TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Supervisionado

Por:   •  26/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNINASSAU \ PARNAIBA - PIAUÍ

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

LEILA BUENO DE GOES

NATAÇÃO

PARNAÍBA - PIAUÍ

2023.1

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO        03

2.DESENVOLVIMENTO        04

2.1 EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE OS TEMAS TRABALHADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NATAÇÃO......................................................................04

2.2 DIAGNÓSTICO DA REALIDADE DE CAMPO....................................................06

2.2.1 Identificação do local do estágio.......................................................06

2.2.2 Perfil do professor orientador............................................................06

2.2.3 Características das aulas ministradas..............................................06

2.2.4 caracterização geral das turmas.......................................................07

2.3 METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO............................................08

2.3.1 Descrição geral do estágio...............................................................09

2.3.2 Descrição das atividades propostas no estágio..............................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

REFERÊNCIAS.....................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

A importância do Estágio Supervisionado, para o graduando de Bacharelado em Educação Física se encontra na possibilidade do aluno adquirir conhecimento empírico de suas vivências, na área, dentro do contexto escolar, vez que, por vezes podem-se encontrar alguns percalços, no decorrer de sua experimentação prática, o que pode ser benéfico, uma vez que é a partir desse momento que se pode refletir sobre o rumo que se deve seguir, já que essa é a meta primordial da disciplina.

 Deve-se levar em consideração que, o Estágio Supervisionado para os alunos dessa área do conhecimento pode ser a construção do elo entre o aluno de agora e o futuro professor, que vivenciando a realidade escolar, em conjunto com as práticas aprendidas e realizadas ao longo do percurso de aprendizagem, o aluno venha a se tornar parte da instituição escolar, através da observação, da participação e da docência.

Por conta desse estágio obrigatório, na referida área de sua atuação, isso pode ser o início de sua aproximação com o ambiente escolar, onde o próprio discente e futuro docente absorve de modo empírico, a realidade dos fatos, em todas as suas dimensões, tendo assim, a oportunidade de fazer uma avaliação das teorias estudadas no decorrer de seu percurso universitário e assim, poder fazer um feedback, com a realidade encontrada.

 A natação, quando praticada de forma saudável e de maneira controlada pode bastante benéfica para o corpo humano, independentemente da idade de quem a pratica, desde a mais tenra idade à mais avançada, com a terceira idade, por exemplo.

As aulas foram acompanhadas por mim e ministradas por um professor graduado em educação física, as orientações eram dadas pelo professor responsável para que minha atuação nas aulas de natação fossem proveitosas e positivas.

O estágio supervisionado, para nós, como discente foi uma disciplina de grande aprendizado e de suma importância em nossa formação acadêmica, como profissional de educação física. Possibilitou-nos ter a oportunidade de colocar e observar de perto, na prática, todos os conhecimentos adquiridos durante a graduação, e, observar esse conhecimento auxiliar, na prática cotidiana real faz toda diferença, nessa disciplina.

O estágio supervisionado caracterizou-se por um momento onde foi possível observar a teoria e a prática caminhando juntas. Sendo assim nesse momento,  buscamos uma reflexão a respeito da prática dos profissionais que já atuam no cotidiano dessa profissão e de nossa prática como iniciante, sempre questionando e buscando respostas para as mais diversas dúvidas, a fim de crescer e compreender as nuance dessa profissão.

O presente relatório tem como objetivo fazer um relato sucinto sobre as fases vivenciadas do estágio supervisionado relatando de forma descritiva essa experiência na prática. Por fim, tecemos considerações sobre o que foi vivenciado, impressões a respeito do que foi presenciado evidenciando os aspectos principais desse processo de aprendizagem participativa.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE OS TEMAS TRABALHADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: NATAÇÃO

No nosso estágio podemos observar que a prática da natação, orientada para o bem estar e o desenvolvimento do corpo humano, já que, quando bem orientada e direcionada, na contramão do que muitas pessoas imaginam, não é apenas um exercício onde as pessoas podem apenar adquirir mais massa muscular, mas que pode trazer inúmeros benefícios para o corpo humano de forma geral.

Ao contrário, se praticada de forma saudável, esse tipo de atividade física pode trazer muitos benefícios para o corpo humano, como por exemplo: a) fortalece os músculos; b) aumenta a flexibilidade; c) melhora a circulação sanguínea; d) ajuda a queimar calorias; e) combate o estresse e melhora a qualidade do sono; e f) auxilia no tratamento de doenças crônicas como fibromialgia.

Como fenômeno esportivo, segundo a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE   DESPORTOS AQUÁTICOS - CBDA (2004), a natação começou a ser organizada em 1837, na Inglaterra, com as primeiras competições e a fundação da Sociedade Britânica de Natação. No início, o estilo adotado pelos atletas era o nado peito, ou clássico. Ainda, a CBDA afirma que na década de 1870, J.  Arthur Odeon, um instrutor inglês de natação, viajou para a América do Sul e observou um estilo alternativo de nadar. Ele levou o novo estilo para a Inglaterra, onde era chamado nado “trudgeon”, hoje, conhecido como nado “crawl” com pernada de tesoura. No Brasil, embora os rios, os lagos e os mares constituíssem cenários permanentes nos quais se exibiam grandes nadadores, somente em 1898, após a fundação dos primeiros clubes, foi instituído o primeiro campeonato brasileiro de natação, constituído de uma única prova a (1.500 metros),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com