TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de experiencia

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 ESTÁGIO I:

RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO

BH                                                                    

2012

Aluno:

ESTÁGIO I:

RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO

Trabalho apresentado á disciplina Estágio I, como requisito parcial para obtenção de título de licenciado.

Orientador:

Data: 19 de Março de 2013

Professor 1 :

1º Momento:

Recepção tranquila e motivadora do professor, ele traja de bermuda Jeans, Blusa de manga curta e tênis.

A aula se inicia com o aquecimento para um jogo de basquete, onde os alunos começam fazendo o treino do quique com uma só mão. O Professor observa os erros, mas não interfere na atuação dos alunos, tenta ser autoritário, mas não consegue a atenção desejada.

2º Momento:

Os alunos iniciam o treino de arremesso na cesta (bandeja), ao alunos fazem a atividade de forma incorreta, o professor tenta ajudar alguns, mas não tem motivação o suficiente para ensinar a todos, não foi observado muita motivação por parte dele.

3º Momento:

Ele começa o jogo distribuindo os alunos em 2 grupos mistos de meninas e meninos, ainda em circulo para a explicação da atividade alguns alunos não o da a devida atenção.

O jogo simples de basquete se inicia, sendo de forma simples, pois não é cobrado as regras aos alunos, o jogo acontece por pouco tempo pois aula chega ao fim. O professor junta os alunos em um circulo e na quadra, fala que aula terminou e seguem para fora da quadra.

Professor 2 (aula de vôlei)

1º Momento:

O professor estava com trajes fora do padrão para aulas de Educação Física.

  • Calça muito baixa;
  • Blusa muito curta;
  • Boné;

Em diversos momentos o professor não se concentrava na turma, os alunos ficavam soltos em todos os momentos. Sem contar que faltava firmeza e uma boa distribuição da turma para a aula.

A aula estava mais voltada para uma brincadeira do que para uma aula, isso devido ao fato de o professor não ser dinâmico e não estar próximo dos alunos apenas os observava de longe somente usando o apto para aptar a pontuação do jogo. Esta aula foi mais observada pelo professor do que teve a participação do professor.

Professor 2 (9 ano) queimada

1º momento

O professor estava meio deslocado pois não havia ate o momento da aula começar um local certo para que ele pudesse dar a sua aula, da mesma forma dos outros professores ele não cobra organização dos alunos deixando assim que eles fiquem soltos em quadra.

O professor aguarda a turma silenciar para que possa dar os direcionamentos e fica por um bom tempo em pé em silencio. Logo em seguida divide a turma e começa o jogo da queimada.

Obs. A bola do jogo é uma bola de vôlei.

Um detalhe importante e negativo foi o fato do professor atender ao celular bem no meio da aula, deixando assim que os alunos fiquem em quadra da forma que querem.

A chamada não foi feita pelo professor e sim pelos alunos.

Observação dos alunos em aula:

Material para a aula:

Dependências da escola:

(OBSERVAÇÃO DA ESCOLA E FUNCIONÁRIOS)

As aulas tem inicio as 07:00h e término as 11:25h. O portão principal é aberto ás 06:50 e fechado as 07:20. Os alunos que não chegarem até esse horário terão que esperar o segundo horário para entrar na escola. Vale pontuar que a maioria dos alunos chegam por volta de 06:55 e utilizam como transporte Vans e Ônibus escolares. Logo na entrada além do porteiro uma auxiliar de secretária fica no portão recepcionando e inspecionando os alunos (nada muito rígido porém ) que se apressam para e4ntrar somente quando escutam o som do sinal.

Nesse primeiro dia ficamos a maior parte do tempo nas dependências externas da escola (área da Educação Física) que conta com 04 quadras a céu aberto sendo a primeira  com traves de gol e tabelas de basquete, a segunda somente com traves de gol, a terceira sem trave e sem tabela de basquete e uma quarta somente com rede de voleibol. A escola conta ainda na parte externa com uma piscina com 06 blocos de partida e um quartinho para guardar os equipamentos de manutenção da mesma. Um pouco mais a frente há uma quadra poliesportiva coberta que conta com 04 sanitários, 03 telas de proteção,04 bebedouros e duas arquibancadas de alvenaria. Do lado de fora outro quarto com matérias para Educação Física.

A escola é muito limpa

Espaços internos

A escola tem 04 quadras em uma delas tem 02 gols e outra com 02 gols e 02 tabelas, do lado de fora temos uma quadra sem gole sem tabela, outra com rede de voleibol e sem tabela.

A piscina é cercada por uma grade e com portão com 06 blocos de partidas. Há também um quarto para guardar os equipamentos onde ficam todos os materiais para as aulas de Educação Física.

O chão da área externa é todo de grama e foi muito interessante ver que há um cuidado especial pelas dependências da escola, como por exemplo no primeiro período de nossa visita pudemos observar que havia uma mulher (a jardineira), que ficou o tempo todo aparando a grama do local e a piscina estava sendo limpa também. O porteiro conversava com as pessoas e nos pareceu ser bem atencioso.

Observação dos alunos

Os alunos que chegam atrasados não podem mais entrar, o porteiro perece ser bem pontual em relação a isso.

1ª Aula: Basquete

Série: 8º ano

Observações desta turma:

Devido a orientação do professor para aula os alunos aguardam muito tempo na fila sua vez de quicar a bola, acaba sendo uma aula sem dinamismo, e quando o professor muda de atividade muitos dos alunos nem percebem tal mudança devido a falta de atenção e possível interesse na aula.

Os alunos não executam de maneira correta a tarefa pois não chegaram próximo ao professor para entende – la, além de se dispersarem em menos de 3 minutos em cada atividade, na verdade eles só querem brincar o tempo todo, devido esta situação logo se destaca um líder na turma que rapidamente muda de jogo sem que o professor os orientem a fazerem isso. Depois disso o jogo em sí se torna o melhor momento da aula e o mais prazeroso para a maioria, pois cerca de 3 meninas se destacam sem interesse em qualquer momento da aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com