TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de observacao

Por:   •  7/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 5

DADOS DE IDENTIFICACAO

Instituição: Escola Estadual de Ensino Basico Presidente Roosevelt

Endereço: Rua Botafogo 396, Porto Alegre, RS, 90150-050

Horario da observacao: 10:15 ate 11:05

Serie: 1° ano do 2° grau

Local da aula: sala de aula

Próximo da escola ha o cete, o parque marinha, o shopping praia de belas e uma praça publica aberta atras da escola. A maioria dos alunos reside no bairro Menino Deus que e de classe media alta, ou seja, os pais possuem condicoes financeiras privilegiadas.

Os professores sao unidocentes e ministram as aulas de Educação Fisica duas vezes por semana, normalmente sao tres turmas utilizando o mesmo espaco disponivel para as aulas. Existem dois professores de Educação Fisica na escola, o Davis e o Lauro que foi com quem conversei. A aula que assisti foi do Cristiano que faz estagio de danca na escola com as turmas do ensino medio.

O projeto politico pedagogico da escola se baseia na abordagem educacional critico-superadora, ou seja, valoriza a questao da contextualizacao dos fatos e do resgate historico, possibilitando uma reflexao sobre a acao do homem na sociedade.

Na concepcao do Coletivo de autores (1992), não se trata somente de aprender o jogo pelo jogo, o esporte pelo esporte, ou a dança pela dança, mas esses conteudos devem receber um outro tratamento metodologico, a fim de que possam ser historicizados criticamente e aprendidos na sua totalidade enquanto conhecimentos construidos culturalmente, e ainda serem instrumentalizados para uma interpretacao critica da realidade que envolve o aluno.

O espaco fisico da escola e otimo, possui varias quadras poliesportivas e um auditorio que tambem pode seer usado nas aulas de educacao fisica.

Ao chegar na escola conversei com o professor Lauro e fui informada que naquele dia quem ministraria a aula seria o estagiario Cristiano, ou seja, a aula seria voltada para os princ[ipios da danca.

O Lauro me respondeu as questoes que foram propostas em aula para serem perguntadas e depois foi embora deixando a turma com o Cristiano. Em relacao a avaliacao dos alunos, o professor me relatou que esta e feita por aula, e e avaliado se o aluno esta de uniforme, sua participacao em aula e disciplina.

Para Lauro, o objetivo da Educacao Fisica no ensino medio e integrar os alunos, fazer com que eles criem uma conciencia de companheirismo vivendo em comunidade e ajudando uns aos outros. Segundo Lauro as aulas sempre sao feitas baseadas no PPP das escola, ou seja, o objetivo e mostrar para o aluno que ele pode fazer, mostrando o caminho para que ele alcance os objetivos por ele mesmo.

Lauro acredita que a Educacao Fisica nao deveria estar inserida na area das linguagens, e sim na area da natureza. Alem disso ele diz que os alunos sabem que a disciplina e facil e acabam se empenhando mais para subir a nota da area geral e nao por um verdadeira interesse na cadeira.

A aula ministrada por Lauro e livre. Segundo ele, realiza um aquecimento com a turma e apos os alunos podem escolher qual esporte vao praticar enquanto o Lauro permanece observando, ou seja, a aula nao e diretiva ou planejada por ele. Ao final do periodo ele realiza um alongamento com os alunos.

O professor relatou que os alunos utilizam uma linguagem considerada inapropriada durante toda a permanencia na escola, ou seja, palavroes sao ditos o tempo todo, tanto em aula como nos corredores da escola. Os alunos “matam” muitas aulas, e nada e feito em relacao a isso, ou seja, eles ficam espalhados pela escola, esbanjando tempo livre ao invez de estarem produzindo, estudando algo.

Em relacao ao trabalho coletivo interdisciplinar, o professor disse que essa proposta nunca foi discutida na escola, mas relatou que um dos professores de fisica fez uma aula com atividades fisicas para aplicar o conteudos de aula.

O professor Lauro trabalha na escola ha tres anos e diz que o estagiario Cristiano e otimo com as turmas e que sua didatica e maravilhosa no convencimento dos alunos em realizar a aula, emfuncao da danca ser uma atividade muito negada pelos meninos principalmente por questoes de preconceito.

O Cristiano comecou com um projeto de danca na escola neste ultimo trimestre. A dinamica da aula que presenciei foi a danca das cadeiras, onde as cadeiras eram retiradas e nao os alunos. A turma se mostrou bastante unida, todos pareciam se dar muito bem e estavam ansiosos para que a aula iniciasse.

Os alunos da turma ao lado (102) tambem queriam participar da aula, neste momento o professor Lauro, que ainda estava presente, teve que pedir mais de uma vez para que eles se retirassem da sala, mas tudo isso ocorreu em clima de brincadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com