TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO C. EM ED. FÍSICA II - ANOS FINAIS DO ENS. FUND. E E.M.

Por:   •  9/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.748 Palavras (27 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

3        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

4        ANALISAR O PLANEJAMENTO ANUAL        9

5        CONHECER A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA, ASSIM COMO A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        11

6        ELABORAR ATIVIDADE PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        13

7        CONHECER A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC (MEIO AMBIENTE, ECONOMIA, SAÚDE, CIDADANIA E CIVISMO, MULTICULTURALISMO E CIÊNCIA E TECNOLOGIA)        15

8    CONHECER O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR......................................17

9        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, CONFORME RESPECTIVO ESTÁGIO        18

10        CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        20

11        PLANOS DE AULA        21

8    CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS        27

  1. INTRODUÇÃO

No seguinte trabalho acadêmico, faremos o estudo de textos relacionados ao Estágio Curricular Obrigatório e as principais funções do profissional educador em sala de aula e no ambiente escolar, referentes ao ensino da Educação Física nos anos finais no ensino fundamental e no ensino médio.

Com o estudo proposto, abordaremos as devidas maneiras de preparar duas aulas de Educação Física e importância da abordagem de temas contemporâneos em sala de aula no decorrer do ano letivo e as abordagens a serem feitas no sentido de se trabalhar temas diversos ligados a atualidade. E, em meio a nossa realidade a necessidade de estarmos atualizados e dominarmos pelo menos o básico das tecnologias digitais, pois nesse momento e essa e uma ferramenta imprescindível para o professor.    

Pois por meio das leituras propostas pude aprofundar meus conhecimentos sobre as abordagens de vários teóricos, que tinham concepções diferentes sobre de que maneira se dá o aprendizado e sobre o PPP projeto político pedagógico e seu papel sistema escolar sendo um documento que mostra as características físicas e humanas das escolas, onde nos mostra as metas a serem alcançadas pelas escolas, é suas estratégicas para o alcance das mesmas, pude me aprofundar também sobre a BNCC, e como e preciso que a escola se adeque a mesma e também sobre a importância que tem em a escola trabalhar de forma conjunta entre a equipe pedagógica, família e comunidade. Por fim, realizaremos dois planos de aula referentes aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Pelo que entendi do artigo, intitulado: “O que eu transformaria? Muita coisa! ” Os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em educação física (MARTINY e GOMES-DA-SILVA. 2011), um dos componentes curriculares que adquirem significativa relevância para formação docente é o estágio supervisionado realizado no contexto escolar. Estes   estágios   têm   por   objetivo   colocar   os futuros docentes diante de situações concretas de ensino-aprendizagem. Os autores revelam que é nesse contexto    que    os acadêmicos confrontam os saberes advindos da formação inicial com a realidade prática.  Além disso, também é neste ambiente, que eles acabam por identificar, mobilizar    e/ou    adquirir    um    conjunto    de competências, habilidades e conhecimentos que se tornam necessários à sua prática educativa.  

De acordo com o artigo, as realidades entre a faculdade e a sala de aula, são bem diferentes. Os estagiários, ao perceberem as convergências e divergências entre estes contextos, acabam por ir buscar outras fontes e outras referências que   sirvam   de   suporte   para a sua   atuação docente.   A divergência entre diversos saberes possibilita constituir a sua ação docente, o seu saber-fazer e saber-ser-professor.   Esta   estruturação   docente permite   que   os   futuros   professores   almejem responder   às   adversidades   que   surgem   no cotidiano escolar.

A pesquisa realizada, tematiza e objetiva, também, compreender e analisar a importância do professor de Educação Física nas escolas, especialmente para contribuir com o desenvolvimento dos educandos e o trabalho conjunto entre a coordenadoria e o professor de Educação Física. O trabalho de campo foi realizado através de observação participante, análise de documentos e entrevistas com a equipe docente. Os resultados destacam a importância de oportunizar a ludicidade nas aulas de EF, a elaboração de situações problema e a relevância da construção de um trabalho coletivo para a realização de uma prática pedagógica que considere a integralidade dos componentes curriculares.

A pesquisa foi composta por oito futuros professores, selecionados aleatoriamente. Para serem incluídos na investigação, os alunos   deveriam    estar matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado, que é oferecida no 6º período do curso de Educação Física da Universidade Federal   da   Paraíba   e   realizar   o   estágio   de docência no ano/semestre de 2010 em escolas públicas do município de João Pessoa -  PB. E apenas dois, dos estagiários, haviam tido experiências anteriores como educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com