TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  13/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  1.120 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Quezia Alves Baptista – RA 414171

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS

2015

[pic 2]

Quezia Alves Baptista – RA 414171

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II.

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS

2015

[pic 3]

SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO        

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

1) Observação e Interação.        

2) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.        

3) Plano de Aula.        

4) Regência.        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Quezia Alves Baptista

RA: 414171

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2015

Início do estágio: 14/08/2015

Término do Estágio: 14/09/2015

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal Pólo Dr. César Galvão.  

Endereço: Rua General Osório, 70 – Centro – Rio Verde de Mato Grosso/MS    CEP: 79480-000.

Telefone: (67) 3292-2347

Responsável: Eliane Theotônio Rocha Flores


INTRODUÇÃO 

O Relatório tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal Pólo Dr. Cesar Galvão, situada na Rua General Osório, 70, Centro da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, onde foram observadas ações como visitas as dependências, observação das atividades em sala de aula, planejamentos das aulas, a serem ministradas no 3º Ano do Ensino Fundamental da professora Nancy Zilma Coelho.

Na etapa de observação, relarei sobre a organização dos alunos, recursos didáticos, conteúdo trabalhado, perfil e atuação do professor, interesse dos alunos, tipo de avaliação, ambientação escolar e reflexão pessoal da estagiária.

  Na etapa fase referente à gestão escolar relatarei a entrevista realizada com a coordenação da Escola Municipal Pólo Dr. Cesar Galvão, o qual ressaltou suas atribuições: organizado o trabalho didático; frequência da formação continuada e os temas abordados; Proposta Pedagógica Escolar.

Na etapa planejamento explanarei os objetivos, recursos didáticos, metodologia e avaliação a serem utilizados durante as aulas de regência.

Na etapa regência relatarei a aplicação do plano de aula, desenvolvido no 3º Ano do Ensino Fundamental, como: aulas de Português Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Informática, Artes, Educação Ambiental e Ensino de Valores e Cidadania (E.V.C).

Ao final concluirei o conhecimento adquirindo no desenvolver deste Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II, que segundo o dicionário da Língua Portuguesa significa “aprendizado, tirocínio; etapa de trabalho; aprendizado de especialização que alguém faz numa empresa pública ou privada”. Além, da importância, que este tem para Instituição de Ensino.


DESENVOLVIMENTO 

1) Observação e Interação.

Ao chegar a Escola Municipal Pólo Dr. Cesar Galvão, apresentei-me a Diretora Eliane Theotônio Rocha Flores, dizendo que era estagiário do 6º Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera/Uniderp. Fui bem recebida. Expliquei que na primeira semana teria que realizar observações em uma sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que semanas depois, iria realizar a regência, após elaborar, juntamente, com a professora regente Plano de Aula. Logo após me levou para conhecer as dependências da escola e as professoras, passamos em todas as salas, conversei um pouco com cada professor(a), para interar-me sobre a turma.

A Escola funciona nos períodos matutino e vespertino, contém 11 salas, sendo uma extensão, com aproximadamente 480 alunos, com faixa etária de 05 a 12 anos de idade, possui 35 professores, 01 secretária, 01 assistente administrativo, 01 coordenadora e 01 diretora.

A observação foi realizada no período de 01 a 03 de setembro de 2015, onde analisei os procedimentos didático-pedagógicos utilizados pela professora,Nancy do 3º Ano do Ensino Fundamental.

Dia 01/09/2015: Comecei a observação a sala do 3º Ano, período matutino. A professora Nancy me apresentou aos alunos, dizendo o meu nome e estaria fazendo estágio de observação, durante 03 dias consecutivos. Logo após fez oração, que é uma rotina diária. Depois começou a corrigir, na lousa, a tarefa da aula anterior, da disciplina Língua Portuguesa, referente ao conteúdo “acentuação de palavras oxítonas”. Ao mesmo tempo em que corrigia, tirava as dúvidas dos alunos. Após, solicitou para que guardassem o material de Português e pegassem o de História, onde os alunos estudaram sobre “o fim do trabalho escravo no Brasil”. A professora solicitou para que alguns alunos lessem o texto e a cada parágrafo explicava o que havia acontecido no período. Antes de bater o sinal para o intervalo, a professora solicitou para todos guardarem o material em baixo da carteira. Ao bater o sinal todos saíram em fila e em silêncio, ao chega à porta foi uma correria só. Após o intervalo a professora trabalhou novamente com a disciplina de Língua Portuguesa, “Produção de Texto - projeto pequeno empreendedor”, explicou o que é empreendedorismo, dizendo “é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar”.  Depois dividiu a sala em 05 grupos e solicitou para eles desenvolver um texto referente ao assunto. Durante o trabalho circulou pela sala, orientando os grupos. Ao final da aula recolheu todos os trabalhos para correção. Após o sinal as crianças saíram em fila até a porta. A professora demonstrou muito domínio de sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com