TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: Prescrição de exercícios físicos para idosos

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO ARTIGO: Prescriçao de exercícios físicos para idosos.

O estudo tem como objetivo analisar a prescrição de exercícios físicos para idosos,  tomando os devidos cuidados e proporcioná-los uma qualidade de vida melhor, devido ao crescimento cada vez maior dessa população.

Portanto procurou-se coletar dados  de cada idoso para ser aplicado os exercícios, pois viu-se que a falta de exercícios físicos teve a perda de funcionalidades importantes e a manifestação de diversas doenças.

Composição de um programa de exercício físico.

Para a composição de exercícios físicos para os idosos deve-se verificar a modalidade apropriada, duração, frequência, individualidade e progressão são os componentes essenciais para a prescrição. Estes componentes são de extrema importância pois deve-se levar a capacidades funcionais, independentemente da existência de fatores de risco ou doenças. Os objetivos da prescrição deve evidenciar a melhora da aptidão física, a promoção da saúde, uma redução dos fatores de risco para doença crônica e assegurar cuidado durante a participação em exercícios e não esquecer os interesses individuais, necessidades de saúde e condição clínica. Os princípios gerais de prescrição de exercícios aplicam-se também aos idosos. Com isto alguns cuidados devem ser tomados quanto ao tipo como: intensidade ,duração e frequência do exercício em virtude da ampla variação dos níveis de saúde e aptidão dos idosos.

Em relação a capacidade cardiovascular a melhor opção são os exercícios dinâmicos, de predominância aeróbia que tais exercícios devem privilegiar os grandes agrupamentos musculares, como exemplo: caminhar, pedalar parado, dançar, nadar, ginástica aeróbia e hidroginástica. Os exercícios dever ser realizados com uma frequência de três a sete vezes por semana sendo intercalado com exercícios de força.

As recomendações do ACSM são para que a duração das atividades aeróbias posa variar no intervalo de 20 a 60 minutos, sendo que para pessoas iniciantes, essa variação possa ocorrer em várias sessões de 10 minutos ao longo do dia.

Nas prescrições de exercícios para treinamento de força nos idosos as vantagens proporcionadas pelo treinamento de força no processo de envelhecimento, mas deve ressaltar alguns cuidados na prescrição para os idosos.

- o treinamento de força deve ser realizado pelo menos duas vezes por semana, com um mínimo de 48 horas de repouso entre as sessões para a recuperação da musculatura e prevenção do supertreinamento.

-recomenda-se realizar um conjunto de 8 a 10 exercícios com 8 a 12 repetições por cada conjunto.

-a seleção dos grupos musculares a serem trabalhados deve se direcionar aos grandes grupos musculares que são importantes nas atividades da vida diária, como: glúteo ,peitoral quadríceps, grande dorsal, abdominais e deltoide.

-a duração das sessões não deve ultrapassar a 60 minutos, pois pode desmotivar a prática do exercício. O individuo deve ser capaz de completar a sessão de treinamento num período de 20 a 30 minutos.

Na prescrição de exercícios para o treinamento de flexibilidade devem ser trabalhados com uma frequência mínima de três vezes por semana, podendo ser realizados diariamente, a sessão de exercícios deve variar de 15 a 30 minutos. Os movimentos dos exercícios devem ser lentos, seguidos de alongamentos estático durante 10 a 30 segundos e 3 a 5 repetições para cada exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com