TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

PILAR DO SUL/SP

2015

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Letras do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa

PILAR DO SUL/SP

2015

SÚMARIO

Ficha de identificação do aluno......................................................................4[pic 3]

Introdução.........................................................................................................5

1 Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado EJA.........6

2 Visita à escola................................................................................................7

3 Observação e Interação na Escola..............................................................8

4 Plano de Aula.................................................................................................9

5 Avaliação de regência..................................................................................11

Considerações Finais......................................................................................12

Referências Bibliográficas..............................................................................13

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário:

RACurso: Letras

Semestre:

Ano: 2015

Início do Estágio:

Termino do Estágio

INTRODUÇÃO

Com início no dia 31 de Agosto de 2015, a realização do trabalho de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, na “Escola Estadual Prof.ª Maria Apparecida Mendes Silva Lacerda”, localizada a Rua Major Euzébio de Moraes Cunha, nº 746 no Bairro Jardim Colina situada na cidade de Pilar do Sul/SP. No período noturno com as turmas de 3º e 4º termo do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), foram apresentadas e cumpridas atividades de interação e regência do corpo discente, após árdua e minuciosa observação. O relatório aqui apresentado, está sobre autoria do aluno do curso de Letras da Universidade Anhanguera – Centro de Educação a Distância.

Os resultados obtidos através de mais esta etapa que, incontestavelmente tem colaborado para a formação de mais um profissional da educação brasileira, que indiscutivelmente os efeitos da observação e interação com os alunos do EJA podem enriquecer significativamente as experiências de qualquer educador que, tendo por pressuposto a excelência de sua própria formação, se esmera por compreender e edificar os processos de cognição dos alunos. Um dos temas que foram, mais profundamente abordados em sala de aula, foi o da gramática normativa, encetando o que fora explícito nos Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente no âmbito da Língua Portuguesa: “O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social e efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende ponto de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso de saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.” (PCN – Língua Portuguesa, p.15).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o trabalho de estágio supervisionado, foram empregadas atividades, algumas vezes, de cunho multidisciplinar, porém preponderantes temas da Língua Portuguesa, tais como, Gramática: Oração Coordenada por período simples e também por período composto, esta, aplicada na regência, em turmas do 3º e 4º termo do EJA. As aulas ministradas na vigência deste estágio produzido e os meios de interação, foram efetivamente acompanhados pela vice-diretora Valéria Aparecida Proença Ruzzene, atual supervisora do referido estágio em campo

Para que as etapas de observação e interação fossem cumpridas com o máximo de êxito, fez-se necessário, o acatamento de alguns critérios na preparação daquelas, que antecederam também a regência. São princípios como: a inviolabilidade da autonomia profissional do responsável pela turma, isto é, o(a) professor(a) titular da classe; a ética, como postura exemplar do estagiário e a não interferência dos métodos adotados pelo(a) professor(a) regente.

É portanto, lícito dizer que, com a inobservância dos princípios alocados acima, seria quase impossível o cumprimento do relatório, agora, desenvolvido. Na sala de aula em conjunto com os alunos, foram perscrutados o conceito e a definição de “Gramática”, esta, em seus dois tipos mais comuns – Normativa e Descritiva. A primeira, sendo abordada mais especificamente na análise sintática, tendo como como principais temas: O período simples, e o período composto, este, por orações coordenadas sindéticas. A aplicação das atividades tiveram como meta o desenvolvimento do aluno.

VISITA A ESCOLA

Aconteceu no dia 31 de Agosto do ano corrente a primeira visita, referente ao Estágio Supervisionado de Letras na Escola Estadual Prof.ª Maria Apparecida Mendes Silva Lacerda de caráter observatório e investigativo para fins de estágio acadêmico.

Logo na primeira visita, foi possível dimensionar o importante valor de um ambiente bem coordenado por profissionais bem capacitados e experientes, cada qual, em sua função. Em conjunto com tantos atributos, como de costume, a escola recebe todos os anos livros didáticos novos. Livros que posteriormente serão reutilizados por outros alunos que ingressarem na escola. Os professores também contam com o apoio do “Manual do Professor”, um livro gabaritado com instruções de uso na aplicação das atividades. A instituição de ensino EJA avalia os alunos periodicamente enxertando-lhes o costume e o hábito de superar desde o pequeno, até os maiores desafios propostos pela direção da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com