TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Escolares

Monografias: Jogos Escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

Jogos Escolares:

Os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) foram criados em 1969 pela antiga divisão de Educação Física (DEF) e Desporto do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo a primeira competição de cunho escolar de abrangência nacional. São 45 anos de história de incentivo à prática esportiva nas escolas do Brasil, uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo.

Em 1976, os Jogos Estudantis Brasileiros dividiram-se em esporte escolar e universitário. Assim, nasceram os Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), que se tornaram referência nacional até o ano de 2004.

Entre os objetivos dos JEB’s estavam: possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte.

Entre 1985 e 1989, ocorreu o veto à participação dos atletas escolares federados e o início da participação dos atletas com deficiência nos eventos escolares.

Atualmente chamado de Jogos Escolares da Juventude, o evento reúne milhares de atletas escolares de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o apoio do Ministério do Esporte.

São disputadas 13 modalidades entre elas o atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol, vôlei, ciclismo e ginástica rítmica. A etapa de 12 a 14 anos também contempla o badminton e, a de 15 a 17, o taekwondo.

O foco do psicólogo neste trabalho serão as crianças no esporte, ou seja, a iniciação delas na escola, no projeto social ou na escolinha de esportes.

A iniciação esportiva (IE) é definida como um processo de ensino- aprendizagem para a aquisição da capacidade de execução prática, conhecimento de um esporte e processo de socialização dos indivíduos, considerando este conhecimento o contato com o esporte até a capacidade de praticá-lo com adequação à sua estrutura funcional.

O papel do psicólogo nos jogos escolares visa trabalhar a prática do esporte para o desenvolvimento humano e para o complemento da educação. Com o objetivo de promover a inclusão social e a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com