TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Sociedade Vista Do Abismo

Monografias: Resenha A Sociedade Vista Do Abismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  2.149 Visualizações

Página 1 de 4

A Sociedade vista do Abismo

MARTINS, José de Souza. A Sociedade vista do Abismo: novos

Estudos sobre exclusão, pobreza e classes sócias. Petrópolis,RJ:

Vozes, 2008. 228 páginas.

Melina Tenório/Ronald Pamplona

No capítulo quinto intitulado A escravidão na sociedade contemporânea, Martins detém-se sobre o tema trabalho forçado que, como afirma o autor, ainda inquieta a nossa consciência e perturba nossa capacidade de interpretação dos problemas sociais. Sua análise centra-se na escravidão por dívida ou peonagem e demonstra que essa forma de exploração é constituinte dos elementos da acumulação primitiva no interior da reprodução ampliada do capital e sua ocorrência nas relações sociais contemporâneas, são na verdade, relações do passado reatualizadas enquanto produtos do capital.

Esse fenômeno social não é puramente residual e prefiro tratá-lo como uma expressão tardia de contradições próprias do desenvolvimento capitalista, que se manifestam em condições econômicas, sociais e culturais particulares. Certas “necessidades” aparentemente secundárias do processo de reprodução ampliada do capital estão se encontrando com sobrevivências culturais do passado, que levam a uma refuncionalização da servidão (p.152).

O autor apresenta números alarmantes: Em 1993, o relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) estimava em mais de seis milhões o número de efetivos trabalhadores escravizados no mundo, concentrados sobretudo na Ásia e na África. Extremos que sugerem uma grande amplitude de formas culturais de escravização contra as quais tratados, leis e medidas repressivas têm podidi pouco (p.152).

Em sua análise a persistência e mesmo a ressurgência de formas de trabalho ou do trabalho forçado na sociedade contemporânea pede, há muito, uma explicação teórica. Pouco se fez nesse sentido, afirma. Minha suposição é justamente a de que a escravidão contemporânea é, de certo modo, constitutiva desse desenvolvimento, forma de ampliar e extremar a eficácia dos mecanismos de acumulação (p. 153), afirma Martins.

Outro aspecto do problema a ser considerado é a sua chegada tardia à consciência dos setores militantes e de esquerda da classe média, das elites e dos agentes de decisão política. Martins escreve: No caso brasileiro a servidão por dívida, recriou um sistema de exploração do trabalho que contribuiu para intensificar o processo de acumulação não capitalista do capital no país. Bancos, indústrias e grandes empresas comerciais, que se tornaram proprietários de terra na Amazônia, estiveram envolvidos no uso do trabalho cativo. A servidão por dívida e as formas não contratuais de exploração do trabalho continuam tendo uma função nos setores intermediários e pobres na economia (p. 152).

Ao propor uma reflexão teórica para ampliar a compreensão do problema e estabelecer um diagnóstico que permita ampliar a eficácia da intervenção para resolvê-lo Martins escreve:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com