TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Desenvolvimento sustentável e sociedades sustentáveis

Por:   •  7/12/2016  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

O presente artigo a ser resenhado tem como tema: Responsabilidade Ambiental das Empresas Brasileiras: Realidade ou Discurso?, o mesmo foi elaborado por Dália Maimon. Na obra a autora aborda temas referentes aos impactos do setor industrial na deterioração do meio ambiente, e faz uma análise da existência ou não da responsabilidade ambiental do setor industrial.

A obra apresenta na sua composição estrutural 12 laudas dividido em 6 tópicos, onde a autora apresenta as ideias que permeiam a discussão sobre o referido tema.

Inicialmente a autora aborda os impactos referentes ao setor industrial no meio ambiente, demonstrando a contribuição que principalmente os países desenvolvidos têm sobre esses impactos, no que diz respeito a poluição do ar, solo e recursos hídricos. Expõe que a degradação ambiental referente ao setor industrial varia em função dos ramos das atividades que são executadas por cada empresa, em função do tipo de matéria prima e da energia utilizada nos processos de produção. No entanto as empresas têm de certa forma uma responsabilidade ambiental de apenas cumprir normas de poluição determinadas pelos órgãos responsáveis, onde a empresa acaba degradando para depois mitigar os impactos referentes a seus processos produtivos. Apesar dessa “responsabilidade ambiental” por parte das empresas, as mesmas acabam por investir em equipamentos que fossem menos poluentes, o que acarretaria em custos adicionais, porém abatiam esses custos no valor final dos produtos por elas produzidos.

A fase de transição ocorreu na crise do petróleo, onde as mercadorias apresentaram um aumento nos seus preços, desta forma obrigando as empresas a adquirirem tecnologias que fizessem uso de menos matéria prima e energia. Nesse período que a responsabilidade ambiental passa, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, constituindo um mercado promissor um novo produto/serviço a ser vendido diferenciando a política de marketing e de competitividade. Os fatores que levaram a essa modificação foram principalmente a opinião pública em relação às questões ambientais, a expansão do movimento ambientalista e as inovações tecnológicas que reduzem a poluição e os custos de produção. Desta forma houve a conscientização da população e a expansão do movimento ambientalista, possibilitando um controle e monitoramento da poluição e na consolidação de um aparato institucional e legal da política ambiental.

Em relação à Institucionalização da Responsabilidade Ambiental, a mesma varia de empresa para empresa, dependendo do ramo que a mesma irá atuar, devendo levar em conta a interação dos fatores que irão resultar na sua política ambiental. Deste modo cabe às empresas se adequar às exigência do mercado e órgãos responsáveis pelo controle da poluição ambiental, incorporando equipamento de controle da poluição nas saídas, modificando os processos e/ou produtos que sejam potenciais poluidores, de modo a prevenir problemas ambientais futuros.

A autora também fala sobre as auditorias ambientais, que teve seu início na segunda metade da década de 70, onde varias empresas americanas passaram a utiliza-la voluntariamente para identificar seus pontos vulneráveis. Trata-se de um instrumento de gestão que abrange uma avaliação sistemática, documentada, periódica e objetiva sobre a organização tendo em vista a preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com