TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS DAS AULAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LINCENCIATURA I- ENSINO MÉDIO (100 HORAS)

Por:   •  26/10/2017  •  Artigo  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 14

5. RELATÓRIOS DAS AULAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LINCENCIATURA I- ENSINO MÉDIO (100 HORAS)

Data: 21/08

Conteúdo: Luta

Objetivo: Construir diferentes possibilidades de utilizar os movimentos da capoeira; Estimular para que pratiquem livremente as ações motoras aprendidas nas aulas anteriores; Construir outras possibilidades de movimentar-se corporalmente, reelaborando as práticas vivenciadas. Participar de práticas corporais que possibilitem o reconhecimento do corpo como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas relações sociais.

Conteúdos: Movimentos de ataque; Movimentos de defesa; Roda de capoeira

Metodologia: Aquecimento (10 min.):

Siga o mestre Bimba: Os alunos ficam em fila. O primeiro aluno da fila é o mestre Bimba. Este deverá se deslocar com movimentos capoeiríssimos e os demais alunos devem imitar. Troca se as posições.

Alongamento geral

Parte principal (20 min.):

Relembrar os movimentos de ataque e defesa que foram aprendidos:

Ginga, negativa, cocorinha tesoura

Meia lua de frente, Benção, aú, martelo

 Corrida das estafetas:

Observação: O professor levou os alunos para sala de tecnologia para fazer uma pesquisa sobre a cultura e movimentos da capoeira, depois dessa pesquisa o professor mando fazer grupo, desses grupos os alunos tinha que fazer uma pequena apresentação com os movimentos da capoeira e depois tinha que ensina os outros os movimentos que eles aprenderam. No começo os alunos não queria fazer o professor conversou com eles sobre a importância de coloca em pratica o que eles tinham pesquisado, ai foi na onde eles resmungaram com o professor mais acabaram fazendo os que seus colegas de sala estava passando.

Data: 25/08

Conteúdo: caçador ( queimada) com segredo

Objetivo: desenvolver , a coordenação motora ampla, a agilidade e a percepção de espaço. Estimular a capacidade de movimentação em espaços limitados e a percepção direção a ser percorrida. Proporcionar a atividade em grupo visando a integração e ao respeito aos limites de cada aluno.

Material: Uma bola de vôlei

Conhecimento: Esclarecimento das regras do jogo de caçador (queimada).

Metodologia: Usam-se as linhas da quadra de vôlei para delimitar o jogo. Separa-se a turma de alunos emdois grupos e direciona-os para cada lado da quadra . Cada grupo eleja um colega para ser o segredo, divulgando somente para o professor, e outro ser a base. Alongam-se os principais grupos utilizados na atividade e inicia-se o jogo de caçador (queimada) tradicional, com um grupo tentando acertar a bola no outro, porem, se o aluno eleito como segredo for acertado, sua equipe perde o jogo automaticamente.

Observação: Quando o professor pediu para eles separam dois grupos, logo formou uma panelinha o professor pediu para se desfazer aquele grupo e ele mesmo separou a sala, alguns alunos questionaram o professor mais mesmo assim participou da brincadeira. Os alunos levaram muito a serio a brincadeira ele protegia o eleito só pra n perderem, os mesmo foram criando regras por jogo fica mais interessante, os alunos se divertiu muito nessa brincadeira.

Data: 26/08

Conteúdo: Uma aula sobre a emancipação da mulher

Objetivo(s) 

Identificar as transformações da participação feminina na sociedade contemporânea.

Material: Revista de esporte

Desenvolvimento: Ao longo da história, as mulheres sempre tiveram que vencer barreiras para garantir seu lugar. O esporte se apresenta hoje como a nova arena dessa luta, como relata a reportagem das revistas. Você poderá incentivar os alunos a refletir sobre a evolução do papel feminino na sociedade, e no Brasil em particular. O objetivo é fazer com que a turma trace um paralelo entre as conquistas no esporte e o papel desempenhado pelas mulheres em diversas épocas. Após a leitura da reportagem, dividimos sala em grupos de três a cinco alunos. Cada grupo deverá escolher dois atletas de destaque reconhecido, um homem e uma mulher para compara a evolução da mulher dentro da sociedade.

Observação: O professor chegou na sala de aula e falo que tinha conteúdo novo para passar os alunos reclamaram porque eles queria ir para quadra joga bola o professor falou que não iria leva eles pra quadra porque tinha que passar uma trabalho em sala pra eles, então o professor escreveu o tema na lousa e levou eles para sala de tecnologia, alguns alunos foi pra sala de tecnologia e nem levou o caderno então o professor fez volta na sala de aula e pega os cadernos, um e outro reclamou mais foram busca.

O professor explicou a importância da mulher na sociedade, e as conquista que elas vem fazendo dentro do esporte, o professor também falo que as mulher vem cada vez mais conquistando o espaço que antigamente era só dos homens.

Data:28/08

Conteúdo: Jogo

Objetivos· Dominar as regras inerentes ao movimento das peças de xadrez (rei e dama) e as características do tabuleiro. Conhecer a lenda do xadrez.
· Identificar as características do tabuleiro de xadrez (linhas, colunas e diagonais). Aprender a posição inicial das peças no jogo de xadrez. Aprender as regras de movimento do rei e da dama. Conhecer o xeque-mate de rei e dama no rei adversário.

Metodologia
1. Inicialmente, a classe deve estar disposta em cadeiras individuais, sem o contato com os jogos, de modo que todos estejam atentos para a exposição das normas pelo instrutor de xadrez. Será feita a explanação sobre a lenda mais aceita do xadrez.

2. Logo, disponha a sala em duplas (emparceiradas) de livre escolha entre os presentes, de modo que cada mesa tenha um jogo de peças e um tabuleiro com dois alunos. As peças não deverão estar expostas sobre a mesa. 3. É importante que se faça uma pequena exposição sobre os aspectos históricos na evolução de cada peça do xadrez ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com