TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  1/5/2015  •  Dissertação  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 9

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

MODALIDADE À DISTÂNCIA

DEISE MOTA DA BOIT.

ATIVIDADE I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado da Universidade Federal de Santa Catarina do curso de Matemática à Distância, como requisito para a avaliação parcial da disciplina.                 

ARARANGUÁ – SC

2010

ATIVIDADE 1

APROXIMAÇÃO COM A ESCOLA E LEVANTAMENTO DE DADOS.

        Encontram-se descrito neste trabalho o levantamento de dados da Escola e a entrevista com o professor, têm por objetivo conhecer o ambiente escolar e a comunidade em que a escola está inserida. Esta é a primeira etapa do estágio supervisionado.

 A Escola de Educação Básica Prefeito Luiz de Pelegrini, está localizada à Rua 14 de dezembro, nº. 65, Sapiranga, Meleiro-SC, foi fundada em 1º de março de 1951 como Escola Isolada de Sapiranga atendendo toda a comunidade e localidades vizinhas.

        A coleta de dados foi obtida através de uma entrevista com a  diretora da escola Maria Inês Pereira e do PPP (Projeto-Político-Pedagógico) da escola.         

COLETA DE DADOS NA ESCOLA

Relações entre a escola e a comunidade

        A Escola de Educação Básica Prefeito Luiz de Pelegrini está situada em uma região essencialmente agrícola, abrangendo um total de 120 famílias. Na grande maioria essas famílias cultivam as lavouras de arroz, milho, feijão e fumo, moram em casas próprias, tem o Ensino Fundamental incompleto e, em média, tem três filhos. A religião predominante é a católica, havendo seguidores da Assembléia de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus. Fato que é devidamente respeitado na comunidade escolar.  A distância da residência do aluno até a escola é de 1 a 4 Km.

        A parceria entre pais e escola beneficia os alunos, a escola e a família. Assim a Associação de Pais e Professores (APP), as reuniões gerais e pedagógicas, as festas comemorativas, eventos promovidos pela APP e o interesse dos pais pela vida escolar dos filhos são formas de os pais participarem na gestão e na vida escolar dos filhos.

        A escola empresta uma sala de aula para a extensão do CEJA que atende jovens e adultos da comunidade que não concluíram o ensino fundamental por algum motivo, possui ainda uma biblioteca e uma sala de informática que atende os interesses da comunidade.

Estrutura da escola

        A organização escolar é composta por uma diretora (Maria Inês Pereira), uma assistente de educação (Gislane Lumertz Coelho Bratti) e uma assistente técnica pedagógica (Soraia Pavei Pietsch).

        A escola atende um total de 160 alunos com uma média de 19 alunos por sala, oferece apenas o Ensino Fundamental: Séries Iniciais (1ª a 4ª série) e Séries Finais (5ª a 8ª série). Estes alunos são atendidos nos períodos matutino com 82 alunos e vespertino com 78 alunos.

Recursos da escola

  • Recursos humanos:

O corpo docente da escola é formado por 18 professores, sendo 9 professores efetivos e 9 professores Act’s; possui um professor de matemática e é efetivo.

A escola é composta por 6 funcionários além dos professores. Estes funcionários estão divididos em 4 servidores administrativos e 2 servidores gerais.

  • Recursos materiais:

A Escola encontra-se numa área de 10.000m² e é constituída por 5 salas de aula, 1 sala de professor, 1 sala de direção, 1 secretaria, 1 biblioteca, 1 sala de informática com 10 computadores com acesso a internet e mais 5 computadores sem acesso, 1 pátio coberto com duas mesas para servir as refeições, 1 ginásio de esportes coberto com dois vestiários e arquibancada de um lado, 1 cozinha, 4 banheiros (2 femininos e 2 masculinos), 1 pista de atletismo, 1 horta, 1 campo de futebol, 1 bicicletário, 2 depósitos (instrumentos de banda e material de expediente). Tem também alguns equipamentos disponíveis para o uso pedagógico tais como: aparelho de data-show, aparelho de dvd, televisão, retro projetor e um mimeógrafo.

Aspectos pedagógicos

        A função social da escola é promover ao aluno, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um cidadão consciente e participativo na sociedade em que está inserido. Tem como eixos norteadores:

  • Aprender a aprender;
  • Ter como valores: respeito, solidariedade, disciplina e coletividade;
  • Trabalho unificado – coletivo;
  • Criar para humanizar;
  • Compromisso.

A comunidade escolar repensa constantemente o seu papel pedagógico e sua função social tendo suas concepções:

  • De mundo: O mundo é o local onde ocorrem as interações homem-homem e homem-meio social caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido à rapidez dos meios de comunicações e tecnológicos e pela globalização torna-se necessário proporcionar igualmente ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais para que sejam superadas as injustiças sociais, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano. Isto será possível se a escola for um espaço que contribua para a efetiva mudança.
  • De sociedade: Pertencente a uma sociedade capitalista, competitiva baseada nas ações e resultados, por isso faz-se necessário construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, igualitária, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.
  • Do homem: O ser humano, na atualidade, é competitiva e individualista, resultado das relações impostas pelo modelo de sociedade em vigor. No entanto, a luta deve ser por um homem social, que modifica a si mesmo pela apropriação dos conhecimentos, modifica também a sociedade por meio  do movimento dialético “do social para o individual para o social”.
  • De educação: O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizado” e desemboque em um processo de produção e de apropriação de conhecimento, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade.
  • De currículo: O currículo extrapola o “fazer” pedagógico abrangendo elementos como grade curricular, disciplinas, conteúdos e conhecimento. É necessário resgatar os saberes que o aluno traz de seu cotidiano. Esta enraizada em nossa ação pedagógica diária, uma metodologia tradicional que entende o conhecimento como um produto pronto para apenas ser repassado, considerando somente a interação unilateral entre professor e aluno. Todavia, é preciso que o objeto do conhecimento seja tratado por meio de um processo que considere a interação/mediação entre educador e educando como uma via de “mão dupla” em que as relações de ensino-aprendizagem ocorram dialeticamente.
  • De planejamento: Para planejar, o profissional deve manter sua postura enquanto “homem” e “professor”. Planejar significa, a partir da realidade do estudante, pensar as ações pedagógicas possíveis de serem realizados no intuito de possibilitar a produção e internalização de conhecimentos por parte do educando. Além disso, o planejamento deve contemplar a possibilidade de um movimento de ação-reflexão-ação na busca constante de um processo de ensino-aprendizagem produtivo.

A Escola atende à legislação vigente nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) que serve para subsidiar a elaboração e reelaboração do currículo escolar, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna da escola e a elaboração de projetos educativos, assim como serve de material de reflexão para a prática dos professores. A utilização dos livros didáticos, livros para didáticos e temas transversais são propostas adotadas e adaptadas à realidade da comunidade escolar local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com