA DE BRITO GONÇALVES[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física apresentado a Faculdade Santo Augusto (FAISA). Sob a orientação do professor Wanderson Sales de Sousa.

RUBIATABA

2015

 SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO        4

OBSERVAÇÃO        5

SEMIREGÊNCIA        6

REGÊNCIA        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        9

APÊNDICE        10

Introdução

Antes e depois de qualquer atividade física é de suma importância que seja feito o alongamento.

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito do alongamento é o aumento da flexibilidade, que é maior amplitude de movimento possível de uma determinada aplicação. (GENNARI, 2002) disponível em: http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm

Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como conseqüência a sua flexibilidade. Esse é o principal efeito do alongamento, pois assim será maior o movimento possível para uma determinada articulação.

Importância da Ginástica nas escolas

Historicamente a Ginástica aparece nos currículos escolares brasileiros marcada por princípios eugênicos, higiênicos e morais, sendo considerada,  

[…] como elemento capaz de promover a saúde através do ‘saudável’ exercitar dos músculos (...). Portanto a ginástica não deveria ficar fora da escola (...). Uma educação popular que não contemplasse a ginástica seria considerada indigna desse nome, porque esta deveria acompanhar todo o ensino e plantar no homem o sentimento de sua necessidade (...). Soares (1994: p. 111).

Ramos e, Viana explica que:

“[...] a ginástica sendo ela competitiva ou não, em geral é vista como uma modalidade pouco acessível para as aulas de educação física escolar, tendo como base uma visão elitista, que tem o intuito de formar ginastas em nível de competição” (2008, p.194)

OBSERVAÇÃO

             No dia 16/04/2015 iniciou-se a fase de observação no Colégio Estadual Gilvan Sampaio, após a autorização da diretora Irlane Maria dos Santos, para a realização do  estágio do ensino fundamental II com o professor de Educação Física Sérgio Antunes Dourado. Onde foi possível ter acesso ao PPP do Colégio.

           O colégio foi construído em 1978 e está situada no Setor Aeroporto, Rua Araticum s/n, atende uma clientela escolar de 605 alunos, sendo 500 alunos de 3º a 9º ano e 106 da EJA- Educação de Jovens e Adultos – ensino médio e contamos com um total de 66 funcionários.

              Atualmente o Colégio é dirigido pela Filósofa, Irlane Maria dos Santos, vice-diretora Ângela Maria Gomes Melo e secretária Eleusa Maria Costa Marra e uma equipe de Coordenadores Pedagógicos e professores qualificados os quais desempenham um papel de suma importância para a comunidade escolar, pois tem como objetivo de levar uma educação integral, buscando sempre melhoria no ensino de aprendizagem do educando.

             No dia 17/04/2015 como continuidade na fase de observação, as aulas foram observadas nas turmas 6° B, 7ºA, 8ºA, 8° B, 9ºA, o professor conversou com os alunos sobre a disciplina que seria aplicada, que era ginástica, logo após os alunos foram para a sala de vídeo, onde assistiram alguns vídeos sobre os tipos de ginásticas. Para concluir a aula os alunos retornaram para a sala de aula onde o professor pediu para que eles formassem grupos e discutissem sobre o que aprenderam com os vídeos.

SEMIREGÊNCIA

              No dia 22/04/2015 começando a semi-regência, nas turmas 6°A, 6°B, 7°A, 7°B, 8°B, o professor explicou pra a turma, que a aula seria ginástica aeróbica, os alunos foram levados para a quadra de esportes, onde começaram a aula com alongamentos dos membros superiores e inferiores. Em seguida o professor me pediu para apresentar os sete passos básicos da ginástica, que são: marcha, jogging (corrida), chutinho, chute alto, polichinelo, elevações de joelho e lunge (a fundo). logo após os alunos voltaram a calma com alongamentos para relaxar os músculos trabalhados.

              No dia 23/04/2015 continuei minha semi-regência nas turmas 6ºA, 7ºA, 8ºA, 8ºB,9°A, os alunos foram levados para a quadra de esportes onde fiz um alongamento com eles, logo em seguida fizeram uma corrida leve como aquecimento. Os alunos fizeram uma seqüência de 2 series de 10 repetições de flexão de perna (os alunos deitados com a perna flexionada, elevar os joelhos, 2 series de 10 repetições de panturrilha, 2 series de 10 repetições de 10 abdominais. Logo após fizeram um alongamento de volta a calma.

REGÊNCIA

                No dia 24/04/2015 por fim a regência, como estava acontecendo os jogos de inter classe o professor pediu que eu o ajudasse na realização dos jogos, preenchendo a sumula concluindo assim minha regência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos concluir que é de grande importância a realização de alongamentos antes e depois das atividades físicas, evitando assim lesões. Mas que é importante que o professor tenha capacitação para o exercício aplicado, porque senão ao invés de ajudar poderá acarretar em lesões pro resto da vida do praticante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com