TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Negociação do filme “COACH CARTER – Treino para a vida”

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: NEGOCIAÇÃO E ADM. DE CONFLITOS

Módulo: Atividade Individual

Aluno: PAULO CESAR KURODA

Turma: 0519-09

Tarefa:  Análise de Negociação do filme “COACH CARTER – Treino para a vida”

Introdução

     

     A negociação está presente em todos os momentos de nossa vida. Desde quando nascemos até nossa maior realização profissional, as negociações nos permitem alcançar nossos sonhos/necessidades, interagir como membros da sociedade e ter uma vida melhor.

     Realizaremos neste artigo a análise do filme “Coach Carter – Treino para a vida” sob o aspecto da negociação envolvida entre os atores principais.

     O objetivo é aprofundar a análise negocial, principalmente aspectos como classificação das partes envolvidas, descrição da comunicação verbal e não verbal, dentre outros e trazê-las para nossa realidade, aproveitando a experiência e a lição que devemos absorver.

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

     O filme conta a história de um técnico de basquete que se preocupa com o desempenho escolar dos jogadores. Ele os treinava, não apenas para o esporte, mas para a vida. Desafiando a (des)crença dos pais, professores e inclusive dos próprios alunos, o técnico desafiou o time a ir além das quadras. O objetivo do técnico era fazer seus alunos lutarem por um futuro melhor, contrariando qualquer probabilidade de um fim na cadeia ou até mesmo mortos.


    Dentro deste contexto, analisaremos os seguintes itens que seguem:

- Classificação das partes envolvidas (atores da negociação): 

     O treinador, principal parte envolvida, pode ser descrito como um excelente negociador. Como ex-jogador anos atrás na mesma escola, possui profunda experiência no basquete e uma trajetória de sucesso no esporte, o que o legitima diante dos seus alunos no decorrer do filme.

     Possui um raciocínio rápido diante de situações de stress, sempre usando de argumentos sólidos. Antes de colocar seus argumentos, diversas vezes ele primeiramente escuta seus alunos, dando a chance de receber suas colocações antes de contra argumentar.

     É íntegro nas suas atitudes e colocações sendo que foi contra a abordagem negativa de quase todos os personagens no filme, colocando sempre o que acredita ser correto para seus alunos.

     Os alunos, no início do filme, acabam sendo o oposto do treinador. Suas atitudes vão mudando no decorrer dos acontecimentos, mas de imediato são indisciplinados, não conseguem pensar sobre suas opções e atitudes, não sabem ouvir e por diversas vezes não aceitam as imposições do treinador. A integridade não é uma qualidade presente nos alunos, resultantes até do ambiente em que vivem e sua história de vida.

- Identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas: 

     Podemos dizer que a fonte de poder do treinador é, em quase todo o filme, o poder real. O treinador sempre tinha o legítimo poder de gerir a equipe e sempre faz seu uso para que seus argumentos sejam implantados.

      Isso acontece quando um aluno não concorda com suas regras e o técnico o obriga a sair do time. Quando outro aluno se recusa a frequentar as aulas também é expulso e, principalmente, quando a equipe não atinge as notas médias mínimas definidas no contrato, e ele simplesmente fecha o ginásio, proibindo os alunos de treinar e ir aos jogos.

 - Avaliação das etapas da negociação:  

     O planejamento feito pelo treinador em todas as suas abordagens foi excepcional. No período em que estava decidindo se iria aceitar ser o técnico do time, ele já estava coletando as informações sobre o desafio que iria ter com a equipe. Sabia que os alunos eram indisciplinados e resistentes e sabia como iria fazer do time uma verdadeira equipe. Tanto que elaborou um contrato que deveria ser assinado por cada aluno, com todas as condições para que permanecessem no time.

     O processo de execução da negociação foi polêmico pois a resistência dos alunos foi grande. Grandes conflitos foram gerados, porém os argumentos eram fortes e os alunos foram cedendo no decorrer do filme. O controle também foi feito de forma excepcional pelo treinador. Acompanhou ate o final todo o acordo feito no contrato com os alunos e quando não era atingido, dava a punição prevista e alertada no início.

 - Descrição da comunicação verbal e não verbal:

     A comunicação foi um desafio para o treinador, principalmente a comunicação verbal. A imposição de ordens aos alunos foi necessária, principalmente no início do filme. Os argumentos dos alunos foram sendo ouvidos pelo treinador no decorrer do filme, mas poucas vezes foram efetivos. O uso do poder teve que ser colocado na maioria das vezes.

     Outro exemplo de comunicação verbal é o pedido que ele faz aos alunos em dizer “senhor” sempre que se dirigir a ele e vice-versa, mostrando aos alunos a necessidade de ter respeito com o seu interlocutor.

     A comunicação não verbal tem um exemplo extraordinário na história do filme. O uso de terno e gravata pelo treinador em todo o filme demonstra a mensagem de seriedade que ele quer passar. Logo no início do filme, uma das condições citada no contrato com os alunos é a utilização de terno e gravata em todos os jogos oficiais do time. Esse posicionamento passa, assim como a polidez da comunicação verbal, a mensagem de respeito e seriedade.

- Avaliação dos aspectos positivos da negociação observada e sugestão de melhorias:

      Alguns dos aspectos positivos da negociação foram: Melhoria da comunicação não verbal colocando seriedade e respeito na vida dos seus alunos. O comportamento ético e a confiança demonstrado pelo treinador e reconhecido pelos alunos, principalmente quando, após a reabertura do ginásio, os alunos decidem não jogar ate que melhorem suas notas.

       Finalmente a compreensão dos conflitos, sendo onde quase todo o filme é baseado. O treinador, desde o momento em que chegou na escola geriu, argumentou e priorizou a gestão de conflitos, tanto externo entre os amigos, quanto interno, com problemas pessoais.

 - Estabelecimento de um paralelo com sua realidade profissional:

    Em minha carreira profissional, tive um líder que mudou minha visão profissional e pessoal, assim como no filme. Guardadas as proporções, a mensagem que obtive foi a mesma. Colocar disciplina nas atitudes diárias, passar respeito e seriedade para o meio em que frequentava e principalmente, lutar pelos meus objetivos, levando argumentos, ideias e soluções, sem prejudicar ninguém.

     Minha carreira como bancário sempre foi desafiadora. Entrei no banco quase sem nenhum conhecimento técnico, muito menos visão de carreira profissional. Nunca tinha em minha visão de carreira, chegar como Gerente Geral de agência, meu cargo atual.

     Meu primeiro gestor me influenciou exatamente da maneira que ocorre no filme. A evolução e a orientação que ele me oferecia parecia ser muito maior do que eu estava pronto para alcançar e a negociação que ele se propôs a fazer para que eu trilhasse esse caminho me fez ver o quanto precisamos acreditar no nosso potencial.

     Hoje tenho 15 anos de empresa, passei por 5 cidades, passei por diversos setores diferentes na empresa e, na primeira negociação que envolvi na empresa, apesar da vitória do meu gestor, o beneficiado fui eu.

Considerações finais

   

     Podemos notar que, tanto no filme quanto na vida real, os processos de negociação estão presentes muito intensamente.

     Quanto mais domínio tivermos sobre os aspectos que envolvem esse processo, mais sucesso teremos nos objetivos que nos propusermos a atingir.

     Nota-se que o estudo de todas as variáveis envolvidas no processo de negociação vai além de apenas de argumentos. Trata-se do conhecimento da essência do comportamento humano, seus desejos e suas necessidades.

     Dominar todas estas variáveis, com certeza será o caminho de uma vida plena e satisfatória.

Referências bibliográficas

CARVALHAL, Eugenio  et al (ed.). Negociação e Administração de Conflitos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ide, 2017. E-book.

COACH CARTER - Treino para a vida. Direção: Thomas Carter. EUA: Paramount Pictures, 2005. Disponível em: Netflix. Acesso em: 22 jun. 2019.

CAMPOS, E. Quer ser Ph.D em negociação? Época NEGÓCIOS, 2012. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2012/01/quer-ser-phd-em-negociacao-william-ury.html. Acesso em: jun. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (980.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com