TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTAGIO DE HANDEBOL

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  3.876 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí

Curso de Educação Física

CENTRO UNIVERSITÀRIO UNINOVAFAPI

DICIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO

PROFESSOR: AURELIANO MACHADO

RELATÓRIO SUPERVISIONADO DE HANDEBOL

TERESINA – PI

27/11/2016

INTRODUÇÃO

O Handebol é um esporte rico em movimentos, reunindo três desses movimentos básicos: correr, saltar e lançar e tem como característica principal a velocidade e a combinação de gestos e coordenação motora. O indivíduo terá facilidade em jogar handebol quando dominar naturalmente os movimentos básicos: deslocamentos, manejo de bola e domínio do corpo. O desenvolvimento fisiológico e psicológico da criança assim como seus interesses diferem do adulto.
Deve-se observar no andamento das atividades que a criança não tem autocontrole para seguir certas normas exigidas pelo aprendizado. No início deve-se levar em conta o aspecto psicológico e não o cronológico. O domínio psicomotor diz respeito a movimentos corporais, caracterizados pelo verbo “fazer”. O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado, e as mudanças ocorrem mais nos primeiros anos de vida (SINGER, DICK 1980) (TANI et al., 1988).

No dia 13 de outubro deu início ao estágio supervisionado de handebol no ginásio de esporte da uninovafapi com supervisão do professor Aureliano Machado. Demos continuidade ao treinamento com as meninas participantes da modalidade handebol que já então praticavam há algumas semanas com os outros colegas de estagio. No primeiro momento aplicamos alguns educativos que reforçaram a didática antes ensinada.

Procuramos sempre estar com uma programação semanal com um plano de aula que será anexada ao final do relatório. Trabalhamos varias valências físicas, desde de equilíbrio até em alguns momentos cardiorrespiratórios com brincadeira que estimulassem bastante também essas valências físicas.

Em um apanhado geral foi bastante estimulante estagiar dessa forma, sério e com profissionalismo como simultaneamente se utilizar da ludicidade. Houve momentos tensos que tirou a atenção do supervisor, que foi um pouco de entrosamento por parte dos estagiários, questões individualistas que no momento certo o supervisor observou e sanou o problema.

No ultimo dia de estagio, dia 18 de novembro o foram feitos testes de percepção, lateralidade, equilíbrio sob responsabilidade do terceiro período, mas que estávamos orientando – os no desempenho das atividades.  

É um projeto que só tem a crescer por ter cunho social e de interação direta com o aprendizagem dos estagiários que ali buscam do conhecimento pleno.

PLANO DE AULA

AULA 01

DATA: 13/10/2016

MODALIDADE: HANDEBOL

FAIXA ETÁRIA: 8 A 12 ANOS

HORÁRIO: 17:00 ÀS 18:00

LOCAL: GINÁSIO POLIESPORTIVO DA UNINOVAFAPI

PROFESSORES ESTAGIÁRIOS:

TONY ANGELO, MARIA NAYARA, DALILA FREIRA, VÂNIA RODRIGUES, BRUNO, HELTON, GLEYWISON, FELIPE, ALINE, NICOLAU, JOSUÉ, PAULO.

PROFESSOR ORIENTADOR:

AURELIANO MACHADO DE OLIVEIRA

DURAÇÃO DA AULA: 60 MINUTOS

OBJETIVOS:

1. TRABALHAR ROTATIVIDADE DO TRONCO

2. APRENDER NOÇÃO DE ATAQUE

3. APRENDER NOÇÃO DE DEFESA

RECURSOS MATERIAIS:

12 BALÕES

06 BOLAS

08 CONES

02 APITOS

QUADRA POLIESPORTIVA

TRAVES DE FUTEBOL

METODOLOGIA

 Os alunos serão colocados em círculo para dar início a uma atividade de alongamento e aquecimento sob o comando da professora Aline. Em seguida os alunos serão convidados a participar de uma atividade recreativa para aumentar a frequência cardíaca e respiratória, preparando assim seu corpo para as demais atividades. Essa atividade consiste na brincadeira do “pega”, onde 03 alunas deverão correr atrás das demais.

Em seguida os alunos serão colocados em duas filas com o mesmo número de participantes em cada uma. Dois professores ficarão afastados um de cada lado. Ao som do apito um integrante de cada fila deverá correr e tocar na mão do professor e voltar rapidamente. Ao chegar o mesmo irá para atrás da fila e o colega subsequente fará a mesma atividade. Quem conseguir cumprir a atividade primeiro será a equipe vencedora.

A atividade seguinte consiste em duas filas de números equivalentes de participantes e em cada uma deverá ter um balão no começa da fila. Ao som do apito os alunos deverão passar o balão por cima da cabeça para o colega de trás até chegar ao final da fila. A equipe que realizar a atividade primeiro será a campeã.

Seguidamente as duas filas serão refeitas e cada uma novamente com o balão. Dessa vez o balão será repassado lateralmente para que se possa trabalhar as rotatividade de tronco das crianças. Recebe o balão de um lado e passa pelo outro lado. A equipe quer terminar primeiro é a campeã.

A próxima atividade será a divisão em dois grupos. Em um grupo todos os integrantes receberão um balão cada e fará o papel de ataque. Deverá passar por todos os integrantes da outra equipe e deixar o balão dentro do gol do adversário. O outro grupo tentará tocar nos integrantes da equipe adversária para evitar que os mesmos não cheguem até o gol.

Após essas atividades os alunos serão organizados em filas e levados para hidratação no bebedouro.

Após o retorno os alunos serão divididos em 04 grupos de números iguais de participantes onde um time jogará contra o outro. O objetivo é fazer com que os alunos tenham contato com a realidade de um jogo de handebol, mesmo sem entender ou saber todas as regras que norteiam esse jogo.

Após a partida os alunos serão colocados em círculo para realização de atividades de volta a calma com o professor Nicolau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com