TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE - A HERENÇA HISTÓRICA – MAURO BETTI

Por:   •  23/4/2022  •  Resenha  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade de Educação Física
Licenciatura em Educação Física
Fundamentos Histórico e Filosófico da Educação Física
Professor: Alfredo Feres Neto
Aluno: Rhayann Hatschebach Moraes
Matrícula: 211037864

EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE - A HERENÇA HISTÓRICA – MAURO BETTI

Mauro Betti, graduado em licenciatura e mestrado em educação física pela USP, Doutorado na UNICAMP e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, publicou, pela editora Movimento, em 1991 um livro chamado Educação Física e Sociedade. Neste livro, possui o capitulo nomeado de “A Herança Histórica”, que conta o caminho percorrido pela educação física ao decorrer da história. Nas décadas XVIII a XX aonde teve a sua impulsão para a sistematização.

Começando a abortar os movimentos ginásticos Europeus, os quais iniciaram sendo influenciados pelos ideais do iluminismo, senso conhecidos como regime político “Despotismos Esclarecido”, sendo desenrolados sob a marca da Revolução Francesa, qual implantou a República, semeando novas ondas liberais europeias. Em seguida, em 1803 e 1815 envolve-se nas Guerras Napoleônicas. Com o grande desenvolvimento econômico e social causado pela Revolução industrial no ano de 1850, transformou-se em um movimento agressivo em favor da grandeza nacional e do direito do povo, em 1914, a crise política levou ao início da primeira Guerra. Foi assim que a Educação Física assentou suas bases.
        No século XVIII, com o desenvolvimento da educação pública e o início da educação nacional, Lorenzo Luziriaga observou os seguintes movimentos:

“1. Desenvolvimento da educação estatal, da educação do Estado,

com maior participação das autoridades oficiais no ensino.

2. Começo da educação nacional, da educação do povo pelo povo

ou por seus representantes políticos.

3. Princípio da educação universal, gratuita e obrigatória, no grau da

escola primária, que fica estabelecida em linhas gerais.

4. Iniciação do laicismo no ensino, com a substituição do ensino da

religião pela instrução moral e cívica.

5. Organização da instrução pública em unidade orgânica, da escola

primária à universidade.

6. Acentuação do espírito cosmopolita, universalista, que une

pensadores e educadores de todos os países.

7. Sobretudo, a primazia da razão, a crença no poder racional na

vida dos indivíduos e dos povos.

8. Ao mesmo tempo, reconhecimento da natureza e da intuição na

educação,” Pag 2

Com a Revolução francesa trouxe a discussão sobre as bases da nova educação nacional, estende-se para Europa e a América.

Começando a abortar os movimentos ginásticos Europeus, os quais iniciaram sendo influenciados pelos ideais liberais, com a necessidade de eudacar o “povo soberano”

Trazendo novamente as ideias de Luzuriaga, o mesmo diz que “todo século XIX foi um contínuo esforço por efetivar a educação do ponto de vista nacional”, o que na época estava certo, já que com o novo sistema de educação, as escolas primarias foram universalizadas de forma gratuita, escolas normais para magistérios, já a escola segundaria se limitando-se apenas para a burguesia como preparação para a Universidade.

O auto Mauro Betti cita a história do Sistemas Ginásticos e o Nacionalismo na Europa, comentando os autores da época “doutrinavam ” os movimentos da Educação física .

Como na Alemanha, em 1774, segundos os ideais de Rousseau, qual dava importância à saúde e à educação física. Logo em seguida, Cristoph Friedrich GutsMuths, em 1784, seguindo os mesmos ideias naturalistas, elaborou um novo sistema de trabalho, conhecido como “ginástica natural” ou “método natural”, dividindo as atividades em três classes: Exercícios ginásticos, trabalhos manuais e jogos sociais, acreditando-se que na influência do corpo sobre a mente e o caráter.

Após, vem as ideias dois grandes pensadores daquele século, sendo o primeiro Johann Gottlieb Fichte que acreditava que “a salvação da nacionalidade alemã estava na educação” assim defendia uma educação popular promovida pelo Estado. Seguindo os mesmos ideias, vem, Friedrich Ludwig Jahn, criando o movimento nomeado de Turnen. qual tinha como objetivo o fortalecimento físico e moral da juventude para a libertação da terra natal. Para alguns pensadores, Jahn, buscava acender nos estudantes o espírito público, que um dia poderia servir para nação. Em 1819, como o governo alemão com medo do poder que Jahn possuía, foi acusado de traição. Porem os atos de Janh e seus seguidores, levou a valorização da ginástica, que passou a receber o apoio estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com