TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Curricular Supervisionado Profissionalizante Em Educação Física

Por:   •  26/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Relatório final de estágio

Estágio Curricular Supervisionado Profissionalizante Em Educação Física I

Nome

Patrick William Duarte Rosa

RGM

25104586

  1. Introdução

O presente relatório almeja discorrer sobre as experiências aprendidas durante o estágio curricular supervisionado profissionalizante em Educação Física I, realizado durante o período de fevereiro a junho de 2022 realizado na área de musculação, na instituição privada Engenharia do Corpo São José.

O objetivo do estágio é o aprendizado de habilidades, competências, técnica e comportamental, para a educação física e à formação curricular, com o objetivo de desenvolver o aluno para a vida e para o trabalho na sua área de atuação agregando em sua carreira e também uma oportunidade de conviver com colegas da mesma área que partilham seus conhecimentos e aprendizados do dia a dia, isso representa a união do conhecimento prático com o conhecimento teórico. Outra grande vantagem do estágio curricular supervisionado é aprender a lidar com diversos tipos de pessoas, tanto colegas quanto alunos, e dessa forma desenvolver uma melhora na comunicação e socialização aumentando assim as habilidades sociais.

  1. Descrição das atividades desenvolvidas.

         No estágio curricular supervisionado foi desenvolvido orientação para os alunos na sala de musculação, confecção de treinos, treinos funcionais e alongamentos.

É de responsabilidade do Estagiário de Educação Física durante o estágio curricular supervisionado auxiliar os professores durante as aulas de musculação na academia, atuar com aulas de ginástica laboral como o treinamento funcional, fazer controle e realizar o check in de participação dos alunos nas aulas, preenchimento de planilhas e controles, planos de aula com a orientação do profissional formado, realizar treinamento funcional, acompanhar avaliações físicas, orientar e auxiliar os alunos passando alongamentos e exercícios de mobilidade e auxiliar no desenvolvimento de todas as atividades ligadas a educação física na instituição onde está realizando o estágio.

  1. Detalhamento das atividades.

Acompanhamento e desenvolvimento de aulas e atividades remotas

  1. Relatório de Treino baseado em sua vivência do Estágio.

Área do Treino/Atividade: 

Academia

Data: 

01/04/2022

Tempo do treino: 

00:30

Etapa do Estágio: 7° semestre

Objetivo do Treino: Atividade Funcional

Descrição do Aluno:

Homem, 23 anos, 1,68 m de altura e 70kg peso corporal, aluno iniciante

Descrição do Treino:

Funcional de intensidade moderada

Início:

Tabata 4’:

Polichinelo;

Suicídio;

Abdominal remador;

Corrida no lugar;

Desenvolvimento:

4x Circuito com 1’ de intervalo

10 But Kik;

10 Agacha e salta;

10 Burp;

20 Lançamentos;

10 Avanços;

30” Prancha isométrica;

Final

Alongamento geral

Aparelhos utilizados:

Colchonete

Kettlebell

Análise da Atividade:

O objetivo foi atingido,treino com intensidade moderada porém efetivo

  1. Leitura e sínteses de artigos científicos

A Importância Do Profissional De Educação Física Nas Academias De Musculação

Este estudo procura identificar a importância de um profissional devidamente capacitado em educação física nas academias de musculação, pois muitos problemas estão ligados a falta de supervisão adequada durante os exercícios, tal condição pode gerar lesões musculares. Foi feito uma revisão de literaturas que mostrou como se tornar um profissional graduado capacitado e regularizado para a profissão e também os malefícios caso o contrário aconteça.

        A metodologia usado foi a revisão bibliográfica de artigos científicos e livros publicados entre 2003 e 2014 comprovando os benefícios da supervisão de um profissional devidamente regulamentado e qualificado dentro das academias. Criada em 1998, a Lei Federal nº 9.696 regulamentando a Profissão de Educação Física e com ela surgiram os conselhos de educação física, sendo o CONFEF a nível federal e os CREFs regionais, a partir daí todos os profissionais para exercer a profissão precisam estar regularmente registrados no sistema. Para atuar na área de musculação em academia o profissional deve possuir o devido registro e o curso Bacharelado em educação física.

        A característica que este artigo considera essencial na Educação Física é o movimento, considera que se não há movimento não há educação física e isso a distingue das demais. A musculação segue de acordo com as variáveis e princípios de treino que levam em conta a característica individual de cada aluno. Se não houver o acompanhamento adequado durante a execução das atividades na sala de musculação a prática de educação física se torna ineficaz e prejudicial para os alunos

PIMENTEL, Thaíse Martins et al. A Importância Do Profissional De Educação Física Nas Academias De Musculação.

http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/A_Importancia_Do_Profissional_De_Educacao_Fisica_Nas_Academias_De_Musculacao_.pdf

Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de educação física

        Este estudo tem objetivo de apresentar pesquisas entre 2005 a 2014 que abordam o tema de Estágio Curricular Supervisionado e a prática como componente curricular, para essa análise foi utilizado a técnica de Análise de conteúdo, por fim os resultados demonstraram que essa prática coloca o futuro professor em contato com sua futura carreira de professor, possibilita unir a teoria a prática e formar um profissional melhor em sua área de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com