TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Filme – Coach Carter – Treino para a Vida

Por:   •  3/10/2022  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Lílian Kley da Cunha

Professora: Cristina Panziera

Disciplina: Introdução e História da Educação Física

Relatório Filme – Coach Carter – Treino para a Vida

Tema do filme: História real de um professor de basquete preocupado com o desempenho escolar dos seus alunos, que treinava não somente para o esporte, mas para a vida.

Identifique situações no filme onde aparecem as abordagens:

Ética: o treinador cobra dos alunos um bom desempenho e boas notas nas disciplinas. Solicita apoio dos professores e mesmo não tendo o retorno esperado, não critica seus colegas.

Raça: maior parte dos jogadores eram negros.

 Os jogadores conviviam com a realidade do tráfico de drogas e violência diariamente em sua comunidade.

Gravidez na adolescência era comum na comunidade os eles viviam. Muitas meninas eram mães solteiras ou optavam pelo aborto, essa infelizmente era a expectativa de vida delas.

O treinador trabalhou muito bem na questão de autoimagem e autoestima com seus alunos. Os valorizou impondo o respeito entre eles e com quem eles tivessem contato. Eles deveriam se tratar como “senhor”, usar roupas adequadas em dias de jogos, para assim se enxergarem com valor e também serem vistos pela comunidade com essa importância.

Quais os “papeis” que você identifica no treinador? Liderança, paterno, professor, treinador, exemplo a ser seguido...

Em sua opinião, qual o principal deles? Líder.

Qual a relação entre o papel do treinador e o professor de Educação Física na questão que envolve o esporte e inclusão social? A educação através do esporte é um meio importante e significativo de inclusão social. Além disso, o professor estava preparando os alunos não somente para o esporte, estava preparando-os para a vida, pensando no futuro deles e em extrair o melhor deles como seres humanos.

O que o treinador queria dizer quando questionava por varias vezes seus atletas/alunos sobre:

Qual o seu maior medo? Queria extrair deles o maior medo para saber se já haviam entendido o desejo do treinador em relação ao crescimento de cada um como ser humano. Sendo que o maior medo deles era de brilhar e deixar inseguras as pessoas com as quais conviviam. Mas que iriam tentar, pois se libertando de seus medos, seriam exemplo a ser seguido.

Qual a intenção do treinador em apresentar um contrato para os atletas/alunos assinarem? Tratar com seriedade e transmitir responsabilidade aos alunos.

O que o treinador queria com o cumprimento dos itens que constavam no contrato? O objetivo do técnico era transformar aqueles jovens pobres e desmotivados em vencedores, tanto nos jogos que disputavam, como em suas próprias vidas. Queria mostrar aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conheciam.

Aspectos positivos e negativos das praticas do treinador: os alunos levando a vida a sério, sendo responsáveis, deixando de serem meninos e se tornando homens.

Mensagem que o filme quer transmitir:

Um professor preocupado com o desempenho escolar dos alunos/jogadores, que treinava, não apenas para o esporte, mas, para vencer na vida. Para saírem da sua zona de conforto e batalharem por algo que fosse diferente com as quais conviviam. História real e inspiradora. Grande lição de vida e de superação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com